Historicamente, os lenços foram usados no lugar de uma bandeira branca para indicar rendição ou uma bandeira de trégua, além de acenar para longe aos marinheiros do porto. Rei Ricardo II de Inglaterra, que reinou de 1377-1399,  teria inventado o lenço de pano, documentos escritos por seus cortesãos descrevem a sua utilização de pedaços quadrados de pano para limpar o nariz. O uso de um lenço de pano é ocasionalmente considerado antiquado em algumas partes do mundo, principalmente devido à popularização dos lenços de papel descartáveis e ao fato de que eles são armazenados em um bolso ou uma bolsa depois de ter sido utilizado. No entanto, eles são uma opção potencialmente mais consciente para o ambiente, ou como acessórios de estilo.

Atualmente, o lenço de bolso nunca foi tão aclamado quanto no seriado Mad Men, e muitos já adotaram os clássicos risca de giz ou tweed com o terno. Agora, saber qual tipo de homem você é apenas pela dobra do lenço é algo que talvez o ajude a decidir na escolha de estilo e atitude. Aqui estão alguns exemplos em como usar o seu e alguns modelos de cores preferidos pelos “dandies da moda”.

O clássico: estilo empresário. Muito usado no final dos anos 50, tão bom com um terno cinza quanto um smoking. Para o homem protagonista que sabe o que quer.

O Triangular: Normalmente já vem dobrado em lojas, é um mais alternativo e na séria Mad Men Roger Sterling arrasa com o próprio. Para o homem que entende de risco.

O ofegante : James Bond já usou em várias ocasiões. Não preciso dizer mais nada né? :)

O Dandy: Se você é um homem que se veste ostensivamente, como Lapo Elkann aqui. Abra um champanhe e arrase.

Selecionei alguns modelos que caem muito bem com uma variedade de estilos e cores de terno, casual ou formal, com cores vivas ou simples listrado. Aprenda a ter sempre um por perto, os tons de verde, azul e rosa são sempre muito atraentes.

Como dobrar:






Escrito por Amanda Antunes