A tatuagem é uma expressão artística e cultural que existe há mais de 3 mil anos, cuja origem se deu para identificar indivíduos do mesmo grupo.
No Brasil até pouco tempo era considerada como expressão de “cadeeiro” ou adictos. Não podemos dizer que esse preconceito tenha acabado 100 %, mas essa generalização mudou bastante. Talvez para nossos pais (muitos deles) ainda seja incompreensível ter uma tatuagem e será até o final da vida deles (é aquela coisa da criação + meio e momento histórico).
O bom dessa história toda é que a nova geração (millenials, geração z e sei lá mais ou quê) são desprovidos desse preconceito e tão botando tatuagem por tudo quando é lado do corpo.
Elas são uma manifestação artística e cultural (como já dissemos acima e sabemos disso) que pode expressar um momento, um sentimento, um afeto ou até não ter significado algum.
Certo é que os rabiscos se tornaram coisas banais e triviais. Na real, daqui a pouco cool será não ter tattoo, já que todo mundo tem. Mas enfim… Nem estamos aqui para falar disso.
Por mais que as técnicas tenham evoluído e que os aparelhos sejam cada mais sofisticados e os tatuadores sejam verdadeiros artistas uma tatuagem não deixa de ser uma agressão à nossa pele.
Funciona mais ou menos assim, só para que você entenda: a pele é composta de três camadas epiderme (externa), derme (intermediária) e hipoderme (interna). Quando você faz uma tatuagem você faz uma ferida na pele com tinta e agulha, penetrando na epiderme inteira para atingir a derme onde ficará o desenho. Após o término do desenho, o organismo começa a produzir anticorpos para cicatrizar a região e fechar epiderme.
Pois bem, todo mundo toma banho e, consequentemente, lava a tatuagem com água e sabão. Porém, para manter a cor da tatuagem bonita e o desenho perfeito há uma dica dada por dermatologistas e tatuadores, mas que a maioria não cumpre.
Filtro solar, por favor, porque senão o desenho desbota. Isso daqui é feijão com arroz e filtro solar é de uso diário. Portanto, não é a dica do Mestre dos Magos.
HIDRATAR A TATUAGEM é condição “sine qua non” para uma sobrevida do desenho (dica de ouro e que quase ninguém faz). Aí entram no mercado vários produtos e isso não é publi, mas o que a maioria dos tatuadores e dermatologistas recomendam é o Bepantol Derma Creme, que mistura de pró-vitamina B5 (dexpantenol), lanolina e óleo de amêndoas. O segredo está no dexpantenol segundo especialistas.
Como já dissemos há outros produtos e vamos deixar uma listinha aqui: Eucerin Aquaphor, óleo de coco, Bioderma Cicabio e Nívea Creme. Caso vocês não queiram usar Bepantol, todos esses vão deixar sua tattoo bem hidratada e lindona.
Seguindo a linha do mais recomendado ou não, o importante é manter a região sempre hidratada para evitar o desbotamento do desenho ou a perda da forma dele.
A hidratação ajuda na cicatrização da pele nos primeiros dias em que a tatuagem é feita.
Powwww, quantas vezes por dia devo hidratar a pele após a cicatrização?
Isso depende, irmãozinho, de quanto você se expõe ao sol, quantas vezes por dia toma banho ou o quanto se expõe a produtos químicos. O certo é que o hidratante deve ser seu companheiro, acompanhando-o no seu necessaire. Aplique pelo menos diariamente o hidratante, mas se sentir necessidade até mais de uma vez ao dia. Tente sentir e entender como está a hidratação do local. Se não conseguir fazer sozinho, procure um especialista.
O importante é manter a região sempre hidratada, para além de uma pele bonita, ter um desenho impecável. Essa é a nossa dica de hoje!