Em seqüência ao post anterior sobre Reeducação alimentar, vamos continuar com nossas dicas. Precisamos melhorar o visual do nosso prato, colorir ele mais, então a famosa história que eu não curto folhas, vegetais e verduras, acabouuuuuuuuuuuuuu.
Sim meninos, hoje em dia, além de saudável, é fino comer salada.
Além do mais é questão de tempo, depois que se prova nunca mais quer largar, é aprender a saborear o gosto desse grupo de alimentos. Então precisamos incluir verduras e legumes no almoço e no jantar.
Outra dica importante e prazerosa, graças a Deus, pra muitos brasileiros são a combinação arroz e feijão. Ela deve está inclusa em nossas refeições diárias, essa mistura possui nutrientes e vitaminas que fazem muito bem ao corpo humano. Devemos comer, por dia, uma concha de feijão ou de outra leguminosa, como lentilha, ervilha, grão de bico.
Outra frase que deve sumir do nosso vocabulário é:
– eu não gosto de frutas.
O que é isso? Substituir uma fruta, algo saudável, natural por essas guloseimas cheias de gorduras e açúcares? Jamais. Falo com toda certeza que suas artérias ficarão gratas. Portanto orienta-se usar as frutas como sobremesa e como opção daquele lanchinho rápido entre as refeições.
Outra meta importante é diminuirmos a porção de carne. Devemos consumir de 80gr a 120gr, para facilitar o entendimento é um pedaço médio de bife, da coxa da galinha, uma colher cheia de carne.
Outra orientação é sobre a ingestão hídrica. Daí você pode perguntar:
– Mais o que é isso? Quanto de liquido você está ingerindo durante o dia. Vale ressaltarmos a importância de um bom funcionamento de todo o organismo principalmente do intestino para que obtenha sucesso nos seus objetivos, principalmente pra quem quer perder peso. As fibras ingeridas com pouca quantidade de água fazem o efeito de ressecamento trazendo a famosa prisão de ventre, com boa quantidade de liquido elas fazem o efeito contrário que solta o intestino e isso é muito importante, faz parte da nossa sobrevivência. Portando no mínimo 2 litros de água por dia é a recomendação.
Precisamos de uma vez por todas diminuir o sal da nossa alimentação. Pesquisas mostram que consumimos mais do que o indicado durante o dia desse ingrediente. Não precisamos nem ler as pesquisas, ao provar muitos alimentos preparados identificamos no paladar esse grande problema, as pessoas “pesam” a mão no sal. Precisamos diminuir o sal e os alimentos ricos em sódio. Para visualizar melhor, o ideal para um individuo saudável são 6gr de sal por dia, isso incluindo os outros temperos que levam sódio como esses que são muito conhecidos no mercado, caldo de carne, caldo de galinha. Uma tampinha da caneta bic cheia dá aproximadamente 1gr de sal, diante disso o ideal são 6 tampinhas da caneta bic cheia para o dia todo.
É indicado também consumir pelo menos uma porção de cereal integral por dia.
Outra medida importantíssima é de como utilizamos o óleo. Precisamos dosar o uso do óleo. Há famílias pequenas usando 2 a 3 latas de óleo no mês sendo que o ideal seria uma lata ou meia lata de óleo. Precisamos trocar a gordura animal por vegetal. Quanto ao azeite extra virgem, dá para consumir duas colheres de sopa nas saladas por dia. Já o óleo de cozinha é preciso restringir.
Quanto ao leite e derivados digamos que seja o mesmo caso das verduras, vegetais e frutas. Temos que banir do nosso dia-a-dia a frase “não gosto de leite“. Se não gosta do leite em si, algum derivado você deve consumir. Lembrando que todas essas dicas são para um individuo saudável, há casos em que seja necessária restrição. Orienta-se incluir nesse caso três porções diárias de leite ou derivados, porque o nosso corpo necessita.
Vai à dica agora aos “fanfarrões” ou que gostam de beber bebida alcoólica socialmente. Reduzam o álcool. As mulheres só devem tomar uma dose. Os homens, duas. E não mais do que duas vezes por semana.
E quem não gosta daqueles docinhos, chocolates, balas, sorvetes. Novamente voltando à pirâmide lembra-se que esse grupo está lá no topo da mesma, com pequeno espaço? Pois bem, precisamos moderar nos açúcares e nos doces, comer, no máximo, um doce por dia. E cuidado com os cafezinhos. Três xicrinhas com açúcar valem por um doce.
Então meninos, espero ter mais vez ajudado com as dicas, estou aberto a perguntas e gostaria de finalizar dizendo que pode parecer difícil, mais se permita tentar ao menos a mudança por uma semana e verás que não é tão difícil assim, se torna prazeroso e seu corpo começa a responder com certos estímulos, por exemplo, se sentir mais animado durante o dia.
Massa MPH, estão de parabéns com essa inicitativa de convidar um nutricionista para dar essas dicas. Eu mesmo andava tão desanimado mais ando lendo as matérias publicadas e tem sído excelente e detalhe tudo certinho, com embasamento cientifico. Só que não tem os dados do nutricionista no site de vocês só achei por que ele inseriu em um comentário dai achei o blog dele e o twitter que por sinal indico seguir. Fica essa dica pra dar até mais credibilidade e o cara é fera merece as indicações. Parabéns Ricardo.
Apoio o comentário de cima…#louco hihihihih
Enfim vim comentar por que uma matéria dessas fica sem comentários não dá. A galera precisa valorizar mais esse tipo de ação, não somente falar de roupas, brindes é saúde povo, vamos acordar hehehehe
Excelente post, ansioso por mais. 🙂
Muito interessante e a claressa do texto, sim, por que geralmente esses doutores tem um modo de falar que ninguém entende nada kkkkk
Gostaria de saber se o Ricardo realiza atendimentos e onde podemos encontrá-lo, se tem consultório, é aqui de SAMPA?
Estou seguindo suas dicas!
Já emagreci bastante rapaiz!
De forma saudável…
Estou a 5 meses me alimentando de 3 em 3 horas e fazendo uma alimentação saudável com proteina e carboidrato , pesava 89 kg ,hoje estou com 74 kg .
Eu sei…eu sei..combinei de passar todos os sábados para analisar os comentários e deixar uma mensagem para os seguidores, porém ocorreram problemas técnicos essa semana que me deixaram sem internet. Gostaria de agradecer a todos que estão acompanhando essa parceria e gostando das matérias, obrigado pelos elogios. Quanto aos meus contatos sempre nos comentários que faço aos sábados procuro deixar para vocês mas creio que os editores do MPH verão isso e será resolvido quanto antes. Rodolfo eu não atendo na área de SAMPA sou capixaba e atendo por aqui no Espirito Santo, assim como ministro palestras entre outros, quem sabe em breve? hehehe
E quanto aos comentários do Cury e do Marcio isso só vem comprovar que nosso trabalho não é em vão e surte efeito.
Convido todos a visita o meu blog: http://www.nutricionistadeplantao.blogspot.com/
E seguir meu twitter pessoal @ricardonutri e do blog @blognp_
Abraço fraterno a todos!
Ricardo Freire – Nutricionista
CRN 09100424