Com o verão chegando as pessoas decidem voltar para a academia, praticar esportes e muitos começam a aderir à prática de corrida. Mas todo novo praticante deve se perguntar: “Existe um Tênis certo para corrida?”
A resposta é: SIM. E é extremamente importante saber o tênis certo para evitar problemas futuros!
O tênis ideal para a prática de corrida é o que é feito exclusivamente para cada tipo de pisada, que são classificadas em:
PRONADA
Assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais interno e se contorciona para dentro, usando o dedão para ganhar impulso.
NORMAL
O pé toca o chão apoiando o lado externo do calcanhar e se move levemente para dentro, seguindo em linha reta até a elevação do dedão.
SUPINADA
O pé toca o chão no lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o seu lado mais externo, ganhando impulso no dedinho.
Qual o meu tipo de pisada?
Para descobrir o seu tipo de pisada o ideal é fazer um teste de barometria, que, utilizando os aparelhos especializados, dirá precisamente qual o seu tipo de pisada. Algumas lojas de esportes de grandes capitais oferecem esse teste gratuitamente.
Mas como esses testes gratuitos são bem difíceis de acontecer e o exame é bem caro, uma dica básica para descobrir o seu tipo de pisada é reparar no resultado que estará marcado no solado de um tênis que você usa frequentemente. Você notará um desgaste maior do lado que você tende a pisar e fazer o movimento conforme o tipo de pisada que falamos anteriormente, ou se não houver é porquê você tem a pisada normal.
Por fim, sabendo o seu tipo de pisada é só ir até uma loja de calçados ou especializada em materiais esportivos e procurar um tênis ideal para você!
Importante
É importante escolher bem o tênis que você irá usar! Tente esquecer do senso estético – pois, honestamente, os tênis de corrida tendem a ser bem feios e geralmente tem poucas opções de cores. E não queira economizar… Os tênis com absorção de impacto e com as tecnologias corretas para cada tipo de pisada sempre serão mais caros! Do contrário você poderá lesionar o seu joelho ou um tendão e isso pode ser mais caro que um par de tênis.
#FicaDica e #RUN
a avaliação da ‘pisada’ não é tão simples.
uma pessoa pode ter um choque inicial pronado e depois fazer uma supinação excessiva para compensar..
e esses tênis não levam nada disso em conta.
uma análise biomecânica da marcha e da corrida que dirá a necessidade ou não de palmilhas corretoras.
Carai, achei q era td igual, só mudava a propaganda.
http://www.facileasy.blogspot.com