Por que perder barriga é um desafio tão grande?

emagrecer

Alimentação balanceada, academia cinco vezes na semana e mesmo assim a desagradável barriga segue saliente e com as gorduras de sempre. Um dos maiores desafios de quem busca por um corpo malhado é conquistar a tão desejada barriga de tanquinho, mas por que isso é tão difícil?

Na realidade existe uma explicação fisiológica para que nós homens tenhamos tanta dificuldade em perder barriga.

Todas as células do nosso corpo possuem receptores de hormônios chamados de catecolaminas, que têm a importante missão de estimular a queima de gordura. Esses receptores existem em duas variações, alfa e beta.

Os receptores beta favorecem a perda da gordura através do estímulo da lipólise, sendo aliados na diminuição da barriga saliente. Porém, os alfa não colaboram tanto para isso e quando as catecolaminas se ligam a eles há um bloqueio na eliminação de gordura.

Formada em medicina Angélica Collado, editora do Saudável e Forte, explica que o grande problema é que os homens têm uma maior quantidade de receptores alfa, que tornam o processo de deixar o corpo malhado mais difícil, especialmente na região da barriga. “Não existe uma maneira específica de controlar quais hormônios irão se ligar a quais receptores. Por isso, é preciso que haja um esforço maior com relação a alimentação e exercícios físicos, não somente para perder a gordura da região abdominal, como também para mantê-la em baixos níveis”, afirma Collado.

Mas existem também outros fatores que dificultam a perda da barriga de chopp, são eles:

Genética: Muitas vezes a explicação para a dificuldade em conquistar a barriga de tanquinho é simplesmente genética. Alguns homens possuem genes que favorecem o acúmulo de gordura abdominal e normalmente eles são herdados dos pais ou avós.

Idade: Conforme os anos vão passando os receptores alfa, que dificultam a lipólise, aumentam e isso faz com que ocorra um maior ganho de peso e acúmulo de gordura.

Mas nem tudo é má notícia e existem algumas formas de conseguir perder essa tão temida e incômoda barriga.

homem-blazerFonte: theroyakash / Unsplash

Diminuir o consumo de álcool e aumentar a ingestão de água

Comprovadamente o consumo de bebidas alcoólicas faz com que a barriga aumente e é justamente por isso que surgiu o termo “barriga de chopp”.

Então, se você quer diminuir esse aumento de volume abdominal deixe de beber bebidas com álcool e passe a ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Cuide da alimentação

Manter uma alimentação saudável é mais uma maneira de conseguir perder barriga. Para isso deve-se evitar o consumo de alimentos com açúcar, gordurosos e carboidratos e recomenda-se aumentar a ingestão de proteínas, fibras, legumes e verduras.

comida-saudavel-saladaFonte: Anna Pelzer / Unsplash

A prática de exercícios é fundamental

Por último, muitos são os exercícios que, quando aliados a alimentação correta, tornam o processo de perda da barriga mais fácil.

Dentre as atividades que podem ser realizadas estão as aeróbicas, como corrida, caminhada e natação, e a tradicional musculação.

Já entre os exercícios de musculação que mais agem nessa região estão a prancha abdominal, o agachamento, as abdominais e as flexões.

E aí, está pronto para começar a mudar os hábitos e mandar embora a barriga de chopp?

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1517

Um comentário sobre “Por que perder barriga é um desafio tão grande?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos