shortinho

O assunto a seguir nem é tão novidade assim. Aliás, faz um tempinho que revistas, blogs, periódicos e matérias já levantam a lebre. Estamos perdendo tecido. Yahhh, os shorts estão ficando mais curtos. Qual o problema?

Lá na gringa, a coisa já está meio que difundida e eles usam, diferentemente daqui. Afirmamos isso com toda certeza do Mundo e não precisa ir muito longe. Nas belas praias brasileiras “Los Hermanos” argentinos, uruguaios e toda turminha da América do Sul já se banham por aqui com shorts mais curtos que os nossos.

shortinhos-praia

Por que estamos tão atrasados nesse quesito? Óbvio que por razões culturais e de preconceito. Por sinal, até ouvi comentários do tipo: “são gays com esses shortinhos”. Não gente, só muda a cultura e a mentalidade. E não é porque o short ficou menor que a pessoa mudou a orientação sexual. Calma, se alguém tem dúvidas é só ver esse post um pouco antigo com “Fotos da década de 70 que mostram que os homens piravam nos shortinhos”! Não precisa falar mais nada.

A premissa maior da moda tem sido o conforto. Isso é fundamental para entender o que está acontecendo e, de tempos em tempos, a moda desconstrói o que construiu, ou seja, os shorts iam encurtar porque estava todo mundo cansado de shorts grandes. É óbvio então que as bermudonas e os shorts mais compridos estão fora de moda. Total, mas total mesmo.

No caso, os Hermanos é que deveriam estar rindo dos nossos banhistas com longos shorts de tactel com um caimento bem largo, botando partes à mostra. Parece que o jogo virou não é mesmo?
Então… Mas qual é a altura ideal do short masculino?

1970-shortinhos-masculinos-13

Se pudesse responder essa pergunta, sem titubear, diria que o mini shorts é o que há de mais cool no momento.

Nas passarelas internacionais ele deu um baita de um contraste com cardigãs, casacos e trend coachs (isso em coleções inteiras como a da Gucci).

Agora a coisa ficou feia para nós brasileiros que já gostávamos de uma modelagem maior. É aquela coisa: “oi, eu sou o mini shorts e cheguei para incomodar”. Sem exageros, a coisa não é tão complicada assim.
Vamos responder claramente a pergunta feita.

Dentro do manequim o short masculino DEVE necessariamente estar acima do joelho. Começa por aí. Ah, mas e as peças que eu tenho que são maiores, o que eu faço agora? Vou morrer. Jogo tudo fora. Doo.. Vendo. Brechó….

Temos duas opções: mande fazer a barra ou as dobre. Encarecidamente duas dobras no mínimo porque queremos criar o efeito de que as dobras são parte da própria barra do short. Se você dobrar uma única vez vai ficar explícita a dobra e esteticamente ruim.

A segunda opção é a melhor, mais barata e cool. Está na moda shorts com barra dobrada também.

shorts-dobrado

O que eu faço com aquele short que não é de algodão e sim sintético (tactel mesmo) e não dá para dobrar? Esse, no momento, não tem seu uso muito recomendado não. Deixa ele de lado por um tempo, pois se você está lendo tudo isso é porque está querendo ficar com as peças em dia, então não dá para usá-lo. Aquele shorts cai bem para quem é surfista, apenas.

Quer arregaçar com tudo mesmo? Então sobe mais um pouco esse short ai. Três ou quatro dobras. Se for comprar já opte pelo menorzinho do tipo que só tampa a bunda mesmo. Fechou?

shortinhos-na-praia

É isso que estão usando há tempos lá fora. E é o que vai ficar um tempo aí incomodando os brasileiros. Já vai acostumando as ideias, montando os pensamentos e os looks novos. Pouco pano pras pernas, por favor!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.