Normalmente quem compra vinho ou coloca em uma adega climatizada, ou põe na geladeira se vai beber logo. Só que cada vinho tem uma uva diferente, com acidez e gostos diferentes. E a temperatura de cada vinho também deve ser diferente na hora da degustação.
Vi um infográfico da Concha y Toro que mostra bem a temperatura que os vinhos devem ser servidos de acordo com os tipos de uvas:
Todos estão com os nomes das uvas, só no final tem Sparkling, que quer dizer “espumante”, e Late Harvest, que são os de “colheita tardia”.
Meus preferidos são os das temperaturas mais altas: Carbernet Sauvignon, Merlot e Malbec. Eu mesma não sabia que eles deveriam ser degustados quase em temperatura ambiente.
Outra coisa que encontrei no infográfico foi a explicação de como servir os vinhos. Como estava em inglês no infográfico completo eu preferi traduzir para vocês!
Vinhos Vermelhos:
Você pode colocá-los por 1 hora na geladeira. Isso vai esfriar o vinho, mas quando você tirá-lo da geladeira ele vai ceder a temperatura ambiete, ficando na faixa de 16°C a 18°C.
Os vinhos tintos são geralmente servidos muito quentes, o que prejudica a sua expressão aromática e deixa o vinho um pouco alcoólico.
Vinhos Brancos:
Se aparecer fumacinha quando colocar o vinho no copo, quer dizer que o vinho está muito frio! Mas deve ser levado em consideração se o ambiente estiver muito úmido ou o copo quente.
Copos:
Eles nunca devem estar muito cheios, isso evita que os vinhos aumentem a temperatura e expressem qualidade.
Os copos de vinho branco sempre devem ser menores do que os de vinho vermelho.
Para vinhos vermelhos você deve encher o copo com 2/3, já para os brancos apenas 1/3 do copo.
Só uma observação: não é certo encher a taça de vinho branco ou tinto mais do que 1/3. O correto é encher no maximo 1/3 da taça para que o vinho, seja qual for, não esquente e mantenha seu sabor original. Além do mais, vinho não é água! adorei o post!
Oi Pedro! Que bom que gostou do post.
Pois é, como coloquei lá é apenas 1/3 do copo no vinho branco, mas o caso do vinho tinto, de acordo com o infográfico da Concha y Toro ( o que me baseei para o post) diz que deve ser colocado 2/3. Também achei muito, mas acho que foi mais um comparativo para dizer que no caso do vinho tinto você sempre deve encher mais o copo do que no caso do vinho branco.
Obrigada pelas dicas!
;D
Realmente esse pode ter sido um comparativo usado pelo autor do infográfico, mesmo que um pouco exagerado!! Sempre que puder colaborar com o blog, estarei a disposição!
Obrigada Pedro!
Foi exagerado sim. Procurar se basear no infográfico de uma vinícola é correto, mas de algum modo está colocado de forma errada. E não é só a informação da quantidade de vinho tinto a ser servido na taça que está errado. Existem dois erros, e este é o primeiro.
Na verdade a quantidade de vinho tranquilo na taça deve ser sempre de 1/3. E não é só pela temperatura do vinho, mas também porque se for mais que isso, atrapalha o degustador na hora de girar a taça para oxigenar o vinho e liberar os aromas. Coloque apenas metade da taça e tente girar, ou coloque 1/3 da taça e oxigene o líquido. Vai ser bem diferente, e bem mais fácil se colocar apenas 1/3 em qualquer hipótese. No caso dos espumantes a quantidade é de no máximo 3/4 da taça, e ela não deve ser girada para não perder o gás.
A outra informação errada, é de que o vinho ao ser retirado da geladeira vai ficar na temperatura de 16º a 18º. Se a temperatura ambiente for essa, então sim, está correto. Se a temperatura ambiente for 30º então necessariamente o vinho vai esquentar até a temperatura de 30º!
É isso… abraços!
Obrigada pelas corrações! Como o Infográfico está em espanhol, deve ser do chile, onde a temperatura nunca é alta, rs.
Abraços.