MPH Bar: Em qual temperatura se toma cada tipo de vinho?

Normalmente quem compra vinho ou coloca em uma adega climatizada, ou põe na geladeira se vai beber logo. Só que cada vinho tem uma uva diferente, com acidez e gostos diferentes. E a temperatura de cada vinho também deve ser diferente na hora da degustação.

Vi um infográfico da Concha y Toro que mostra bem a temperatura que os vinhos devem ser servidos de acordo com os tipos de uvas:

Todos estão com os nomes das uvas, só no final tem Sparkling, que quer dizer “espumante”, e Late Harvest, que são os de “colheita tardia”.

Meus preferidos são os das temperaturas mais altas: Carbernet Sauvignon, Merlot e Malbec. Eu mesma não sabia que eles deveriam ser degustados quase em temperatura ambiente.

Outra coisa que encontrei no infográfico foi a explicação de como servir os vinhos. Como estava em inglês no infográfico completo eu preferi traduzir para vocês!

Vinhos Vermelhos:

Você pode colocá-los por 1 hora na geladeira. Isso vai esfriar o vinho, mas quando você tirá-lo da geladeira ele vai ceder a temperatura ambiete, ficando na faixa de 16°C a 18°C.

Os vinhos tintos são geralmente servidos muito quentes, o que prejudica a sua expressão aromática e deixa o vinho um pouco alcoólico.

Vinhos Brancos:

Se aparecer fumacinha quando colocar o vinho no copo, quer dizer que o vinho está muito frio! Mas deve ser levado em consideração se o ambiente estiver muito úmido ou o copo quente.

Copos:

Eles nunca devem estar muito cheios, isso evita que os vinhos aumentem a temperatura e expressem qualidade.

Os copos de vinho branco sempre devem ser menores do que os de vinho vermelho.

Para vinhos vermelhos você deve encher o copo com 2/3, já para os brancos apenas 1/3 do copo.

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1520

7 comentários em “MPH Bar: Em qual temperatura se toma cada tipo de vinho?

  1. Só uma observação: não é certo encher a taça de vinho branco ou tinto mais do que 1/3. O correto é encher no maximo 1/3 da taça para que o vinho, seja qual for, não esquente e mantenha seu sabor original. Além do mais, vinho não é água! adorei o post!

    1. Oi Pedro! Que bom que gostou do post.

      Pois é, como coloquei lá é apenas 1/3 do copo no vinho branco, mas o caso do vinho tinto, de acordo com o infográfico da Concha y Toro ( o que me baseei para o post) diz que deve ser colocado 2/3. Também achei muito, mas acho que foi mais um comparativo para dizer que no caso do vinho tinto você sempre deve encher mais o copo do que no caso do vinho branco.

      Obrigada pelas dicas!
      ;D

      1. Realmente esse pode ter sido um comparativo usado pelo autor do infográfico, mesmo que um pouco exagerado!! Sempre que puder colaborar com o blog, estarei a disposição!

  2. Foi exagerado sim. Procurar se basear no infográfico de uma vinícola é correto, mas de algum modo está colocado de forma errada. E não é só a informação da quantidade de vinho tinto a ser servido na taça que está errado. Existem dois erros, e este é o primeiro.

    Na verdade a quantidade de vinho tranquilo na taça deve ser sempre de 1/3. E não é só pela temperatura do vinho, mas também porque se for mais que isso, atrapalha o degustador na hora de girar a taça para oxigenar o vinho e liberar os aromas. Coloque apenas metade da taça e tente girar, ou coloque 1/3 da taça e oxigene o líquido. Vai ser bem diferente, e bem mais fácil se colocar apenas 1/3 em qualquer hipótese. No caso dos espumantes a quantidade é de no máximo 3/4 da taça, e ela não deve ser girada para não perder o gás.

    A outra informação errada, é de que o vinho ao ser retirado da geladeira vai ficar na temperatura de 16º a 18º. Se a temperatura ambiente for essa, então sim, está correto. Se a temperatura ambiente for 30º então necessariamente o vinho vai esquentar até a temperatura de 30º!

    É isso… abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Balm ou óleo, o que usar na barba? Que roupa usar na entrevista de emprego? O Antes e Depois de Jogadores Famosos Corte Masculino Para 2022 9 SÉRIES PRA QUEM AMA MODA