Embora pareça simples, do tipo só pegar o aparelho de barbear e raspar os pelos. Ou você aprende no amor ou na dor, com cortes, foliculites, pelos encravados que o barbear é um ritual complexo.
Para alguns, momento relax. Para outros, a hora da tortura. O barbear perfeito vai além de lâmina e água. A preparação do rosto, a forma como a lâmina desliza e os cuidados pós-barbar para recomposição da pele, tudo isso conta para o barbear ideal, para a saúde dos fios e da sua pele.
Quanto mais tempo você leva para preparar sua pele, melhor será o seu barbear.
Logo, seguindo a ordem cronológica temos que começar com a preparação da pele, lavando o rosto com água morna. Além do creme, gel, balm ou loção de barbear você pode fazer um pré com óleo de barbear para ajudar no deslize e na movimentação da lâmina.
Procure usar produtos que esfoliem a região como cremes e sabonetes. Além de facilitar o deslize da lâmina, fará com que o barbear fique mais rente e a barba mais perfeita.
Avalie a pele e os fios.
Há fios finos, médios e grossos. Quanto mais grossos, maior a necessidade de produtos que ajudem o deslizar da lâmina e também maior a necessidade de estudo como os fios nascem e crescem. O barbear deve ser na direção do crescimento dos fios, para evitar foliculite e irritação da pele.
A escolha do produto ideal para você envolve o conhecimento da sua pele.
Peles secas são mais opacas e precisam de hidratação. Logo, devem ser barbeadas com cremes hidratantes.
Peles oleosas estão sujeitas à acne e cravos, por isso o ideal é optar por géis que não deixam a pele mais oleosa.
Pele mista só apresenta oleosidade na Zona T, por isso recomenda-se alternância de produtos com óleo e sem óleo. Por fim a pele normal apresenta composição e poros impecáveis, devendo ser utilizada colônias suaves para barbeá-la.
O mercado possui inúmeros equipamentos e produtos de barbear, atente-se para escolher o que cabe melhor para você, para a sua pele e o seu tipo de barba. Todos prontos para meter a cara no quesito barba bonita?