O stress existe sim e seria bem mentiroso da nossa parte atrelá-lo apenas à pandemia. A nossa rotina, alimentação, dias de trabalho já não iam muito bem. O tempo está cada vez menor e assumimos cada vez mais responsabilidades essa é real. Trânsito, estresse com o chefe, sem tempo para se alimentar direito…. E assim as coisas já não andavam bem.
A pandemia “fudeu” um pouco mais com a gente. Isso é fato. Sem poder sair, ter aquele contato físico ou se exercitar como antes. Tudo mudou e nada para melhor. E isso com que o nosso nível de estresse fosse lá em cima.
Por isso, recorremos a Drª. Simony Morais, médica especializada em medicina esportiva e que possui algumas dicas importantes e que vai nos ajudar a cessar ou pelo menos a diminuir todo esse estresse que já sai dos limites e atinge tanto corpo quanto a cabeça.
A médica nos informa que os pacientes andam muito aflitos. Em tempos de incertezas, ausência de perspectiva do futuro e a incerteza sobre a necessidade de novas doses da vacina bem como a existência de novas variantes, tudo isso tem deixado homens, mulheres, jovens e velhos fora de si.
Pontua a Drª que nem todos se exercitam como antes ou possuem o mesmo estilo de vida saudável que outrora já tiveram. Se contar que a máscara e o fato de já até terem contraído COVID alguma vez tem limitado a capacidade se exercitar como antes. Tudo isso se converte em estresse e, como consequência há prejuízo ao metabolismo corporal, ganho de peso, dificuldade em perder peso, redução da imunidade e aumento da possibilidade de contrair doenças por vírus, bactérias e emocionais.
Para nos ajudar em tempos difíceis, de correria, de muito trabalho e de dificuldade no social, a especialista nos dará dicas simples, mas com resultados muito incríveis e que ela geralmente recomenda aos seus pacientes.
Praticar a gratidão!
Ao acordar, agradeça o que quer que seja. Agradeça pela sua vida, pela sua saúde, pelo seu teto, pela sua família etc. Mas o que isso tem medicina? Ao agradecer você libera os hormônios do prazer e da felicidade logo ao iniciar seu dia. Isso muda sua pressão arterial e sua frequência cardíaca bem como faz com todo o restante do seu dia seja diferente.
Primeira coisa do seu dia: Água.
Tomar no mínimo 300 mls de água em jejum 15 minutos antes do café da manhã, pois isso ajuda a melhorar o funcionamento intestinal.
Lembrando que o intestino é tudo para absorção de nutrientes, vitaminas e compostos para corpo, além de ser o responsável por 80 % da serotonina (que é o hormônio do prazer e da felicidade) produzida pelo corpo
Evitar alimentos pesados.
Evitar não significa excluir e não comer. O excesso de gorduras e açúcares faz mal e todo mundo já sabe disso. Doce e fritura demais não caem bem nem fazem bem para o corpo. Há ganho de peso e o aumento de gordura corporal, prejudicando o funcionamento regular do organismo, pois a gorduras prejudicam o metabolismo.
Praticar atividades físicas.
Qualquer tipo de exercício e até mesmo pouco (melhor que nada). Mas o ideal é fazer todo dia né. Caminhada, ioga, cross fit, musculação… A gosto do freguês, pois atividade física libera endorfina, hormônio do prazer e da felicidade, além de fortalecer os músculos, ajudar a perder peso e gordura.
Conexão com o Divino.
Não importa a sua religião, o importante é se conectar com algo que lhe faça bem, que lhe traga paz e bem-estar. Esse é o segredo para uma vida longa e prospera. A fé é um mistério importante para a nossa existência.
Mudança na sua rotina pode mudar sua vida. Pouca coisa pode fazer muita diferença. Comece com pequenas atitudes e tenha uma qualidade de vida melhor e até mais feliz.