Ao contrário do que muitos pensam, boina não é acessório de “velho”, muito menos um acessório velho! Elas permanecem, sim, atuais.
Segundo a lenda, a boina surgiu entre os militares. Logo, pessoas jovens. E, foi difundida na Europa, principalmente. Onde tomou formas diferentes. Existem vários tipos, tais como as militares, escocesas, italianas, francesas e espanholas. Você pode adequar qualquer uma delas ao seu look.
Um segundo mito sobre boinas é que elas não servem para o verão. Talvez, isso fosse verdade quando surgiram. Afinal, elas eram feitas de lã e substituíam o gorro dos soldados.
Entretanto, hoje em dias, as mesmas são feitas tanto de lã, como de algodão – o que as torna leves e agradáveis de usar, mesmo nas altas temperaturas do verão brasileiro.
Terceiro mito acontece quando se diz que as mesmas são apagadas e fúnebres. Ou que, são claras o suficiente para ficar parecendo o Rui Chapéu.
Hoje, o mercado de boinas, apesar de discreto no Brasil, já possui confecções apostando alto em cores e estampas. É possível encontra-las em estampas florais, xadrez, entre outras. E o principal, em cores quentes, como a moda brasileira.
Por último, existem aqueles que dizem que boina não pode ser usada com ternos. Sinto dizer que, pode sim! E, fica extremamente elegante.
Obviamente, é necessário pensar bem na hora de escolher a boina de acordo com o terno usado. Lembrando sempre que, a boina, em qualquer traje, é ACESSÓRIO, ou seja, apenas acompanha o restante. Bom senso é sempre requisitado.
Logo, a boina é sim muito bem vinda em qualquer look e, o que te deixa velho não é a boina, é seu preconceito e a falta do sorriso, independentemente da roupa que está usando! 😉
DICA: Lembre-se que, independente da sua classe social, seu status, e os lugares que você frequenta, sempre será falta de educação usar boina, boné, toca, chapéus, capacete do stormtrooper, e etc à mesa ou em locais fechados do mundo ocidental!
Curto demais usa! Mas pelo que soube, através de um senhor dono de uma loja de chapéus há décadas, esses modelos são bonés tradicionais. Boinas, são aquelas mais arredondadas e usadas de lado, como as utilizadas pela policia militar de São Paulo.
Dica: Nas lojas Riachuelo também encontramos vários modelos de bonés tradicionais, por no máximo R$39,90. Já comprei um em promoção por 15 reais.
Precisa saber usar porque, como você diz, é um acessório. Mas quando sabe, fica lindo! <3
Sorrisos,
Alexandra 🙂
The Sweetest Life
Tenho uma loja de acessórios masculinos em Curitiba e um dos itens que mais vendemos são as boinas, esta super em alta.
A de esquina no lado do museu do Paço da Liberdade ? ou tem outra ? pq aquela e muito cara ç.ç kkk
Boa tarde Everton, e aonde fica tua loja
https://www.etsy.com/shop/TheWellDressedHead?ref=l2-shopheader-name
Sobre os mitos abordados para o uso da boina,no último parágrafo diz assim: independente da sua classe social,status ou lugar que frequenta ,é falta de educação usar boina,boné,chapéu,etc,em locais fechados ou à mesa. Esse ditame foi banido no passado,pois agora no século XXI,muitas coisas mudaram e o corportamento referente a moda também mudoi muito,ou seja,estar em um lugar fechado ou à mesa portando um acessório na cabeça,se faz necessário tirá-lo,e nem tão pouco falta de educação.Há várias justificativas para isso,dentre elas são: várias etinias que aqui se encontram e é cultural o uso de acessórios,seja à mesa ou lugar fechado.Haja visto que atualmente, religiosos usam em programas televisivos boné,chapéu com autenticidade e elegância,Também em eventos cerimoniais milirar ou não a boina ou o cap faz parte,sem contar em evento coutry ,o chapéu naõ sai da cabeça ,seja á mesa ou não. Sem contar que o uso de um chapéu ou boina pode camuflar uma sequela de tratamento de cancer ou algo aparente.Enfim,não cabe em todos esses quisitos ,falta de educação em usar um acessório na cabeça por ser ambiente fechado ou `mesa.