Aprenda passar perfume da maneira certa (3)

Na geração passada, perfume marcante era coisa de mulher. O público masculino usava colônia apenas para se sentir limpo (e macho). Felizmente o mundo mudou e hoje é comum um homem entrar na loja e logo de cara pedir sugestões de perfumes que chamem a atenção. Os americanos até inventaram a expressão “panty dropper” (ou “boxer dropper”) – “aquilo que faz a calcinha (ou cueca) baixar”, em português claro. Este artigo tem como tema perfumes com esse poder.

Para um perfume ser imã de elogios, ele precisa ter 3 qualidades: agradar o maior número possível de pessoas, exalar acima da média e ter notas “afrodisíacas”. Quanto ao último critério, é sabido que especiarias quentes (como canela) e doces (como baunilha) costumam ter maior poder de atração. Estudos recentes, contudo, têm demonstrado que perfumes mais frescos, ricos no sintético hedione (molécula luminosa isolada do jasmim), são igualmente sedutores.

Convidei o meu amigo, blogueiro e perfumista Daniel Barros (Ego In Vitro) para listar os 10 perfumes mais elogiados e que são ideais para se usar durante o dia, confira:

L’Eau d’Issey pour Homme (Issey Miyake, 1994)

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O bom e velho L’Eau d’Issey nunca falha. Aparentemente um aquático simples, ele é na verdade uma complexa bomba aromática. Rico em cítricos e ervas finas para refrescar, seu segredo está nas notas florais (românticas) e picantes (sensuais), além de um toque viril de tabaco. Há mais de duas décadas, L’Eau d’Issey é um dos perfumes mais vendidos do mundo, além sempre constar em listas dos mais elogiados.

Acqua di Gio (Armani, 1996)

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Na mesma linha de L’Eau d’Issey, contudo menos seco e mais efervescente, Acqua di Gio é até hoje o carro chefe da grife Armani. Notas marinhas, florais e picantes compõem uma atmosfera relaxante de praia. Acqua di Gio é um belo exemplo do bom uso do sintético hedione e sua propriedade aparentemente translúcida e inofensiva, porém “afrodisíaca”. Manter-se no top 10 dos mais vendidos é prova incontestável de seu poder de fogo.

Boss Bottled (Hugo Boss, 1998)

BossBottled

Também na lista dos 10 perfumes mais vendidos do mundo, Boss Bottled é facilmente reconhecível pelo seu distinto cheiro de torta de maçã. No entanto, não se trata de um perfume doce e enjoativo. A composição consegue um brilhante equilíbrio entre o refrescante (cítricos, maçã, ameixa, gerânio) e o quente (madeiras, cravo, canela, baunilha), tornando o perfume gostoso e ao mesmo tempo confortável de usar.

212 Men (Carolina Herrera, 1999)

212Men

Best-seller absoluto no Brasil, 212 Men tem um aroma de grama recém-cortada simplesmente irresistível. Somado a ele, imagine notas florais de violeta e gardênia, picantes de gengibre e pimenta, e frescas de lavanda e toranja. Seu volume de vendas confirma um desempenho infalível tanto em projeção quanto fixação, mas também em popularidade – uma desvantagem, já que 212 Men (e suas cópias) pode ser sentido por toda a parte.

Mugler Cologne (Thierry Mugler, 2001)

MuglerCologne

Se você acha 212 Men muito batido, prove então Mugler Cologne. Pouco conhecido no Brasil, este é um dos perfumes frescos mais atraentes já lançados. Sabe aquele cheiro de roupa limpa recém-passada? Mugler Cologne é como um sabonete luxuoso com notas efervescentes de bergamota e néroli, típicas do Mediterrâneo, além de uma boa dose de musk que o deixa macio como a pele de um bebê. Projeção e fixação incríveis.

Fierce (Abercrombie & Fitch, 2002)

Fierce

Bastou a marca de roupa mais “hypada” imprimir uma foto de um corpo sarado num vidro quadrado e simples para Fierce ser um sucesso de vendas. Confesso que quando foi lançado me rendi totalmente a ele. Além de me sentir holisticamente confortável, Fierce me deixava sexy – beijos e abraços começaram a demorar um segundo a mais. Um perfume fresco que traz uma certa suculência frutada e uma agradável sensualidade de musk.

Allure Homme Sport (Chanel, 2004)

AllureHommeSport

Apesar do “Sport” no nome, Allure Homme Sport é muito mais do que isso. Sim, o perfume é incrivelmente refrescante, mas ele traz também uma sensação envolvente ao mesclar um efeito salino de praia à cremosidade da baunilha, à pungência da pimenta e à maciez da fava tonka. O curioso é como Allure Homme Sport consegue assim mesmo manter um aspecto limpo e agradável na pele. Desempenho impecável e atratividade inquestionável.

Dior Homme (Dior, 2005)

DiorHomme

Quando foi lançado, Dior Homme causou estranheza. Isso porque ele ousou ao introduzir uma nota marcante de íris, que tipicamente dá um aspecto atalcado ou de maquiagem em perfumes femininos. Com a gradual aceitação do público, Dior Homme acabou abrindo um novo caminho na perfumaria masculina. O segredo está na sua combinação metrossexual de bergamota, lavanda, íris, cardamomo, couro, patchouli e cacau. Quase comestível.

Terre (Hermès, 2006)

Terre

Terre d’Hermès nasceu da ideia de conceber um perfume masculino que contivesse em si a origem, o solo, as raízes. Ele consegue harmonizar com muita competência elementos provocantes como a laranja e a pimenta com elementos sofisticados como o vetiver. A combinação é amalgamada com a doçura de resinas. O resultado é um perfume fresco e denso, brincalhão e sério, moderno e clássico, acima de tudo impossível de passar despercebido.

Versace pour Homme (Versace, 2008)

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Notas elegantes como rosa e jacinto e revigorantes como gerânio, sálvia e néroli somadas a âmbar, fava tonka e muito musk fizeram deste perfume um hit instantâneo. Quem não gosta de sentir um homem com um cheiro sofisticado de amaciante de roupas? Versace Pour Homme é perfeito para um dia quente, permanecendo macio, limpo e refrescante, sem jamais desandar. Exala por horas a fio sem incomodar ninguém – pelo contrário.

Menção honrosa:

Bleu (Chanel, 2010)

Bleu

Bleu de Chanel está nesta seleção como menção honrosa, pois sei que alguns homens preferem usá-lo para a noite. Se por um lado o perfume tem um efeito luminoso e transparente que refresca, por outro, sua combinação de noz moscada, gengibre e incenso confere uma aura envolvente e sensual de fazer enlouquecer as mulheres (e alguns homens). Bleu é um daqueles perfumes que pode incomodar no escritório se não usado com moderação.

Colaboração: Daniel Barros (Ego In Vitro), acompanhe no facebook.com/egoinvitro.






Escrito por Moda para Homens
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