Todo mundo quer ter uma pele linda, saudável e lisinha, então devemos ter alguns cuidados especiais, afinal ela não fica bonita para sempre.

Nossa pele possui sua própria ação de limpeza, que é resultado da renovação das células da epiderme (superfície), mas às vezes ela precisa de uma ajudinha pra se manter saudável e bonita.

A limpeza não é importante apenas para a remoção dos resíduos acumulados, mas também para ajudar na penetração dos produtos de beleza, como hidratantes, filtro solar, fórmulas contra acne, etc. Cada tipo de pele precisa de um cuidado especial na hora da higiene, por isso, estou postando um guia básico com os cuidados especiais para cada tipo de pele.

Inicialmente, você deve seguir a regra dos 3 de manhã e a noite:

• Lavar a pele com sabonete líquido facial
• Passar um tônico facial
• Passar um creme facial

E tudo isso tem que ser para o seu tipo de pele. Qual é o seu?

PELE OLEOSA

É o tipo de pele que requer super cuidado na sua limpeza, o que não quer dizer que devam ser lavadas em excesso, pois o uso de sabonetes retira a proteção natural e isso estimula as células a produzirem mais óleo, o famoso efeito rebote. O mesmo vale para o uso de adstringentes, o melhor é que seja usado dia sim, dia não. A pele oleosa possui poros mais dilatados e isso acumula sujeira, fazendo com que apareça cravos claros e escuros, por isso precisa ser limpa duas vezes ao dia com água fria ou morna e sabonete para pele oleosa. O importante é o uso de produtos que reduzam ou absorvam a oleosidade, evitando a obstrução dos poros. Se você tem esse tipo de pele, não se sinta mal, pois a pele oleosa envelhece duas vezes mais devagar que os outros tipos de pele. O óleo retarda o aparecimento das futuras rugas.

PELE NORMAL

A pele normal tem textura delicada, saudável, suave. Apresenta boa elasticidade e produz gordura natural em quantidade certa. Os poros são pequenos e pouco visíveis. A pele normal é clara e está pouco propícia a desenvolver manchas e espinhas. Sua limpeza é simples e deve ser feita uma vez por dia para retirar os resíduos acumulados, priorizando o uso de sabonetes neutros seguidos de um bom hidratante. Cuidado: com o passar dos anos, a tendência desse tipo de pele é tornar-se seca.

PELE SECA

É uma pele com característica seca, opaca, fina e sensível. Tem aparência áspera, sem brilho e pouca elasticidade. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas. Exige muita atenção, tanto na limpeza, onde se deve dar preferência aos leites de limpeza e sabonetes neutros. Sabonetes comuns tendem a ressecar ainda mais a pele. Na hora de tonificar, não use loções a base de álcool ou adstringentes.

PELE MISTA

A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de sebo. Na chamada zona T (testa, nariz e queixo) os poros são dilatados e a pele possui espessura fina, cor rosada e tende a apresentar rugas finas e precoces. Já nas regiões mais secas ela tende a descamar e apresenta características de desidratação. Então, além da retirada do óleo, o cuidado é dobrado porque ela também precisa ser hidratada. O ideal é o uso de sabonetes suaves, como os de erva-doce.

DICAS ESPECIAIS:

Não tome banho muito quente: A gente sabe que a vontade de ficar sob a água quentinha do chuveiro é grande, mas a água muito quente remove uma camada natural de proteção que nós temos na pele. O ideal é o banho morno, com temperatura de 29°C a 37°C.

Alimentação: Procure colocar na sua dieta frutas e vegetais que possuem minerais e vitaminas importantes para a pele, como as vitaminas A, D, E. É importante evitar o excesso de doces e açúcar branco, a glicemia alta no sangue estimula a produção de testosterona e com isso mais oleosidade e mais espinhas.

Sono: Já foi provado cientificamente, não é mito: falta de sono prejudica a beleza da pele. Procure sempre que possível dormir em horários regulares por pelo menos 8 horas.

Via Smartgirls.






Escrito por Andressa Roeder