Já falamos desse assunto aqui, mas foi de uma forma diferente. Tratamos das principais tendências da moda masculina para a coleção primavera/verão 2019 abordando especificamente Paris. Agora é hora de ampliar, de pegar tudo que bom aconteceu na última temporada de moda europeia e bater tudo no liquidificador, já que temos Londres e Milão também.
Do Velho Mundo podemos extrair algumas tendências principais, entre elas:
Alta Costura do Streetwear
A alta costura está perdendo seu ar intocável e sério, que se distancia da moda urbana, do dia a dia e do homem comum. Muitas técnicas do vestuário da alta costura incorporaram-se ao vestuário comum e vice-versa.
Na realidade o vestuário masculino ganhou toques de feminilidade, mas sem se tornar feminino. Técnicas, tecidos e estampas próprias da moda feminina foram usadas para construir paletós, camisetas, camisas e jaquetas.
Camisa com bolsa ou bolsa com camisa?
Já falamos de pochetes, bolsas laterais e agora é a vez de termos uma só peça. A bolsa virou camisa ou camisa virou bolsa, tanto faz. Certo mesmo é que as peças são uma só. As bolsas passam a ser acopladas ao corpo por meio de um ou mais bolsos enormes e muito funcionais. Virgil Abloh chamou esse fenômeno na Louis Vuitton de acessamorphosis.
A seriedade está por um fio
Aquela alfaiataria sisuda, clássica e para os ‘businessman’ tem dado espaço para looks modernos, descomplicados e divertidos. Nas cores, nas estampas ou nas combinações, o jogo, as brincadeiras e a diversão na hora de montar os conjuntos é explícita. Nada de muita preocupação nas combinações.
Corpos ao vento
Isso é algo que já foi até debatido por aqui. Usar paletó sem camisa ou camiseta. Isso é para quem gosta de exibir um shape malhado e/ou um físico perfeito. O desfile da Hermés foi um prato cheio para aqueles que gostam da proposta (devido às altas temperaturas brasileiras, acredito que pode ser uma tendência forte por aqui).
A questão da cor
Já tivemos uma pauta especifica só para tratar da cor. Cores vivas, alegres e chamativas até na alfaiataria. Peças em tons neons ou fluorescentes. Amarelo marca-texto, verde limão, lilás etc. As cores no verão estarão de doer os olhos
Prints das flores do meu jardim
Apesar de termos visto os mais diversos tipos de estampas, típicas de coleção para coleção, a preponderância foi dos florais nos seus mais variados tipos.
Destaque também para o camuflado mais discreto bem como alguns tipos de grafismos.
Podemos frisar a permanência do oversized, da modelagem ampla e simples, dos micro shorts e das tracksuits, da pegada comfy e esportiva e da moda, porém entendemos que essas tendências já estão há tempos no ar e que não são grandes novidades, por isso listamos apenas as principais tendências.
Isso é apenas coisa para europeu ver ou pega aqui no Brasil também? Você acredita que o homem brasileiro irá usar cores vivas, florais ou outras das tendências listadas? Deixe seu comentário aqui.