Social bem ajustado

Pelo menos alguma vez na vida você deve ter se esbarrado com essa definição: TRAJE PASSEIO COMPLETO MASCULINO. E olha que nem era na Cartilha do Macaco, no vestibular da FUVEST ou na prova da OAB.

Provavelmente um simples convite te trouxe essa dúvida, que pode ou não ter se tornado uma dor de cabeça. Porque a maioria das pessoas não sabe o que é. Imagina os caras que nem se ligam pra isso?

Era para ser um aniversário de 15 anos, um casamento ou uma formatura e, na realidade, foi o começo das suas dúvidas. Começo e fim, pois nós botaremos hoje um ponto final nisso.

Em primeiro lugar você tem que compreender o que é para depois saber o que usar direitinho.

Traje passeio completo masculino, a companhia ideal de alguns eventos.

Traje passeio completo masculino (ufaaa, cansei que nome comprido), só pelo tamanho do nome já tem a ver com algo mais formal. É o tipo de traje que caminha junto com certos eventos como casamentos, festas de aniversário de 15 anos e formaturas.

Observação máxima: O convite normalmente especificará a exigência do traje, ou seja, ninguém precisa ser a Mãe Dináh para saber quando usar ou não.

Social Street Style

Vamos passear de traje passeio completo. 

Recebi um convite, em papel ou via whats (na moda agora) e lá está escrito que o traje é passeio completo masculino. O que eu uso então? Visto o que uso na balada? Shopping? Ou cinema? Nada disso!

Essa denominação é utilizada para falar assim:
“Vai de terno ou de costume” dependendo da sua posição dentro da festa.

Costume e terno? Para explicar isso a vocês eu vou usar a matemática gente. 

Costume = paletó + calça social.

Terno = paletó + colete + calça social.

costume-terno

Lembrando que essas equações (inventadas por mim) só servem para diferenciar terno e costume, porém nas duas há a presença de camisa social, gravata, meia social e sapato social. Por favor, ninguém vai achar que pode ir com o resto pelado.

Oh, gravata borboleta é coisa de gente mais moderna e aqui não cabe não.

E agora José? Terno ou Costume?

Cara, costume é o formal do formal. Então, terno quem usa é o noivo, os padrinhos e os formandos.

CONVIDADO SEMPRE VAI DE COSTUME, a única exceção é niver de 15 anos. Lá, a garotada gosta de algo mais informal, então não tem necessidade de ser terno, permanecendo o costume.

look-pastel-social

Dia X Noite e Frio X Calor

Não é regra pessoal, mas como por aqui o sol judia mesmo, a gente segue aquela preferência de cores claras durante o dia e cores escuras para a noite.

Bege, cinza claro, azul marinho, dentre outras, para ocasiões durante o dia e, para ocasiões noturnas, o preto, azul marinho e o chumbo dão as caras.

Falar de frio no Brasil, se não for no Sul, até virou piada, cadê nosso Outono? Cadê nosso frio?

Pois é, mas vamos tratar do assunto para não ficar vago.

Tecidos naturais como linho, lã fria e algodão são os mais indicados para dias quentes. Eles esquentam menos e transpiram mais por serem fibras naturais.

Lãzinha ou qualquer sintético (poli não sei das quantas) já era. Transpira menos, esquenta mais. Melhor usar no frio. No frio você pode também criar o efeito cebola, colocando peças debaixo do traje principal, como uma camiseta, uma calça térmica, etc. Lembre-se apenas que essas peças não devem aparecer.

Com os kids e os teens.

Crianças e adolescentes, sem exceção, devem seguir a mesma regra dos adultos.

crianca-de-social

O traje “passeio” é irmão, mas não irmão gêmeo idêntico do “passeio completo”.

Muita atenção na leitura quando receberem algum convite, pois se estiver escrito apenas traje passeio, a conversa muda de figura. O traje passeio e o traje passeio completo são irmãos, mas não gêmeos idênticos.

O que muda de um para o outro então?

O traje passeio (muitas vezes também intitulado como esporte fino) é mais leve, descomplicado e solto. Nele não existe o terno, NUNCA. Nunca você vai ver algum cara usando colete. E no caso do costume há peças flexíveis.

Você pode trocar o paletó por um blazer (cujo diferencial das peças é o corte, o tecido e os botões) bem como arrancar aquela gravata que te aperta.

Em poucas, apertadas e simples palavras é isso que significa o famoso Traje Passeio Completo. Parece muito difícil, mas nem é. No próximo convite que chegar, você vai estufar o peito e vai falar: “_ Você sabe o que é traje passeio completo? Não? Eu sei.”

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.