milan-fashion-week-19

Já falamos desse assunto aqui, mas foi de uma forma diferente. Tratamos das principais tendências da moda masculina para a coleção primavera/verão 2019 abordando especificamente Paris. Agora é hora de ampliar, de pegar tudo que bom aconteceu na última temporada de moda europeia e bater tudo no liquidificador, já que temos Londres e Milão também.

Do Velho Mundo podemos extrair algumas tendências principais, entre elas:

Alta Costura do Streetwear

street-alfaiataria

A alta costura está perdendo seu ar intocável e sério, que se distancia da moda urbana, do dia a dia e do homem comum. Muitas técnicas do vestuário da alta costura incorporaram-se ao vestuário comum e vice-versa.

Na realidade o vestuário masculino ganhou toques de feminilidade, mas sem se tornar feminino. Técnicas, tecidos e estampas próprias da moda feminina foram usadas para construir paletós, camisetas, camisas e jaquetas.

Camisa com bolsa ou bolsa com camisa?

Louis-Vuitton-Spring-2019-Menswear

Já falamos de pochetes, bolsas laterais e agora é a vez de termos uma só peça. A bolsa virou camisa ou camisa virou bolsa, tanto faz. Certo mesmo é que as peças são uma só. As bolsas passam a ser acopladas ao corpo por meio de um ou mais bolsos enormes e muito funcionais. Virgil Abloh chamou esse fenômeno na Louis Vuitton de acessamorphosis.

A seriedade está por um fio

verao-tendencia-europeia-2019

Aquela alfaiataria sisuda, clássica e para os ‘businessman’ tem dado espaço para looks modernos, descomplicados e divertidos. Nas cores, nas estampas ou nas combinações, o jogo, as brincadeiras e a diversão na hora de montar os conjuntos é explícita. Nada de muita preocupação nas combinações.

Corpos ao vento

Isso é algo que já foi até debatido por aqui. Usar paletó sem camisa ou camiseta. Isso é para quem gosta de exibir um shape malhado e/ou um físico perfeito. O desfile da Hermés foi um prato cheio para aqueles que gostam da proposta (devido às altas temperaturas brasileiras, acredito que pode ser uma tendência forte por aqui).

A questão da cor

cores-verao-2019-europa

Já tivemos uma pauta especifica só para tratar da cor. Cores vivas, alegres e chamativas até na alfaiataria. Peças em tons neons ou fluorescentes. Amarelo marca-texto, verde limão, lilás etc. As cores no verão estarão de doer os olhos

Prints das flores do meu jardim

tendencia-floral

Apesar de termos visto os mais diversos tipos de estampas, típicas de coleção para coleção, a preponderância foi dos florais nos seus mais variados tipos.

Destaque também para o camuflado mais discreto bem como alguns tipos de grafismos.

Podemos frisar a permanência do oversized, da modelagem ampla e simples, dos micro shorts e das tracksuits, da pegada comfy e esportiva e da moda, porém entendemos que essas tendências já estão há tempos no ar e que não são grandes novidades, por isso listamos apenas as principais tendências.

Isso é apenas coisa para europeu ver ou pega aqui no Brasil também? Você acredita que o homem brasileiro irá usar cores vivas, florais ou outras das tendências listadas? Deixe seu comentário aqui.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.