paris-fashion-week-summer-19

As principais semanas de Moda do Mundo já se foram. Londres, Florença, Milão e Paris. Cada uma com sua marca registrada, seus encantos e toda sua beleza. Não desmerecendo as demais semanas de moda, mas Paris é o ponto máximo da moda mundial. Lá estão as grifes e as maisons. É como falar de Brasil e associar a futebol. Moda associa-se a Paris.

Além disso, essa Semana de Moda que passou foi uma das mais importantes dos últimos anos pelas modificações que muitas grifes sofreram. A primeira coleção de Virgil Abloh na Louis Vuitton e de Kim Jones na Dior Homme foram marcadas por burburinhos. Ao passo que o retorno de Raf Simons ao line-up francês, também foi outro fato marcante da moda mundial.

Superado todo esse exaustivo e desgastante calendário, vamos ao que interessa: O QUE VAMOS USAR?

São 5 tendências principais que ditarão a moda masculina em 2018/19 e também as próximas estações (primavera/verão). Confira e se prepare:

Estações floridas

floral-moda-fashion-week

É fácil associar primavera/verão com estações de muitas flores. Mas isso aqui no Brasil (considerando o nosso sistema de vegetação que é predominantemente de florestas tropicais). Na Europa a diversidade de flora é menor e, além disso, as flores tinham sumido há algum tempo das roupas (ainda mais masculinas). Pois é, elas voltaram e voltam com tudo, sendo a estampa da vez. Nas mais diversas formas e cores. Tivemos um imenso jardim na moda masculina.

Militarismo cool, leve e descontraído

militar-fashion-wk-paris

Não tem jeito, vamos ter que engolir o militarismo por mais uma estação. Mas, até por ser primavera/verão não dá para usar aquelas peças pesadas inerentes da pegada militar. Querendo ou não, até então o militar vinha bem explicito, seja nas cores ou na estampa.

Agora o militarismo vem cool, leve, descontraído e em uma pegada bem urbana.

Cartela Fluo

paris-fashion-week-fluo

Começou na Itália e se firmou na França. Agora é para valer! Só para enfatizar, a cartela de cores será mais radiante que nunca. Cores fluorescentes acopladas a uma moda surfwear e new raver. Verde-limão, rosa shock, amarelo marca-texto e assim vai.

Gay pride

gay-pride-ss-paris-fashion-week

Nunca se sentiu tão orgulho de ser gay quanto agora. Nunca uma semana de moda invocou tanto as cores do arco-íris ou referência aos gays em uma semana da moda. Da fumaça de Rick Owens ao jardim fantástico de Thom Browne, passando pela cartela de Dries Van Noten ou pelos cintos e alças da Loewe. Mas foi no desfile da Louis Vuitton que a coisa ficou mesmo evidente. O degradê da passarela de 100 metros e as camisetas distribuídas aos convidados formavam, sobretudo se vistas de cima (via drone), um poderoso arco-íris.

Múltiplas estamparias

paris-fashion-week-multiestampas

Não é novidade para ninguém que a moda gosta de uma boa estampa. O mix delas é que vem muito forte. Isso é que é uma grande novidade e tem tudo a ver com o revival que a moda vive by 80’s e 90’s. Também já falamos dessa tendência aqui que chega com tudo nosso verão.

Já vai se preparando aí que logo menos estamos chegando à próxima estação. Enquanto isso, já vamos pensando no que usar e no nosso closet. Escolha pelo menos uma das cinco opções.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.