Atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com a caspa. Mas, muita gente ainda não sabe ao certo que esse é um problema causado por falta de higiene, maus hábitos ou problemas de saúde. E como o tema ainda é cercado de mitos tanto na causa, quanto no tratamento, o Dr. Alan Ost, dermatologista convidado por CLEAR, trouxe algumas respostas que vão te ajudar a esclarecer tudo sobre este assunto.
A causa ainda não é bem conhecida. Sabe-se que há um excesso na produção sebácea no couro cabeludo e a ação de um fungo comensal do gênero Malassezia. Além do fator emocional influencia o quadro clínico.
Sim se usado de forma excessiva. O boné acaba abafando o couro cabeludo e não absorvendo o suor e a oleosidade, formando um ambiente quente e úmido que pode aumentar a produção sebácea e a proliferação do fungo Malassezia furfur.
Não. A caspa não é contagiosa.
Lavar os cabelos diariamente. Usar shampoos anticaspa e que controlem a produção sebácea no couro cabeludo pelo menos 3 vezes por semana.
Tem sim. A caspa é uma descamação do couro cabeludo e logicamente tem cura.
Quando ocorrer descamação intensa, ardência, sensibilidade, dor ou desconforto no couro cabeludo é importante procurar um dermatologista, até porque a maioria dos pacientes se sentem muito incomodados e até com vergonha da caspa.
O tratamento ideal varia muito conforme o paciente e a severidade do grau de descamação do couro cabeludo. É um tratamento individualizado e requer avaliação de um dermatologista.
Sim, ocorre um aumento da caspa no inverno, principalmente devido ao excesso de banho com água muito quente. Para prevenir deve-se tomar banhos com água morna e usar shampoos adequados.
Podem sim. Eu particularmente recomendo intercalar com shampoo comum, mas tem pacientes que gostam de usar shampoos anticaspa diariamente. Alguns ressecam sim o couro cabeludo, mas depende muito da marca e a maioria dos shampoos anticaspa atuais já contem princípios ativos que não deixam ressecar os fios.
Pode, mas não é comum. A causa da dermatite seborreica não é ainda bem conhecida mas acredita-se que o fungo Malassezia encontra-se envolvido. Em casos severos pode ocorrer queda de cabelo difusa ou áreas de alopecia.
Jamais! Deve-se sim lavar os cabelos diariamente, mas sem exageros. Lavar a cabeça muitas vezes ao dia só estimulará ainda mais a produção sebácea no couro cabeludo o que piorará a caspa.
Não, mas digamos que ambas estão interligadas. A caspa é a descamação do couro cabeludo e a seborreia é o excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Sim, é importante. O shampoo e o condicionador se complementam. O shampoo xampu funciona como um detergente, que retirando as impurezas dos fios e couro cabeludo e deposita o agente de combate a caspa , enquanto o condicionador fecha as escamas e dá maciez e ajuda a potencializar a ação do shampoo no combate a caspa.
Não tomar banhos com água muito quente, evitar o uso prolongado de bonés e chapéus, evitar alimentos gordurosos, não dormir com os cabelos úmidos ou molhados, evitar estresse e ansiedade. Porem em alguns casos a caspa tem origem genética e somente o uso de produtos anticaspa ajudam a evitar seu aparecimento.
O Natal está chegando e para muitos é uma data especial (porque é feriado, muita…
Faltam alguns dias para o natal e sempre surge a dúvida: "Que look usar na…
As peças listradas voltaram com tudo e são tendência em todas as estações. Quer se…
Se tem um item indispensável no guarda roupa de qualquer ser humano, é o bom…
Fazer um depósito de 5 euros num casino online pode parecer irrisório. No entanto, existem…
Hoje tem relógio em tudo quanto é lado. Micro-ondas, celular, computador... Mas o celular não…
Deixe seu comentário: