MPH Entrevista: Dr. Igor Sincos

Dr. Igor Sincos possui um currículo extenso, sendo um dos maiores especialistas em cirurgia vascular e endovascular do Brasil.

O médico bate um papo descontraído com o MPH, com o intuito de ensinar aos nossos leitores como prevenir doenças vasculares. Além disso, ele ponderou na entrevista quais as principais causas. Por fim, nos contou quais são melhores tratamentos para quem já as possui.

Confira essas e mais algumas dicas do especialista a seguir:

Dr. Igor Sincos, é um prazer tê-lo aqui conosco, pois você é uma referência na sua área. Por isso, eu gostaria que você se apresentasse para o público do Moda para Homens antes de iniciarmos qualquer conversa.

Eu sou especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular, formado em 2004 pela Universidade Federal do Paraná. Fiz duas residências pela USP – Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular – e finalizei o ciclo acadêmico na mesma universidade como PhD.

Sou titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especializado em procedimentos menos invasivos, como Laser, Radiofrequência e Endovascular e, atualmente, lidero uma equipe de 40 médicos na clínica Endovascular SP, no Jardim Paulista.

Além de moda, nós buscamos levar ao leitor do MPH grooming, beleza, estética e saúde. Por isso, eu gostaria que o Dr. Comentasse o assunto: “varizes, nos homens”.

Os homens, por serem menos cuidadosos em relação à estética e por terem, geralmente, pelos nas pernas, que acabam encobrindo um pouco os vasinhos e as micro varizes, acabam demorando muito mais do que as mulheres para procurar ajuda. Isso é um clássico.

O problema é que esses homens só buscam um médico quando a situação está insustentável, ou seja, quando eles não conseguem mais trabalhar, sentem dor, peso ou inchaço nas pernas. O ideal é orientá-los sobre a necessidade de fazer um check-up anual. Por isso é tão importante abordar o assunto. Por mais que as varizes acometam mais as mulheres, por conta dos hormônios femininos, gestação e genética, muitos homens, às vezes até jovens, têm varizes.

No Brasil, o quadro é relativamente frequente. 30% da população adulta tem algum grau de varizes. E mais de 50% dos idosos apresentam a complicação. Desse modo, é necessário fazer uma avaliação e, muitas vezes, até indicar um tratamento precoce para evitar complicações futuras.

Melhor que remediar é prevenir. Dr. Igor você pode nos explicar como prevenir varizes? Aliás, há prevenção?

A prevenção das varizes ocorre quando você diminui os hábitos que favorecem os riscos. Para isso, primeiro precisamos entender porque ela ocorre.

Ficar em pé é uma dificuldade inerente ao ser humano, pelo simples fato de ter de lidar com a força da gravidade. Nenhum outro animal consegue ficar em pé como a gente fica. Nossa espécie tem dificuldade em retornar o sangue dos pés até o coração, para poder seguir a circulação habitual, o que acaba aumentando a pressão nas veias, podendo distender ou lesar as válvulas. Sendo que, quem já possui degeneração hereditária, corre mais risco de obter complicações.

As pessoas que não possuem problemas, podem prevenir as varizes por meio de hábitos mais saudáveis. O que você precisa, nesse caso, é diminuir a pressão nas pernas. Para isso, você deve praticar exercícios físicos, mantendo a musculatura saudável e controlando o peso (porque a obesidade abdominal comprime os vasos e dificulta o retorno venoso), se alimentar de forma adequada e lembrar da hidratação, parar de fumar e utilizar meia elástica, principalmente se você fica muito tempo em pé.

Se você não possui nenhuma predisposição genética e inicia esse protocolo, com certeza vai diminuir, senão zerar, a chance de obter varizes no futuro.

Quais são os sinais que as varizes nos dão de que chegou a hora ou até passou da hora de se procurar um médico?

Quando a pessoa sente dor, inchaço e edema, ela já deve procurar um profissional. Em alguns casos, os pacientes têm medo do tratamento, e o quadro acaba evoluindo até para uma alteração na coloração das varizes. O tornozelo fica escurecido, parecendo que está enferrujado. Fica com uma coloração que a gente chama de dermatite ócrea, fica aquela cor ocre escura.

E, no último nível, há a abertura de uma ferida. Nesse caso, o quadro é bem grave, com risco e infecção ou problemas mais sérios. Por isso, é necessário fazer o tratamento.

E para finalizar, é óbvio que cada caso é individual e que a gente recomenda uma consulta médica, mas só para que nosso público entenda. Quais são as formas de tratamento de varizes?

Cada caso é individual, por isso recomendamos que consultem um médico. Mas, só para que o público do MPH entenda, depende do grau em que as varizes se encontram. Quando a causa é física. Tem uma veia doente. Uma safena com refluxo, sendo necessário tratar desses vasos. Você pode utilizar aplicação de espuma, glicose, laser etc.

A boa notícia é que hoje a maioria dos tratamentos são minimamente invasivos e estão disponíveis tanto na rede particular, quanto pública. É importante lembrar que, em casos mais graves, uma cirurgia pode ser indicada. Procure um profissional capacitado para mais orientações e cuide-se.

Para acompanhar o Dr. Igor Sincos no Instagram, siga: @drigor_sincos.

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1669

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados