Pele Oleosa1

Parece fácil e óbvio demais cuidar de pele, mas não é bem assim. Biologicamente a pele masculina é mais oleosa por natureza, isso porque possui mais glândulas sebáceas, que produzem mais secreção.

Já começa por aí os pontos desfavoráveis que tornam nossa pele mais oleosa, necessitando de cuidados especiais, bem como produtos específicos. Além disso, na adolescência a pele tende a piorar com a explosão de carga hormonal que o nosso corpo recebe. Uns menos, outros mais, mas quase todos sofrem com acne, cravos ou mesmo aquela aparência da pele que parece que dá para fritar um ovo.

Vamos e convenhamos, uma pessoa com a pele oleosa, a última coisa que ela parece é estar bem cuidada.
A seguir trago algumas dicas essenciais para cuidar da pele, principalmente para quem tem a pele oleosa:

1) Lavar o rosto

O rosto deve ser lavado APENAS duas vezes ao dia, de preferência uma vez cedo e uma vez à noite.

Muito óbvio que a limpeza da pele retira a oleosidade. O sabão serve exatamente para isso. Todavia, o número de lavagens deve ser apenas dois porque limpeza excessiva pode causar o efeito contrário, ou seja, o estímulo à produção de oleosidade. Sim, se você ficar lavando muitas vezes ao dia, o organismo irá entender que está faltando lubrificação na pele e irá produzir mais e mais sebo.

2) Uso de produtos específicos para o rosto

A pele do rosto não casa com a pele do corpo quando o assunto são produtos dermatológicos. A pele do rosto é mais sensível e requer cuidados específicos, com produtos próprios. No caso da limpeza são indicados sabonetes neutros, de enxofre ou ácido salicílico.

protetor-solar-rosto

3) Esfoliação semanal

A pele é o maior tecido do corpo humano e assim como outros tecidos ela está em constante renovação. Células mortas e velhas dão lugar a células novas e jovens, mas para que isso aconteça precisamos dar aquela mãozinha. O uso de esfoliantes uma a duas vezes por semana ajuda na eliminação de impurezas, sujeiras e parte da pele que já não serve mais para nada, limpando profundamente a pele.

Nesse caso, há milhares de receitas até caseiras. Logo, os esfoliantes não precisam ser produtos caros. Mas você consegue encontrar facilmente várias opções de diferentes marcas.

4) Filtro Solar

Muito homem reclama do filtro solar porque diz que ele aumenta a oleosidade da pele. Primeiro, ele é indispensável para quem que ter uma pele saudável.

Assim como a limpeza é essencial, hoje o seu uso é fundamental e todo mundo sabe disso.

O mercado está cheio de opções! E para quem tem problemas com oleosidade basta comprar as versões “oil free”, que são aquelas que não têm óleo ou hidratantes na composição, deixando a pele mais sequinha.

As versões aerossóis são uma ótima opção também.

5) Hidratação contínua

Parece contraditório. Primeiro, a gente tira, depois coloca oleosidade na pele. Fica aquele super ponto de interrogação na testa (?). Mas a hidratação é necessária, pois ela impede nova produção de oleosidade pela pele. Enfim, tome cuidado. Procure produtos, mais uma vez, específicos para evitar o aumento de oleosidade. Existem vários hidratantes focados em quem tem a pele oleosa!

Cuide bem do seu rosto!

6) Uso de secativos ou maquiagens

O mercado dispõe de secativos que melhoram o aspecto da pele bem como produtos de maquiagem como Bases, BB Cream e Pós Compactos que evitam que o rosto fique oleoso a partir do controle da respiração da pele.

Esses dispositivos são bons para ocasiões especiais como eventos que vai rolar aquela fotinho bacana e você precisa estar com o rosto ok. Esses produtos ajudam bastante a combater o brilho da pele e são ótimos tanto durante o dia quanto à noite.

Mas vale lembrar que depois de usar qualquer tipo de maquiagem você deve retirá-la, principalmente antes de dormir. Isso porque elas acabam fechando seus poros e podem acabar atrapalhando no bom funcionamento da sua pele (lembre-se que a pele é um órgão!).

Poxa galera, sem dúvidas mais hein, quero ver todo mundo com a pele cuidada por aí!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.