O assunto não é moderno, afinal, os homens egípcios já usavam maquiagem há 4 mil anos, não por vaidade, mas sim pelos seus efeitos medicinais. Naquela época, substâncias como o chumbo eram misturadas com corantes para evitarem as infecções causadas pelas altas temperaturas e higiene precária.

Já o cinema e a música sempre tiveram licença poética para pincelar nossos ídolos. E vamos admitir, todos eles representam muito bem o universo masculino.

Nos palcos da vida real encontramos Ladislau Kardos, baterista das bandas Mamma Cadela e Monique Maion & Os Fellas. O fato de também ser ator conspirou para a criação do personagem Caveira, maquiagem ensinada por uma amiga e que agora ele mesmo aplica: “Já consigo fazer em 25 minutos… Para tirar, preciso apenas de dois minutos e meio.”

Já o modelo e host Pedro de Deus, vira e mexe tem que usar maquiagem para alguns de seus trabalhos, que acabam exigindo uma aparência mais fashion.

Tanto Pedro como Ladislau não usam maquiagem no dia-a-dia, porém, profissionalmente recorrem a algum corretivo contra olheiras ou possíveis espinhas. “Uso apenas para dar um upgrade no visual, quando necessário, e uma base com protetor solar nunca cai mal”. Ouviram, né meninos? Protetor solar é importante sempre.

Deixando o machismo de lado, que cada vez fica mais fora de moda, responda: Por que deixar uma espinha chamar mais atenção do que você durante uma reunião ou entrevista de trabalho? Pra que já chegar numa festa com olheiras e cara de cansado, sendo que a noite ainda nem começou? Cá entre nós, masculinidade tem mais a ver com a atitude e personalidade do que com o fato de usar ou não maquiagem.

Dicas para os marinheiros de primeira viagem:

– Prefira produtos hipoalergênicos, que dificilmente causam alergias. Lembre-se que só o fato de fazer a barba já deixa a pele sensível

– A base ou corretivo devem ser 1 ou 2 tons abaixo da cor natural da sua pele, afinal, não queremos um “efeito guaxinim”.

– Escolha boas marcas, pesquise e peça opiniões. Sua mãe, irmã, amiga ou namorada devem ter boas indicações.

– Nunca durma usando maquiagem. Além de manchar o seu lençol e fronha, os seus poros vão entupir e possivelmente causarão o aparecimento de cravos.

E você,  já usou algum tipo de maquiagem ou usaria em alguma ocasião?






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.