mascara-n95

Vivemos um período diferenciado e com ele novas formas de viver, interagir e conviver. O uso da máscara passou a ser essencial para aqueles que querem se proteger da COVID-19 ou que não querem infectar o vizinho, o amigo e/ou parente. Enfim… até que saia a vacina não podemos nos esquecer que o uso da maldita máscara é obrigatório.

Seja para trabalhar, ir à academia ou ao mercado. Não tem jeito. Saiu de casa tem de botar a máscara no rosto. E com ela veio algo que ninguém imaginava. Sim, a máscara trouxe efeitos colaterais e um deles você provavelmente já pode ter notado e nem sabe que vem dela. Você pode estar tendo mascne. Que diacho é isso?

Mascne se você prestar atenção na formação etimológica da palavra vai entender que é a junção de duas palavras: máscara com acne. Ah, agora certeza que você sacou do que estamos falando. Yeppp, é a acne causada em decorrência do uso de máscara. Mas existe isso? Sim e como.

Na China onde tudo começou profissionais de saúde perceberam o uso de máscaras causava espinhas, cravos, erupções cutâneas e outros problemas de pele como dermatites. Mas por que isso ocorre?

O fenômeno é semelhante ao que ocorre em esportistas que usam capacetes ou tiras e faixas no queixo, o atrito do tecido com a pele causa inflamação e irritação dos poros, entupindo-os. Sem contar que a máscara abafa o local com suor, respiração em um pedação de pano, deixando- o úmido, tornando-so assim um antro para proliferação de bactérias.

acne

Além do atrito da máscara com a pele, ela pode formar um escudo (barreira) que impede que a oleosidade natural da pele seja mantida. Nesse caso, a barreira natural da pele formada com óleos e gorduras fica comprometida.

Está explicado porque a cara da galera encheu de espinhas, mas não dá para deixar de usar máscara. Então, vamos a algumas dicas para te ajudar a usar e a máscara e prevenir cravos, espinhas e outras erupções.

Qual tipo de máscara usar?

mascara-estilo

O bacana é ter várias e ir trocando ao longo do dia se elas forem descartáveis ou de tecido. Procure tecidos leves e não sintéticos (que não criem fricção com a pele) como o algodão, o cetim e a seda.

Lave seu rosto!

Saiba qual é o seu tipo de rosto

Quem possui tendência à acne deve lavar o rosto com sabonete específico e duas vezes ao dia. Usar um sabonete facial que contenha ácido salicílico que combate a acne ou peróxido de benzoíla antibacteriano ajudará a manter os poros limpos, mesmo se você usar máscara com frequência.

Lave o rosto apenas duas vezes ao dia porque se ficar lavando muito pode acontecer o efeito e rebote e a pele produzir mais oleosidade.

Crie uma barreira entre a máscara e a pele.

protetor-solar-rosto

Você deve proteger sua pele do atrito causado pela máscara e também da umidade criada por ela e você pode fazer isso usando um bom hidratante que contenha ácido hialurônico e ceramidas. Além disso, o hidratante não pode ser comedogênico (que obstrui os poros, causando mais acne).

Aplique hidratante de manhã e à noite e até com mais frequência se sua pele for seca ou irritada.
Evite produtos que contenham óleos, ou, filtro solares que contenham minerais (afinal o filtro soltar faz parte da sua rotina diária).

Como está sua rotina de cuidados com a pele?

Cuide bem do seu rosto!

Cuidado com esfoliantes muito abrasivos, pois eles podem comprometer a barreira cutânea da sua pele. Por ora, prefira tônicos com ácido glicólico que desobstruem os poros.

Busque tratamentos adequados caso o problema persista com ácido retinóico. Se nada disso adiantar é hora de recorrer a um dermatologista.

Queremos todo mundo aqui bem protegido e usando máscara, porém com uma pele impecável. Logo, esperamos que tenhamos ajudado. CUIDEM-SE.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.