10 Erros que os homens devem evitar na hora de cuidar da pele e do cabelo

Homem que é homem se cuida muito e tem plena segurança da sua masculinidade, independente disso. Todo mundo quer ser, estar ou parecer bonito. Melhor do que é. Digo e repito: tudo que é bom sempre pode melhorar. E nós homens estamos entendendo muito bem isso. Estamos cada vez mais exigentes com a nossa aparência e isso é ÓTIMO.

O primeiro passo para um homem ser bem cuidado é se conhecer. Conhecer seu corpo. Saber como ele funciona. E quais as particularidades de ser do sexo masculino. Cada um tem um tipo de pele, cabelo, uns têm pelos, outros não.

Sem contar que o homem é diferente da mulher em muitos aspectos físicos. Ele possui muitos mais glândulas sebáceas e sudoríparas que as mulheres, por isso transpiram mais e possuem mais oleosidade na pele, necessitando de cuidados específicos para cabelo, barba e pele, diferentes dos realizados por elas.

Não adianta. Rotina é rotina. Não dá para ter preguiça. Pensar amanhã eu faço. Procrastinar. Ou fazer meia boca. Dar a desculpa de falta de tempo. Todo dia é dia se cuidar e ficar bonito. Limpinho, cheiroso e bem cuidado.

Mas a única mancada que os homens não dão, não é essa. Muitos até se cuidam, mas de forma errada. E nós vamos listar a seguir 10 erros crassos que os homens cometem no quesito cuidados pessoais. Será que você comete algum(ns) dele(s)?

Lavar o rosto excessivamente.

O que seria esse excessivamente? Mais de duas vezes ao dia, já seria excessivo. E o que acontece? O famoso efeito rebote. A pele produz mais oleosidade para compensar a perda de proteção hípica (óleos e gorduras da pele) e o ressecamento causado pelo sabonete. Quem tem pele oleosa não adianta ficar lavando toda hora a pele. Tem que ter paciência e lavar (LÓGICO) na quantidade exata.

Usar sabonete de corpo no rosto.

Esse é um erro absurdo que muito homem comete. Sinto a pele do rosto de vocês gritando quando escuto que vocês não usam sabonete específico para o rosto. Sabonete de corpo geralmente é barra e, por isso, ele tende a ressecar mais a pele. Além de não ser específico para o tipo de pele que você tem.
O homem tem tendência a ter pele mais oleosa, poros abertos e acne porque causa do número maior de glândulas sebáceas em relação às mulheres. Por isso, o uso de sabonete específico no rosto é essencial para controlar essa oleosidade.

Cuidado ao se barbear para não fazer com a pele o mesmo que o sabonete de corpo faz.

É de extrema importância utilizar creme de barbear para que a lâmina deslize suavemente, já que cada vez que nos barbeamos retiramos uma camada hidrolípidica da pele. Daí a necessidade de se escolher um produto que minimize essa situação, preparando a pele. Após fazer a barba é importante lavar o rosto com água fria e usar pós barba, que cicatriza, suaviza e hidrata a pele.

Não repassar o filtro ao longo do dia.

Nós entendemos que hoje em dia não exista mais alguém que não use filtro solar diariamente. Pelo menos esperamos. Mas nós sabemos que muitos homens não o repassam ao longo do dia. Se você passa filtro solar cedo, deve repassá-lo pelo menos na hora do almoço ou de 3 em 3 horas, sempre.

Não limpar o rosto antes de dormir.

Uma pele saudável começa pela limpeza. Se você toma um banho diário, o ideal é lavar o rosto antes de dormir porque acumula impurezas ao longo do dia. Essas impurezas obstruem os poros, provocando cravos e espinhas, agravando a acne.

Quem toma mais de um banho, melhor evitar o efeito rebote. Então passe água micelar e tônico.

Não hidratar a pele.

Tanto o rosto quanto o corpo devem ser hidratados. O hidratante serve para devolver a umidade e proteção natural da pele, retirados pelo banho com água e sabonete.

Superadas as questões de pele, vamos ao cabelo?

Cabelo Oleoso Masculino

Não usar xampu específico para o seu tipo de cabelo.

Se existem vários tipos de xampus no mercado é porque existem diferentes tipos de cabelo. Identificar qual é o seu tipo de cabelo é o primeiro passo. Se não consegue fazê-lo sozinho, vá a um dermatologista ou a um bom cabeleireiro que o fará.

Deixe de lado o xampu da mãe, da irmã e da namorada. Você precisa ter um xampu para ti.
Além disso devemos entender que o xampu limpa, retirando toda a oleosidade, que é devolvida com o uso de condicionador.

O xampu só deve aplicado uma vez (nunca reaplicado). Não preciso nem dizer que temos que usar condicionador diariamente. E que ele é aplicado só nas pontas.

Além disso, evite banhos demorados e quentes demais, pois eles ressecam pele e cabelo. Os banhos devem durar no máximo 10 minutos e preferencialmente com a água mais gelada possível.
Lembre-se água não hidrata a pele, mas sim resseca e que devemos usar sabonetes que hidratem a pele.

Quem toma dois banhos por dia, deve no segundo banho, tomar apenas uma ducha rápida. Comece sempre lavando o cabelo porque a sujeira que sai do couro cabeludo escorra antes de você ensaboar.

Procure utilizar sempre as mesmas marcas de xampu e condicionador para que os efeitos do produto funcionem melhor.

Dormir com modelador no cabelo.

Gel, pomada e cera podem obstruir os bulbos capilares causando problemas como a queda. Por isso, deve-se dormir com o cabelo sempre limpo.

Não utilizar produtos específicos para fazer a barba.

Fazer a barba com água apenas, sem nada ou com sabão não é um erro, é um atentado contra a imunidade (você). Espuma ou gel de barbear serve para o barbear ficar mais leve, suave e retirar os pelos suavemente, sem agredir a pele.

Não lavar a barba com xampu.

Barba é pelo e pelo deve ser lavado com xampu e não sabonete, em primeiro lugar.

pesquisas que indicam que a barba tem mais bactérias que uma privada. Ela acumula muita sujeira, poeira, óleos e suor e isso contribuiu para foliculite, acne e pele oleosa. Além disso, ao lava-la você deve usar condicionador porque os fios ressecam.

Espremer cravos e espinhas.

Espremer cravos e espinhas pode causar irritação e, além disso, lhe dar uma amiga para sempre: cicatriz de acne. O melhor é fazê-lo com apoio de uma esteticista que fará a limpeza de pele ideal.

E ai, será que você comete algum(ns) desses erros? Bora se atentar para fazer tudo certo, hein!

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 499

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Roupas para ir pra igreja (culto) Armário-Cápsula Masculino Coisas “Femininas” Que Os Homens Estão Usando 5 Dicas Para Parecer Mais Velho Gel, Cera, Pomada, Spray: Qual usar?