7 Erros ao lavar o cabelo que podem prejudicar a saúde dos fios

Lavar o cabelo pode parecer uma atividade simples e parte do cotidiano das pessoas. Porém, a atividade é muito mais importante do que parece e não realizá-la de forma correta pode acarretar diversos prejuízos para a saúde dos cabelos.

Erro 1 – Não umedecer o cabelo completamente

De acordo com a cientista que é expert em saúde capilar, Jackeline Alecrim, a maior parte das pessoas comete erros já na primeira etapa de lavagem: o uso incorreto do shampoo. “Para que os tensoativos do shampoo consigam fazer o seu efeito de limpeza o cabelo deve estar completamente úmido, a ativação das micelas de limpeza acontece na presença de água e ar. Não umedecer adequadamente os fios pode dificultar a ação do shampoo e a remoção das sujidades”, explica

Erro 2 – Depositar o shampoo diretamente nos fios

De acordo com a cientista, o ideal é ativar a espuma com as mãos ou até mesmo diluir uma pequena porção do shampoo em um potinho com água, imediatamente antes da aplicação. “Não se pode diluir e armazenar o produto, pois isso altera a sua composição e desestabiliza a formulação. Ativar com as mãos ou diluir evita acúmulo de resíduos do shampoo nos fios e ainda melhora a performance da limpeza”, afirma a cientista. Porém, é válido lembrar que a diluição não pode ser feita em shampoos com finalidade terapêutica, pois isso compromete a concentração que será absorvida pelo couro cabeludo.

Jackeline também explica que não se deve aplicar shampoo no comprimento dos fios, já que o produto ativa cargas elétricas negativas no fio e abre demasiadamente a cutícula e isso deixa os fios com um efeito ressecado. “A forma correta é aplicar no couro cabeludo e deixar escorrer apenas a espuma no comprimento na hora do enxágue”, aconselha.

Erro 3 – Uso indiscriminado de shampoo de limpeza profunda

A cientista alerta também para o uso indiscriminado dos shampoos de limpeza profunda. “O ideal é que esse produto seja utilizado somente por profissionais em salão como progressivas e escovas. As pessoas usam de forma banalizada e essa abertura da cutícula não é positiva. A dica é optar por shampoos de limpeza inteligente, que removam somente as substâncias maléficas”, opina.

Erro 4 – Lavar o cabelo com água quente

A utilização de água em temperatura muito alta, pode gerar a perda protéica e dos lipídios benéficos presentes nos fios, além de causar danos ao couro cabeludo, favorecendo a ocorrência de dermatites e irritações. Além de estimular a produção excessiva de oleosidade na área.

Erro 5 – Friccionar excessivamente o couro cabeludo na lavagem

Friccionar (esfregar) excessivamente o couro cabeludo, também representa um outro problema, pois a forma correta de fazer a lavagem é massageando a região de forma leve e circular. “O couro cabeludo é um local sensível e ricamente vascularizado, está intimamente ligado à saúde capilar, pois é o ponto de acontecem de milhares de folículos pilosos, região onde está concentrada toda a atividade fisiológica que envolve o ciclo de crescimento, queda e reposição de novos fios. Temos que ter um cuidado especial para não provocar danos nesta região”.

Erro 6 – Deixar resquícios de produtos no cabelo após a lavagem

Não enxaguar completamente os produtos, por sua vez, é algo recorrente que pode causar danos ao fio. “É um hábito comum as pessoas deixarem resíduos de produtos com enxágue nos fios, mas isso pode trazer malefícios para a fibra capilar. Todo produto que tem especificado no rótulo o termo ‘com enxágue’ deve ser totalmente enxaguado dos fios, para evitar acúmulos de resíduos e até danos decorrentes do prolongamento de tempo de contato com a fibra capilar”, pontua a cientista.

Erro 7- Utilizar produtos com parafina

O uso de produtos com parafina também representa um risco para a saúde capilar, pois podem entupir os folículos pilosos, provocar sobrecarga nos fios e o ressecamento tardio da fibra capilar. “Esses produtos não conseguem entregar resultados eficientes por provocarem essa obstrução, impedindo a absorção, até mesmo, de seus próprios ativos”, detalha.

Agora você já sabe quais cuidados deve ter na hora de lavar o seu cabelo!

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1532


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Corte Americano Masculino Como Usar Calça Caqui Masculina 5 Perfumes Masculinos com Feromônios! Como se tornar um homem mais atraente Risco na Sobrancelha está em alta