O que determina o preço de um perfume? Sua qualidade? Não. Seus ingredientes? Tampouco. Preço é basicamente resultado do posicionamento da marca. Se o público-alvo for adolescente, ela apostará em preços baixos para vender grandes volumes.
O mesmo pode ocorrer se a fragrância for um clássico que a marca deseje manter no mercado a todo custo. Preço é mais uma decisão estratégica do que reflexo da real qualidade do perfume. Mesmo dentro do portfólio de uma grife é possível encontrar diferentes posicionamentos de preço. Quem sai ganhando é o consumidor, porém o preconceito contra fragrâncias baratas ainda é uma barreira.
Este TOP 10 foi criado por Daniel Barros, do blog Ego In Vitro, e traz perfumes bons que custam menos de 150 reais por um frasco de 50 ml. Vale a pena provar todos eles e tirar a sua própria conclusão!
Lapidus pour Homme (Lapidus, 1978).
Recomendado para quem curte perfumes com vibe dos anos 80, Lapidus pour Homme é uma composição potente e animalesca que combina notas pesadas de tabaco, mel, agulhas de pinho e incenso com notas leves de bergamota, alecrim, lavanda, abacaxi, rosa e lírio-do-vale. Este choque de contrastes gera um aroma selvagem e ousado, impossível de passar despercebido. Lapidus pour Homme é um belo exemplo de como sintéticos podem ser utilizados de forma competente.
One Man Show (Jacques Bogart, 1980).
Muitos começaram suas coleções com este clássico de Jacques Bogart, que sobreviveu aos tempos e gerou vários flankers. Trata-se de um chipre amadeirado à moda antiga, com nota marcante de musgo de carvalho. Na saída, One Man Show é uma explosão aromática graças a um enorme acorde de bergamota, manjericão, artemísia, gálbano e cominho. O centro revela um buquê masculino que contrapõe o quente (cravo) e o gelado (gerânio). Uma rica base amadeirada e balsâmica conclui a composição.
Quorum (Antonio Puig, 1982).
Esta fragrância remete diretamente aos anos 80 devido ao seu caráter fortemente herbáceo de agulhas de pinho e musgo de carvalho. Seco e amargo, Quorum há mais de trinta anos vem conquistando homens e mulheres com seu aroma incisivo e viril. Para amenizar o aspecto pinhoso, a composição leva notas cítricas na cabeça e couro e tabaco na base. Quorum é a opção ideal àqueles que sentem falta de perfumes masculinos potentes com vibe de barbearia.
Nightflight (Joop, 1992).
Conhecida pelo infame Joop Homme, esta casa tem em seu portfólio opções bem diversas. Entre elas está o Nightflight: uma fragrância suculenta, com o abacaxi como nota principal. Também constam na fórmula notas cítricas (bergamota e limão), aromáticas (gerânio, coentro e lavanda), florais (rosa, jasmim e lírio-do-vale) e cremosas (sândalo, âmbar e fava tonka). Não é um perfume para todos, principalmente porque mantém o DNA da casa que parece ser fixação e longevidade em esteroides.
Animale Animale for Men (Animale, 1994).
Perfume barato e eficiente, amado por homens e mulheres, Animale Animale pode ser resumido em três notas: mel, tabaco e abacaxi. Bastante masculino e “seduzante”, traz também lavanda, âmbar, sândalo, limão, almíscar, noz moscada e patchouli. Supere o preconceito de comprar uma fragrância barata: Animale Animale for Men exala como um animal no cio e fixa como um ursinho de pelúcia.
Blue Jeans (Versace, 1994).
Perfumes orientais podem ser opulentos, mas não necessariamente caros. Esta criação de Versace parece ser uma das queridinhas das mulheres por ser tão sensual e masculina. Blue Jeans é uma fragrância para quem gosta do acorde fougère (lavanda e cumarina) cercado de notas cítricas (limão, laranja e bergamota), florais (rosa, jasmim e íris) e especiadas (anis e cravo). Um banho de baunilha e âmbar deixa Blue Jeans com um caráter oriental marcante.
Quartz pour Homme (Molyneux, 1995).
Fresco e seco, Quartz pour Homme é uma fragrância amadeirada elegante. Enquanto sua saída é cítrica e amarga, seu coração consiste de uma interessante combinação de notas frutadas (cassis), florais (jasmim) e picantes (cravo-da-índia). Na base, madeiras nobres, labdanum, couro e almíscar concluem a composição com refinamento. Quartz pour Homme é um perfume único, diferente do que estamos acostumados.
Ferrari Black (Ferrari, 1999).
Claramente facilitado pelo poder da marca, Ferrari Black é um dos perfumes mais vendidos no Brasil. Seu sucesso é também motivado pela sua versatilidade, já que se trata de uma composição aromática fougère picante e adocicada no ponto certo para poder ser usada tanto no escritório quanto na balada. Ferrari Black tem uma saída bem fresca e frutada, evoluindo para uma base oriental de âmbar, canela e baunilha, além de muito musk.
Laguna Homme (Salvador Dalí, 2001).
Exatamente dez anos depois do lançamento do translúcido floral frutado Laguna (feminino), a casa resolve trazer o conceito para o mundo masculino na forma de um oriental amadeirado com traços marinhos. Laguna Homme abarca paz e harmonia, feito para as férias, especialmente à beira do mar. Topo de cítricos, sálvia e verbena, centro de rosa e jasmim e base de fava tonka, âmbar e musk.
Blue Seduction for Men (Antonio Banderas, 2007).
Para um ator é sempre um risco lançar uma linha de fragrâncias, afinal ainda existe preconceito – imagine então para um espanhol mucho macho. Blue Seduction for Men é um aquático moderno e descolado, fresco e suficientemente doce para ser sexy. O perfume abre fresco e suculento com notas de maçã, cassis, melão e menta, tornando seu lado oceânico e translúcido mais contemporâneo e menos batido.
Colaboração: Daniel Barros – Ego In Vitro.
Amei! Chique!
Perfumes ótimos, já usei o Ferrari Black, é realmente muito bom.
Mas depois que conheci o Empire não larguei mais, a fixação dele é sensacional, o dia inteiro com o cheiro do perfume.
Comprei nessa loja virtual: http://www.hinodeonline.com.br/01271976 de um amigo do RJ.
Esse mês pretendo comprar o Empire Intense e um Ferrari Black. 🙂
Excelente post. Acrescentaria todos os masculinos e alguns unissex da marca francesa L’occitanne. Excelente custo benefício e algumas preciosidades por preço acessível (l’occitan, Eau des Baux, Vetyver, este último será descontinuado, então se achar, compre!)
Concordo!
Mas tem melhores!!!
Tipo:
Million
Armani Code
Allure (Chanel)
Bleu (Chanel)
Tom Ford Noir
Dior Homme By Christian Dior
The One by Dolce Gabbana
Terre D’Hermes by Hermes
L’homme Yves Saint Laurent
Angel Men By Thierry Mugler
Jean Paul Gaultier Le Male Terrible
Qual parte do “bons e BARATOS” você não entendeu, meu querido?