Em 2021, durante a COP26, a indústria da moda se comprometeu com a sustentabilidade. A inovação material acelerou e o interesse pela circularidade despertou. Surgiu uma percepção crescente de que a mudança climática é algo importante e que todas as indústrias, além da moda, devem começar a se preocupar com o tema.
Até o momento, o progresso da sustentabilidade na moda tem sido lento porque foi projetado para ser, ajustando apenas as bordas, dizem os defensores. A mudança climática e dos mares agora faz parte da conversa, mais do que antes. A eliminação dos combustíveis fósseis e o aumento dos salários dos trabalhadores, que exigem uma transformação sistêmica da infraestrutura da indústria e dos modelos de negócios, estão no topo da lista de especialistas como as prioridades mais fundamentais a serem abordadas no próximo ano.
No final do ano passado, todos os olhos estavam voltados para a COP26 e correções parciais continuaram sendo exibidas, mas também havia esperança: os líderes condenaram os combustíveis fósseis pela primeira vez e fizeram mais conexões entre clima e biodiversidade. A moda teve uma presença maior e mais abrangente do que nunca e o evento teve a maior representação indígena da história da COP.
A moda está caminhando para um futuro mais sustentável
Não é questão de tendência ou não. É de urgência!
A indústria da moda tem uma grande importância em todo o mundo e sabe das suas obrigações com o planeta. Sendo assim, não existe outra opção… A moda terá que se tornar sustentável.
Caso contrário, será insustentável continuarmos habitando esse planeta.
Como ser mais sustentável?
Essa é uma questão crucial para cada um de nós. Não importa em que lado da equação estejamos, é pensar sobre e compreender os efeitos das escolhas que fazemos, para que possamos fazer melhores no futuro.
Algumas perguntas para reflexão…
Você precisa comprar muitas roupas novas?
Já parou para pensar em qual a origem da peça que você usa? É de trabalho escravo?
O que você faz com as peças que não usa mais?
Costuma comprar roupas em brechós e bazares?
E uma boa para finalizar:
Que tal procurar por produtos que já são sustentáveis?
Muitas marcas já estão trabalhando com roupas, acessórios e calçados sustentáveis.
Um bom exemplo é a CONSTANTINO, que lançou uma linha ECOLAB, com calçados que são feitos de tecido composto por 50% de garrafas pet recicladas e 50% de algodão orgânico. E o solado é composto 100% por sobras de borrachas recicladas. Pra finalizar, a Palmilha Foamtech tem espuma ecológica que é biodegradável.
Eu já tenho usado os calçados da marca nos meus looks e recomendo.
Além de confortáveis e estilosos, também ajudam nessa luta pela moda sustentável!
Para saber conferir toda a linha da Constantino, CLIQUE AQUI.