Skincare: Aprenda os passos para a rotina de cuidados com a pele

Skincare, para os leigos, significa rotina com os cuidados com a pele. Cosméticos, rituais, etapas. Tudo isso constituem um bom skincare e aí que mora o perigo. Homem é um bicho que não gosta muito dessa rotina.

Mas é bom que faça, pois é exatamente o skincare que vai cuidar da saúde da sua pele bem como prevenir o envelhecimento externo causado por poluição, raios solares e radicais livres.

Bom, não seja cara de pau de dizer que nunca pensou na rotina skincare e que ao menos usa filtra solar. Se não usa também. Tá tudo bem. Antes tarde do que nunca.

Antes de mergulhar nesse poço, é importante entender o seguinte qual é o seu tipo de pele. Há três tipos (seca, oleosa e mista) e, no decorrer da nossa vida, a nossa pele muda e vai ficando mais seca.

Isso é importante para você direcionar todo o combo de skincare para produtos específicos para o seu tipo de pele. Como fazer isso, o ideal é a ajuda de um especialista, ou um dermatologista ou pelo menos uma esteticista.

Passou essa fase, vamos aos passos que todo mundo (não apenas homem) tem que seguir.

1. Limpeza da pele

Provavelmente todos os homens lavem o rosto pelo menos uma vez ao dia. Porém, recomenda-se a lavagem duas vezes ao dia. Ao acordar ou ao se deitar e no banho, a depender do horário que você toma banho. Se toma cedo, lave o rosto ao se deitar ou se toma banho para dormir, lave o rosto ao levantar.

Água sempre gelada da torneira da pia. Nada de lavar no banho. Use sabonete específico para o rosto e se tiver barba, xampu para barba. Lembramos que homens possuem peles mais oleosas e são mais propensos a poros dilatados, cravos e espinhas, por isso usem produtos em gel ou sérum e não comedogênicos.

Pele e barba devem ser sempre higienizadas para eliminar sujeira, micro organismos e renovar as células mortas.
Ao secar passe a toalha levemente para evitar que a pele fique sensível, seca e com rugas.

2. Para uma limpeza mais profunda: esfoliação.

Todo mundo tem que fazer esfoliação na pele. Porém, o que muda é a frequência. Peles mais secas requerem no máximo uma esfoliação por semana. Já as mais oleosas permitem que você aumente a frequência para duas vezes na semana. Ela deve ser feita tanto na pele do rosto quanto da barba. Há a esfoliação mecânica, com produtos que possuem microesferas e a esfoliação química, feita com ácidos.

A esfoliação é responsável pela renovação cutânea, eliminando células mortas e impurezas, que deixam a pele seca, sem viço e envelhecida. Essa limpeza profunda também elimina cravos, espinhas e uniformiza o tom da pele.

A esfoliação também permite que os produtos de skincare penetrem melhor no rosto e estimula a produção de colágeno.
Finaliza o dermatologista que a esfoliação só não é indicada para quem tem pele sensível-

3. Hidratação com hidratante e balm.

Com a pele limpa, nós temos que criar uma barreira protetora que nutra a pele e a barba, impedindo que elas ressequem, pela perda de água, com os agentes do tempo (chuva, vento, sol etc.) e também perca nutrientes.

Essa barreira protetora é muito importante para manter uma pele viçosa, bonita e saudável.

Os balms para barba geralmente possuem ações antifúngicas e antibacterianas, evitando doenças, diminuindo irritações e coceiras.

Sem falar que a pele entende que está hidratada quando você a hidrata, o que faz com que ela pare de ficar produzindo sebo e oleosidade desnecessariamente. Logo, peles oleosas devem ser hidratadas, com o intuito de controlar a oleosidade.

4. O pós-barba é um passo importante do skincare.

Se você não cortou literalmente seu rosto, com certeza, o presto barba ou navalha fez micro cortes imperceptíveis a olho nu que devem ser cuidados.

Usar pós-barba é indispensável, para evitar foliculite, doenças, vermelhidão e alergias. As loções pós-barba possuem ações calmantes, tonificantes, hidratantes, adstringentes e esterilizantes.

Além de restaurar a barreira da pele, esses produtos matam micro organismos trazidos pela lâmina ou por agentes externos nos folículos onde nascem os pelos.

5. Para finalizar, o famoso creme anti-idade.

O famoso creme anti idade de antigamente hoje ganhou novas versões. Já não se fala mais em anti-idade, mas sim anti envelhecimento, pois cada pele apresenta uma versão dentro da mesma idade.

Sem falar que hoje falamos em séruns, ácidos e outros produtos com ação hidratante e nutricional, que possuam em sua fórmula: retinóides, ácido ferúlico, vitamina E, coenzima Q10, resveratrol, ácido hialurônico, ativos antioxidantes, peptídeos, ceramidas e vitamina C, reduzindo rugas, flacidez, inibindo o envelhecimento precoce e deixando a pele mais uniforme, jovem e bem cuidada.

Todos assinaram o contrato de adesão com a rotina skincare? Skincare vai muito além de beleza, entendam isso. É saúde.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 821

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados