Saia Masculina: Preconceito até quando? Conheça sua história!

Essa história tem mais de 3000 anos, mas ainda é um tabu em muitas partes do mundo, principalmente aqui no Brasil. Já falamos sobre elas, já montamos looks com elas, mas as saias masculinas ainda são confundidas com sexualidade e evitadas por muitos homens por esse motivo. Antes de começar a ler esse post, esqueça tudo o que você ouve ou já ouviu falar sobre saias masculinas.

O fato é que com a última visita do Marc Jacobs, estilista da Louis Vuitton, pelo Brasil (onde passou por boates, tomou sol na praia e passeou pela orla carioca), em uma dessas ocasiões ele e seu namorado, Harry Louis, foram vistos usando saias (veja as imagens abaixo) e a discussão sobre a peça voltou à tona.

COMO SURGIRAM

Vamos lá: como tudo que é usado hoje tem uma justificativa história e sempre há um porquê atrás de um look, não é novidade para ninguém que a saia masculina é um artigo que não surgiu assim, do nada, como muitos pensam.
É difícil encontrar registros de quando essa peça do vestuário passou a ser reconhecida como saia. Resumidamente, começou a ser usada há 3000 anos pelos sumérios, depois no Egito e no Império Romano. Todos esses povos utilizaram por infinitos fins, menos para segregar gêneros.

Mas a história que mais conhecemos e que mais se aproxima do que entendemos por saia masculina de hoje são a utilização dos Kilts.

Tradicionalmente enroladas pela cintura e depois jogada por sobre o ombro esquerdo, eram confeccionadas com lã Tartã e utilizadas por guerreiros e batedores dos clãs. Além disso, cada clã possuia o seu próprio tartã (padrão), era isso que diferenciavam uns dos outros. É um traje típico das Highlands escocesas. No início do século XVIII uma versão menor passou a ser adotada, que é mais parecido com as que são usadas hoje. Devido a sua origem, muitos povos de raízes celtas também usam Kilts, como os irlandeses, galeses e os córnios. Veja acima fotos que tirei da revista Vogue edição setembro 2011, que fala exatamente sobre isso. E abaixo, imagens atuais. Reparem como cada look tem um toque pessoal sem ser nem um pouco apelativo.

NAS PASSARELAS

Então, fui a busca de desfiles masculinos das últimas semanas de moda que tiveram a presença de saias e, principalmente as kilts, foram apresentadas nas semanas de Copenhague e Valencia para o outono/inverno 2013. Mas a última semana de moda de Paris foi que a saia teve sua grande atenção sendo destaque nos desfiles de marcas como Quasimi, Givanchy, Thom Browne e Comme des Garçons. Todas em tons sóbrios, claro. Já Rick Owens apostou nas longas em preto e branco, que também foram vistas no streetstyle desse circuito. Já no Brasil, João Pimenta foi o único estilista que mostrou suas versões das saias masculinas no SPFW.


NAS RUAS

Se você é um homem de coragem e não tem medo de sofrer bullying na rua (risos), aí vão algumas dicas: muitos dos looks masculinos de streetstyle (com saia) nas semanas de moda foram compostos com leggin ou calça skinny sobrepostas. No geral, todas tem cores sóbrias como preto, branco, marrom e cinza, mas outros se arriscam no estampado, poucos. No caso da Kilt, escolha camisas lisas e coturnos. Aproveitem o inverno e complementem o look com jaqueta de couro e lenços também em cores escuras (o preto não tem erro). Inspire-se abaixo, monte um look e envie pra gente!

E aí, o que você pensa sobre saias para homens?

Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.
Post criado 142

35 comentários em “Saia Masculina: Preconceito até quando? Conheça sua história!

  1. Sou apaixonado por kilts. Em uma das aparições do Marc Jacobs em seus desfiles, fiquei curioso, fui pesquisar e daí veio a vontade de ter uns. Infelizmente aqui em Goiânia o falatório é muito. Acabo deixando o uso de kilts restrito a baladas. Vez ou outra a uma volta no shopping. Gostaria de usar mais em outras ocasiões.
    Gostei do post, das dicas. Excelentes. Passa da hora de o brasileiro abrir mais um pouco a cabeça!

  2. Me desculpem mas é espantosamente ridiculo!
    Existem distinções entre o corpo masculino e feminino da mesma forma que em seus trajes.
    É algo feio de se ver, ofensivo a natureza masculina (veja bem eu disse natureza masculina e não “machismo” extremamente caricato e contribui ainda mais para que acha repulsa da sociedade perante os gays, afinal é muito comum e facil ouvir: “olha lá o viadinho querendo parecer uma mulher!” , quer coisa mais degradante que isso?

    1. Coisa mais degradante que isso são pessoas, em pleno 2012, deixando de se vestir da forma que querem para se moldarem a uma máscara pronta só porque a sociedade marginaliza esse tipo de comportamento. Mais degradante, são as pessoas sendo infelizes e deixando de viver as suas próprias vidas preocupadas no que os outros irão pensar sobre elas. E, mais degradante ainda, só mesmo pessoas com esse pensamento retrógrado que ignoram a história da indumentária e acham que esse tipo de peça “ofende a natureza masculina”.

      1. Concordo! Estes são os “fantoches” da sociedade.
        A história da indumentária prova que saias são parte do guarda roupas masculino desde tempos imemoriais. O preconceito vem da ignorância.
        O que esse povo pensa? Que os homens das cavernas, os gregos, os romanos usavam calças? E os padres, usam o quê? No oriente do mundo, os homens usam o quê? Saias ou vestidos! E isso não faz um muçulmano, um indiano, um samurai menos macho (e por aí vão dezenas de nacionalidades e credos…).

        1. respondendo a(o) sana :

          e alguem aqui mora na india? alguem aqui vive no oriente pra ser samurai? , por acaso eu sou grego, padre ou vivo nas cavernas?
          HAM? HAM? HAM?

          Não sua idiota!
          por acaso voce já viu um médico fazendo uma consulta de saias? ou um gerente de alguma empresa comparecendo a uma reunião de saia? um professor educando crianças de sais???
          NÃO NÉ !!

          agora é claaaaro dependendo do tipo de pessoa ou do “ambiente” que se vive ou frequenta isso pra voce deve ser coisa mais normal né
          claro se eu fosse uma bichinha passivona que ferve na “buati” depois de passar a semana toda trabalhando como vendedora em lojinha de shopping… daaaai é outra historia , afinal não dizem que a roupa é reflexo da vida social da pessoa?

          1. Kkkkkkkkk, que interessante ver a que ponto uma pessoa frustrada e mal resolvida chega né. Se vc não tem coragem e liberdade consigo mesmo para tais feitos, não oprime quem tem e faz. Ao invés, liberte-se das amarras da ignorância e se não usa porque não gosta, não critique dessa forma grotesca e pifia quem tem total liberdade e respeito por si próprio. Ser homem de verdade é isso meu caro, respeito pelo outro, ignorante terceiro-mundista.

      2. ‘degradante’? hahahaha… alguns visuais eu curti, mas no geral eu acho q n fica bem não. esteticamente eu n curto. e isso n quer dizer q eu seja ‘fantoche’ do [email protected]# a quatro… só quer dizer q eu olhei e achei feio ;)

      3. Cara voce é ridículo!
        todas as coisas evoluem, bem como a sociedade! Não adianta voce meter o pau em cima da moral e dos “bons” costumes, dizendo que a sociedade é isso , que a sociedade é aquilo e bla bla bla … voce não VIVE nessa sociedade? voce não INTERAGE nessa sociedade ? ou voce é um organismo autotrofo? um ser altamente suficiente? ham? ham? ham?

        Não estou dizendo que voce DEVE seguir e acatar todas as regras que a sociedade impõem ou melhor induz mas pelo menos deve se adequar aos tempos em que se vive !
        Na sociedade meu amigo ou voce se adapta ao meio ou voce é extinto
        da mesma forma que a saia foi extinta do armário masculino!

  3. Eu usaria em um look goth onde me sentiria à vontade e natural, mais em looks coloridos e alegres não mesmo, mais aí vai da personalidade do cara ou opção sexual mesmo, já que kilts coloridas e alegres inevitavelmente aqui no Brasil seria gay.

  4. O preconceito vem da ignorância. Falta cultura de moda por aqui e adorei o fato de vocês abordarem a parte histórica da coisa.
    Homens SEMPRE usaram saias, e ainda usam no oriente.

    Os homens tendem a achar que saia é do guarda roupas feminino mas NÃO é. É uma peça unisex. A calça como conhecemos hoje existe há pouco mais de 200 anos e esse foi o tempo necessário pra criar o preconceito com os homens de saia. Calça sim é peça masculina e mesmo assim, as mulheres as usam.

    Eu vou divulgar esse post pois além de informativo é didático.

    Eu tenho um post sobre homens de saia que fiz em 2010 em meu blog: http://modadesubculturas.blogspot.com.br/2010/09/homens-de-saia.html

  5. Uma das coisas que mais vejo nas opiniões sobre a saia para homens é o famoso “Fica feio, não combina com homem”.
    Ora, vivemos no Brasil. Aqui, já somos todos criados (ou seria adestrados) para achar que saia é para mulheres. Então, se é algo destinado a elas, fica feio neles. Na Escócia (e em outros países onde homens usam saias), onde isso ja faz parte da cultura, ninguém diz que kilt é feio, que homem fica feio de saia. Pelo contrário. Acham lindo, é um traje utilizado em muitos eventos formais, e nunca teve nada a ver com sexualidade. Vivemos em um país atrasado, careta, fechado a novos pensamentos, que parece ter necessidade de viver nesses moldes “impostos” por sei lá quem.

  6. Nossa, adorei a matéria, usaria fácil. Não consigo achar feio usar saias, mas entendo quem acha. Acredito que também achavam feio mulheres usando calças, no começo. Toda mudança gera estranhamento.

  7. Eu acho que essa peça ainda não está estilosa para um homem
    mas acho que o estilo romano ou egípcio ficaria muito legal para ir a praia ou lugares onde não se usa a parte de cima da roupa.
    Não combina muito com peças para o busto porque tira o formato de “V” masculino.
    Minha opinião !!

  8. Achei o post muito interessante. Estamos sim cansados de ver filmes com homens de saia porque retrata a cultura antiga. Hoje em dia a cultura mudou, a calça é uma peça mais reconhecida para a vestimenta de um homem, o que não significa que é obrigatória.
    Por não ser comum, vejo a saia como um item fashion masculino, um item que somente homens realmente amantes da moda usariam, acho que os outros não teriam o trabalho de sair do “normal do dia a dia” só por sair.
    Para os que curtem moda, acho super válido ficar antenado nos looks e tendências, acho legal também que usem, que mostrem a natureza artistica da moda. E quando digo homem quero dizer sexo, não orientação sexual. Acho que qualquer homem interessado nesse tipo de look pode investir.

    Minha opinião como mulher? Olha, eu não achei atraente. Por estar fora do meu dia a dia não consigo visualizar a saia como uma peça que valorize o corpo masculino. Mas isso é gosto. É como achar morenos atraentes e loiros não, por exemplo.

  9. Uma vez,li um comentário dum francês dizendo:
    “O homem brasileiro veste-se mal.Vai ao trabalho,ao mercado,a festa como se fosse para acadêmia,tudo resume-se bermuda e tênis de corrida.”
    Não posso generalizar,mas alguns comentários concretizam isso.Tudo que é diferente,é gay e portanto impróprio.
    Eu quero uma saia.

  10. Acredito que os que nao aprovam ou nao usariam, na grande maioria nao se garantem, sou hetero sem nenhuma tendencia nem preconceito gays, mas uso sem problemas. Nunca precisei da moda ou da opiniao alheia pra fazer oque quer que fosse.

  11. Acabei de tirar meu kilt do armario (coincidencia infeliz, garanto rs ) e o coloquei, curiosamente estava conversando com um amigo sobre a peça e resolvi ver na internet as opiniões sobre tal roupa, acabei parando aqui logo de cara, e admito, temos varias opinioes diversificadas aqui, muitas com uma pitada de preconceito, mas enfim, cada um vista a saia que quiser, ou nem vista neh kkk, parabens ao autor do texto, o kilt é uma peça muito pouca explorada, principalmentes nas terras tupiniquins, acho que vimos aqui um pouco do porque, admito que não é comum vermos alguem de kilt pelo brasil, mas isso não quer dizer que não existam pessoas que o usem ( e não são homossexuais necessariamente), me esforço pra tentar dar um pouco de razão a alguns comentarios que alegam que o kilt tira os traços masculinos, não acho, um kilt acompanhado de uma blusa preta ao me ver parece algo bem machão kkk como alguns querem, claro que um fisico um pouco mais atletico ajuda nessa hora, creio que alguns tem essa opinião por que realmente as fotos do texto nao passam a maior masculinidade do mundo, até pq são fotos dos gringos que tem conceitos de beleza, genero e até a propria cultura ( educação e respeito a diversidade e muito mais tmb…), se voce for usar um kilt em um lugar publico nao se espante com olhares de estranheza, fuzilamento, e sussuros , nesses casos faça o mais educado possivel, levante seu kilt e mostre como vc é homem ( espero que esteja usando uma cueca nesse momento rs), não, não faça isso kkkk, nao se rebaixe ao nivel deles, sinceramente, talvez este post ja esteja morto e ninguem ira ler isso, mas me senti com vontade e dever de escreve-lo, dando risadas com os comentarios, me assustando com alguns deles e vende como nosso pais ainda esta preocupado com o que o vizinho faz com o corpo, bem, é isso.(mano, isso fico meio grande rs….)

  12. Acabei de tirar meu kilt do armario (coincidencia infeliz, garanto rs ) e o coloquei, curiosamente estava conversando com um amigo sobre a peça e resolvi ver na internet as opiniões sobre tal roupa, acabei parando aqui logo de cara, e admito, temos varias opinioes diversificadas aqui, muitas com uma pitada de preconceito, mas enfim, cada um vista a saia que quiser, ou nem vista neh kkk, parabens ao autor do texto, o kilt é uma peça muito pouca explorada, principalmentes nas terras tupiniquins, acho que vimos aqui um pouco do porque, admito que não é comum vermos alguem de kilt pelo brasil, mas isso não quer dizer que não existam pessoas que o usem ( e não são homossexuais necessariamente), me esforço pra tentar dar um pouco de razão a alguns comentarios que alegam que o kilt tira os traços masculinos, não acho, um kilt acompanhado de uma blusa preta ao me ver parece algo bem machão kkk como alguns querem, claro que um fisico um pouco mais atletico ajuda nessa hora, creio que alguns tem essa opinião por que realmente as fotos do texto nao passam a maior masculinidade do mundo, até pq são fotos dos gringos que tem conceitos de beleza, genero e até a propria cultura ( educação e respeito a diversidade e muito mais tmb…), se voce for usar um kilt em um lugar publico nao se espante com olhares de estranheza, fuzilamento, e sussuros , nesses casos faça o mais educado possivel, levante seu kilt e mostre como vc é homem ( espero que esteja usando uma cueca nesse momento rs), não, não faça isso kkkk, nao se rebaixe ao nivel deles, sinceramente, talvez este post ja esteja morto e ninguem ira ler isso, mas me senti com vontade e dever de escreve-lo, dando risadas com os comentarios, me assustando com alguns deles e vende como nosso pais ainda esta preocupado com o que o vizinho faz com o corpo, bem, é isso.

  13. Matéria interessante! Acho que saias fazem parte normal de uma indumentária, e deveria permanecer assim para ambos os sexos. Use quem quiser. Mas aqui no Brasil boa parte da população tem pensamento retrogrado. Brasileiro no geral tem medo de se sentir menos homem e medo do que os outros pensam dele. Acredito que eu não usaria, mas não vejo nada anormal em usar.

  14. a saia não tem genero nem sexo é apenas um pedaço de pano ou tecido como outro qualquer. Preconceito ou omofobia é SÃO COISAS DO PASSADO E A REDE GLOBO TÁ AÍ PRA MOSTRAR PARA TODO BRSIL e pode dá processo até mosmo hordem de prisão. Nunca se esquecam que os maiores ladrões são aqueles de calça e tudo mundo fica batendo palma que nem FOCA !!! UMA PESSOA DE SAIA NUNCA IRÁ SOCAR UM 38 NA SUA CARA PARA TE ASSALTAR SEUS IPÓCRITAS NÃO USAM SAIA MAS FAZEM OUTRAS COISAS MUITO PIORES. É SO LIGAR A TV A TARDE PARA ASSISTIR O DATENA.

    PENSAMENTO DO DIA !

    A moral não esta nas roupas que vc usa mais sim nas suas atitudes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos