quao-poluente-seu-armario

Coming Soon
Você tem noção de quão poluente é o seu armário/guarda-roupa?
Você tem noção de quão poluente é o seu armário/guarda-roupa?
Você tem noção de quão poluente é o seu armário/guarda-roupa?

Acredito que essa é uma pergunta que comporta as mais variadas respostas e que a maioria ainda não esteja assim tão preocupada em saber o quão poluente o guarda-roupa deles é. Porém, essa década mal começou e SUSTENTABILIDADE se tornou palavra de ordem na era mais quente da história e, ao que tudo indica, consequência da emissão de gases e a criação do efeito-estufa.

Vamos ser permeados nos próximos tempos por conscientização, preocupação com o meio ambiente e uma busca maior por informações do tipo: como as nossas roupas são feitas (how clothes are made)?.

Lembrando que a indústria têxtil é uma das que mais polui e tenta esconder toda a sujeira que produz (só um adendo basiquinho no currículo da indústria da moda!).

Poxa, até os engajados podem ter peças no seu guarda-roupa que sequer lembram a origem, ou são provenientes de marcas que não fornecem quaisquer dados sobre a sua produção e assim vai… As dificuldades para se mensurar isso, nessa altura do campeonato (com um guarda-roupa feito e bem montado), é bem grande e difícil por sinal. Como conseguir fazer isso então?

O e-commerce americano ThredUP, em parceria com a empresa de consultoria sustentável Green Story, desenvolveu um site que faz isso tudo para gente. O Fashion Footprint Calculator calcula o quão poluente é seu guarda-roupa por meio da resposta de 12 perguntinhas rápidas (só que em inglês, para a infelicidade de muitos… Qualquer coisa joga no Google Tradutor e manda ver).

No final do questionário, o site apresenta o quanto você gasta em CO2 em libras e a sua posição em relação à média americana. Segundo o site, o hábito fashion norte-americano representa em média 734,8 kg de CO2 lançados anualmente na atmosfera (o equivalente a cerca de 10 viagens de avião entre São Francisco e Los Angeles – uma distância de 617km, multiplicada por dez).

Óbvio que nós brasileiros consumimos bem menos que os americanos, que são seduzidos por preços baixíssimos. Mas, mesmo assim, você está preparado para saber o quão poluente seu guarda-roupa é? Agora não tem mais desculpa people, qualquer um pode calcular. Faça o teste que é muito rápido, não precisa digitar nada. É só múltipla escolha.

Vou compartilhar o meu resultado com vocês:

resultado-etiqueta-verd

Percebam que a minha pegada na moda é média-baixa. E a sua? conta aqui para noixxx!






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.