Como inserir o blazer no dia a dia (e adaptá-lo ao seu estilo)

Uma das primeiras peças que o homem inclui no armário logo após sair da faculdade ou ganhar aquela promoção no trabalho, é o blazer. Ele é a peça que representa a maturidade e a responsabilidade do homem. Vem, na maioria das vezes, junto com o restante do traje “oficial” do ambiente de trabalho formal: terno, sapato social e gravata. Eu não sou do meio corporativo e, por isso, nunca adotei a peça para o meu dia-a-dia.

Blazer

Aqui no Brasil a gente tem a mania de pensar de que existem somente dois trajes para o homem: o do trabalho e o para sair nos finais de semana. Mas a história vai muito além e eu descobri que o blazer é uma peça muito útil para as mais diversas situações e não necessariamente precisa ter aquele mood careta e certinho. Adotá-lo pode ser a maneira que você procura para dar um upgrade na roupa do dia-a-dia e deixar o look pronto para circular em qualquer ambiente.

Se você pensa em adotar o blazer para transmitir uma imagem mais sóbria (trabalho novo, reunião com cliente, eventos mais “sociais”) ou simplesmente adotar uma postura mais adulta no seu círculo de convívio sem correr o risco de parecer “coxinha” ou ter aquele visual arrumadinho-sem-graça, fique de olho nas dicas abaixo e veja como não é nada de outro mundo. As dicas vão para cada estilo de homem: básico, estiloso, fashionista, casual e rocker.

1. Básico

O homem básico não costuma se preocupar com a combinação de peças. Por isso, geralmente o blazer cinza é o ideal, por combinar com todas as cores. Ele não é tão formal quanto o preto e pode vir acompanhado de peças muito simples como camisetas lisas, calças jeans reta e tênis esportivo (peças já conhecidas e usadas por homens desse estilo). Repare na foto abaixo: o visual é simples, natural e muito adequado tanto para ambientes de trabalho quanto para lugares mais casuais. O bom do estilo básico é que a preocupação com cores, tecidos e moda, fica em segundo (talvez terceiro ou quarto) plano, e o blazer atualiza o visual sem o menor esforço.

blazer

2. Estiloso

O homem estiloso já sabe ousar um pouco mais, e de forma muito natural. Sabe usar um óculos escuro e combiná-lo com a roupa, opta por calçados diferentes e se preocupa que a combinação de peças esteja harmônica. Gosta de estampas mais discretas, mas prefere não combiná-las entre si. O blazer, para esse estilo, é um plus no visual e pode vir acompanhado de bermudas, calçados da moda e estampas discretas. invista na combinação!

Blazer

3. Fashionista

O fashionista está por dentro das tendências de moda e sabe o que está sendo usado pelo street style. Na medida em que se inspira e busca informações em sites, revistas e blogs, aprimora seu visual e se permite arriscar mais. Não existe um blazer ideal para esse estilo. Se a peça for mais larga, justa ou tiver cores mais fortes e estampas, o fashionista vai saber adaptá-lo e ter as peças certas para combiná-lo. Uma dica é sobrepor à peças simples, e não necessariamente vesti-lo: além de ser uma maneira atual de usar a peça, se mostra adequada para a instabilidade do inverno brasileiro. Mas cuidado: é preciso saber manter a pose!

Blazer

4. Casual e confortável

A prioridade para esse estilo de homem é estar com peças confortáveis e que tenham um bom caimento e tecidos. Atualmente há blazers em moletom e linho, que caem como uma luva para o estilo casual e despretensioso. É uma maneira nada básica de vestir-se, porém demonstra que a preocupação no visual é com o bem-estar. As cores claras são as mais escolhidas, e podem sobrepor-se tanto a peças escuras quanto da mesma tonalidade.

Blazer

5. Rocker

O rocker tem atitude e personalidade. O blazer faz as vezes da jaqueta de couro que, muitas vezes, não são bem vistas em alguns ambientes. O ideal é resgatar o estilo rockabilly, que esteve em voga nos anos 1950, e investir em blazers com modelagem slim. Combine a calça skinny já conhecida pelo estilo rocker, sapatos como brogue ou botas e camisetas básicas (pode até ser de banda). O plus do estilo é investir em peças estampadas, como o xadrez da imagem abaixo.

Blazer

Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.
Post criado 142

25 comentários em “Como inserir o blazer no dia a dia (e adaptá-lo ao seu estilo)

  1. Os looks básico e casual / confortável são os que mais me agradaram.Mas ai é questão de estilo até porque nem sou um fashionista nem tampouco rocker, portanto pra mim ficaria fake e sem sentido esses dois. Mas não acho fácil usar blazer não. Ou vc corre o risco de ficar moderninho demais ou com cara de careta de escritório. Mas ai acho que vai o segredo.Nesse look básico que vc postou todas as outras peças quebram a aspecto mais formal que o blazer poderia dar.Mas vc não acha que é meio difícil acertar o ponto com blazer? Mas eu continuo tentando…risos..O caimento também é pulo do gato. Se for mais comprido fica tiozão e se for aquele em que o defunto era bem maior fica muito SPFW…Que dilema não?

    1. Valter, eu concordo contigo. QUE DIFÍCIL ACERTAR O PONTO. Blaser é muito difícil pra mim, diversas vezes provei e saí da loja insatisfeito, nunca sei como e quando usar quando acertar, parece sempre errado, mas nos outros parece tão certo. Eu tenho um no armário, ganhei e usei uma ou duas vezes, tô pensando em mandar pro alfaiate pra ajustar um pouco, deixar menor.

  2. Gosto de me vestir bem e adoro o estilo clássico. Porem tenho 19 anos e não posso me vestir como um homem maduro. Foi a partir dai que passei a criar minhas próprias camisas, dando minha cara Fashionista a peça. Sou adepto do blazer e crio meu estilo clássico para cada ocasião.

  3. Nossa, ha muito tempo esperava ler um texto assim, realmente muito bom, parabens e obrigado.

    Eu particularmente procuro ser mais discreto, porém sem abrir mão do estilo, por isso os looks dos estilos basico e casual caem como uma luva !!!

    Abraços.

    1. Tenta procurar lojas como Tevah (franquia pelo Brasil inteiro), zara. Se tiveres sorte, até lojas como Renner e Riachuelo tem alguma coisa, principalmente nestes últimos anos, em que tais lojas tem investido mais em peças desse gênero.

  4. Fala Dhyogo, parabéns pelo artigo!

    Realmente conseguir acertar o ponto em um blazer é muito difícil, confesso que ainda não me sinto a vontade para usar um por questões de não saber mesmo qual irá combinar, mas agora com esse post já pude me nortear um pouco, e vou no estilo casual/confortável, que parece ser o mais “neutro”. :-D

  5. Primeiro sou novo aqui e tenho gostado muito das dicas, sou do tipo que gosto de pesquisar sobre tendencias e adaptar pro meu jeito. Infelizmente onde moro é bem complicado porque o calor é infernal e as pessoas são tão desantenadas e até me arrisco dizer ignorantes que quando uso algo que está na moda e mesmo ficando super bem todos estranham e ficam julgando, mas pra mim isso é medo de arriscar.
    Continue o bom trabalho e me inspirando, queria pedir uma dica sobre mistura de estampas ainda tenho duvida nisso.

  6. Somente estilosos de pele BRANCA??? A moda ainda é tão racista!!! As pessoas DE MODA são tão RACISTAS… Seria interessante DE VEZ EM QUANDO diversificar mais as postagens, nem que seja AO MENOS por uma foto aqui outra ali de negros… Tá bom!!! Não precisa ser SOMENTE negros, pode ser de negros/ asiáticos/ indígenas… Aí já é pedir demais, né?????

  7. Boa noite Dhyogo!
    Estou a procura de um look para ir a um casamento, pensei em combinar uma roupa social com um bleiser, tipo ir todo de azul com um bleiser preto. Será que vc pode mim ajudar mim dando uma dica?
    Obrigado!

  8. A vontade de usar é grande, mas só quem mora aqui no oeste da Bahia sabe o calor que faz.
    Hoje estava quase derretendo (e estava de blusa regata) kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos