“Nossa, como esta atriz da novela está velha! Ela não tem mais idade para interpretar a mocinha, ela teria que fazer uma personagem de mãe, tia ou até de avó“. As vezes a gente se pega falando esta frase, mas horas depois estamos folheando uma revista e criticando a apresentadora de TV que está a cara do Coringa, de tanto inflar as bochechas, lábios e testa.
Mas quem estabelece o padrão de beleza, a mídia ou o público? Acredito que ambos. A Lady Gaga apareceu recentemente “mais cheinha” em um show e muitas pessoas ficaram indignadas com a sua forma física mais curvilínea. Semanas depois ela vomitou no palco durante uma apresentação e todos questionaram o motivo. Seria a pressão colocada sobre a cantora pop? Todo artista é obrigado a lidar com isso? Você compraria uma revista com uma modelo plus size na capa? Quantas vezes por semana você pensa em fazer dieta?
O livro O Retrato de Dorian Gray, escrito em 1890 por Oscar Wilde, conta a história de um jovem muito belo que, ao ver o seu retrato pintado em um quadro, diz:
“Com o passar dos anos eu ficarei velho, feio e horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, eu nunca serei idoso! Eu gostaria que fosse o contrário! Se eu pudesse ser jovem para sempre, se o quadro envelhecesse no meu lugar… Eu daria tudo por esse milagre, tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse disposto a dar em troca da eterna juventude. Daria até a alma!”
E foi isso o que aconteceu a partir daquele instante. Para quem já leu o livro, sabe que os nossos desejos podem ter consequências inesperadas. A boa notícia, é que atualmente não precisamos vender a nossa alma para tentar retardar os efeitos da ação do tempo.
Eu conversei com o Dr. Denner de Castro, dermatologista estético da Clínica D´Castro, e ele me disse que “A substância botulínica (conhecida como botox e que paralisa temporariamente os músculos faciais) chegou ao Brasil em 1992 e hoje em dia ela oferece efeitos mais suaves e eficazes. Aliada ao preenchimento de rugas, ela tem um efeito similar ao de um lifting, mas sempre precisar do ato cirúrgico, que ficaria mais caro e exigiria mais tempo de recuperação.” A aplicação da substância botulínica varia entre 600 até 1500 reais, fazendo com que o ditado De graça, até injeção na testa perca um pouco do sentido.
O Dr. Denner ainda me disse que a cada 10 pacientes, três são homens. “No começo eles vão acompanhados das esposas, mas depois se rendem aos benefícios dos tratamentos estéticos. Também há uma grande procura para depilação a laser na região da barba, incluindo o pescoço. Após algumas sessões, o paciente já percebe o alívio por não ter mais pelos encravados ou foliculite, um tipo de infecção dos poros causado após o barbear. Além disso, o público masculino costuma depilar as orelhas e narizes quando apresentam excesso de pelos.”
Cuidar da saúde e da aparência é fundamental para o nosso bem estar, mas quando vira uma obsessão pode fazer até com que percamos a saúde. O ideal, como tudo nesta vida, é o equilíbrio.
E você, já fez ou faria algum tratamento estético ou cirurgia plástica? Já comprou alguma revista que anuncia dietas milagrosas que lhe fazem perder muitos quilos em poucas semanas? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários.
Nunca fiz nenhum tratamento estético específico, a não ser limpeza de pele quando tinha problema com cravos e espinhas, mas tenho vontade de tentar, futuramente, um peeling, clareamento dental e explorar mais as opções de tratamentos exclusivos para homens! Quanto à revistas que prometem dietas milagrosas, vez ou outra, como a Men’s Health que, apesar de apelar às vezes para essas de “Perca 5kgs em um mês”, acaba sendo uma ótima revista com dicas de bem-estar, sobretudo exercícios físicos. Parabéns pelo blog!!
Tenho 23 anos. E acredito que podemos usufruir de tratamentos estéticos e plásticas para nos sentirmos melhor, e mais seguros de nós mesmos. Já fiz plástica, clareamento dental, e recentemente fiz botox, não para as rugas, mas para a hiperidrose. E num futuro, não tão distante, acredito que vou recorrer a outros tratamentos estéticos. Claro, tudo conciliado com boa alimentação e exercícios físicos.
Olha nunca fiz nenhum tratamento cirurgico,mas não pensaria duas vezes em ficar jovem e bonito.Futuramente concerteza vou querer mudar um pouco aqui e ali..sempre li e admirei essas revistas que as pessoas parecem “bonecas”…em breve tenho planos para fazer um tratamento estetico;