Você sabia que a cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe 1 em homens?
Embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, essa doença é um risco para pacientes despreocupados com a qualidade de vida e, principalmente, que tenham um histórico familiar.
O maior motivo de descoberta da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização da importância da realização dos exames de rotina.
O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.
Geralmente o tumor é percebido pelo próprio homem ou por sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.
A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço da idade. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes como: histórico familiar correspondente aos pais, irmãos ou filhos, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras.
Participe da campanha de “Outubro Rosa” e informe a outros homens e, principalmente, mulheres sobre a importância de fazer o auto-exame.
Aquela conversa de que homens que não se cuidam ficou pra trás, na atualidade, nos homens, precisamos nos prevenir por isso é essencial a rotina de exames anuais, pois caso seja diagnostico alguma coisa dar seguimento logo a um tratamento. De que adianta cuidar só da capa né mesmo ? Forte abraco!!
@alanguimmaraes em todas as redes sociais 🙂
Isso aí! Verdade. O câncer de mama também pode atingir os homens. Uma pena que nem todos se atentem para isso e não haja campanhas suficientes com essa temática.
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia