Em meio a tantos impactos que a indústria têxtil causa no meio ambiente, pela primeira vez na história foi criado um Manual de Comunicação sobre moda sustentável.
O Manual, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Carta da Moda, é bem impactante se considerarmos os impactos que ele pode trazer a médio e a longo prazo em relação aos impactos no meio ambiente.
O manual serve como “um guia para os comunicadores da indústria global da moda direcionarem seus esforços para metas de sustentabilidade, incorporando fatores ambientais e sociais”.
Conscientemente o manual vem para trazer consciência de consumo aos consumidores. Mas quando se fala em marketing engloba-se uma lista ampla de profissionais, entre eles: os próprios profissionais de marketing, gerentes de marca, criadores de imagens, storytellers, mídia, influenciadores, entre outros.
Consumo de água, poluição, emissão de gases estufa, esses são apenas alguns dos tópicos englobados na lista. Sem falar que o modelo atual de consumo prioriza o descarte, o prazer imediato na compra e a injustiça social global, pois a troco de quê a peça barata que você veste foi feita. Ou melhor, a troco da vida, do salário, da sobrevivência de quem.
Entre os principais desafios de linguagem estão em estabelecer um consumo consciente, com soluções circulares de menor impacto ao meio ambiente. O be-a-bá da moda consciente nasceu de cima para baixo, só resta saber se os profissionais serão alunos exemplares a ponto de seguirem a cartilha.
É um tema importante a ser tratado. Gostei!
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia