ONU cria o primeiro manual de moda sustentável

Em meio a tantos impactos que a indústria têxtil causa no meio ambiente, pela primeira vez na história foi criado um Manual de Comunicação sobre moda sustentável.

O Manual, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Carta da Moda, é bem impactante se considerarmos os impactos que ele pode trazer a médio e a longo prazo em relação aos impactos no meio ambiente.

O manual serve como “um guia para os comunicadores da indústria global da moda direcionarem seus esforços para metas de sustentabilidade, incorporando fatores ambientais e sociais”.

Conscientemente o manual vem para trazer consciência de consumo aos consumidores. Mas quando se fala em marketing engloba-se uma lista ampla de profissionais, entre eles: os próprios profissionais de marketing, gerentes de marca, criadores de imagens, storytellers, mídia, influenciadores, entre outros.

Consumo de água, poluição, emissão de gases estufa, esses são apenas alguns dos tópicos englobados na lista. Sem falar que o modelo atual de consumo prioriza o descarte, o prazer imediato na compra e a injustiça social global, pois a troco de quê a peça barata que você veste foi feita. Ou melhor, a troco da vida, do salário, da sobrevivência de quem.

Entre os principais desafios de linguagem estão em estabelecer um consumo consciente, com soluções circulares de menor impacto ao meio ambiente. O be-a-bá da moda consciente nasceu de cima para baixo, só resta saber se os profissionais serão alunos exemplares a ponto de seguirem a cartilha.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 836

Um comentário sobre “ONU cria o primeiro manual de moda sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados