Antes de começar a falar propriamente do assunto, vamos fazer uma diferenciação rápida entre óleo, silicone e sérum.
Óleo, como o próprio nome já diz, só tem óleo na composição, pode ser um óleo ou uma mistura deles.
O silicone possui silicone, que é um ativo sintético, na composição, juntamente com o (s) óleo (s).
Já o sérum é um concentrado de ativos, possuindo outros ingredientes além de óleo.
Superada essa questão, vamos falar um pouquinho da função do óleo e o porquê você inclui-lo na sua rotina capilar.
Funções dos óleos:
O óleo tem como função principal hidratar os fios, além de nutrir, recuperar a maciez e o brilho, controlar o frizz, evitar o ressecamento bem como proteger de fontes de calor (secador e chapinha).
Cada tipo de cabelo necessita de uma frequência diferente de uso do produto (quanto mais crespo mais ressecado o cabelo e mais necessidade de hidratação). Outros fatores como exposição a secador, frequência de lavagem também.
Vamos então falar de 3 óleos naturais e seus benefícios para os fios: óleo de coco, óleo de rícino (mamona) e óleo de argan.
Óleo de Coco.
O óleo de coco é a gordura retirada de cocos secos ou frescos, podendo ainda ser refinado ou extra virgem. O ideal é utilizar o extra virgem porque o óleo refinado perde muitos nutrientes com o aquecimento, sendo que o extra virgem é super benéfico para a saúde dos fios.
O óleo de coco pode ser usado sozinho ou misturado com outros produtos, nas famosas misturas caseiras. Ele possui como principal função a hidratação e retirada do frizz.
Óleo de rícino.
Assim como todos os óleos, possui como principal função da hidratação. Mas o óleo de rícino, extraído da mamona, também possui funções antibacterianas e antifúngicas porque contém na sua composição ácido ricinoléico e, por isso, previne a caspa bem como o aparecimento de piolhos, além de outras doenças.
Ao ser aplicado ele limpa todo o couro cabeludo.
Essas propriedades antifúngicas e antibacterianas auxiliam também no crescimento capilar, uma vez que ele pode estar com o crescimento comprometido devido a bactérias e fungos.
Óleo de Argan.
O óleo de argan, que é um óleo extraído do fruto de uma árvore que só existe no Sul do Marrocos, a Argan Spinosa, além do efeito hidratante, possui vitaminas e antioxidantes.
Por isso, ele é indicado para cabelos que sofrem danos externos como sol, vento, secadores, químicas e chapinhas, pois eles protegem e nutrem os fios.
Como se vê, um óleo é diferente do outro, cada um com suas propriedades. Mas todos podem ser aplicados, ou, sozinhos, ou, combinados com outros produtos e diretamente no couro cabeludo. E aí, você usa alguns desses produtos? Vai usar? Conta aqui para gente.