Mito ou verdade, a nossa indagação acima? Por vezes, ouvimos: “depois dos 30 já não é mais tão fácil emagrecer”… “com a idade nosso metabolismo diminui”… ”a gente vai ficando mais velho já não é tão mais fácil perder peso.”
Para termos a resposta exata falamos a nutricionista esportiva Drª. Letícia Cisman que nos fez algumas pontuações.
Taxa Metabólica Basal
Ela nos explicou que a taxa metabólica basal é a taxa na qual o corpo queima calorias, ou seja, queima energia para se manter vivo e funcionante. E que tá muito disseminado na cultura popular a ideia de que, conforme você envelhece, o metabolismo desacelera, principalmente depois dos 40 e, para mulheres, mais ainda, após a menopausa.
Porém, a nutri do MPH responde nosso questionamento dizendo que isso é puro mito, explicando-nos o porquê.
Ela começa pontuando que Sim, é mais difícil perder peso conforme a pessoa vai ficando velha. Isso é fato!
Mas isso deve-se muito mais a uma questão de estilo de vida do que idade, reforçando que a taxa metabólica basal permanece inalterada dos 20 a 60 anos e que após os 60 anos ai sim ela vai caindo gradativamente, 1% ao ano.
Com idade, o corpo sofre mudanças!
Ela reforça que com a idade o corpo sofre mudanças, tais como, redução da sua capacidade de metabolizar gordura e maximizar o gasto calórico de exercício e até mesmo uma dificuldade em obter um descanso de qualidade, importante para ativar os processos metabólicos.
Ela nos explica que a maioria dos pacientes usa esse argumento de metabolismo desacelerado para o conformismo do peso e que, ao invés disso, as pessoas deveriam mesmo analisar como está a vida e a rotina delas quando mais velhas. Com o passar do tempo, as pessoas praticam menos exercício, andam menos a pé, ficam muito mais sentadas e, ainda, ficam mais exigentes com relação à alimentação, tornando comida e bebida item de merecimento e recompensa.
Sem falar em aumento de ansiedade, estresse e noites mal dormidas. Resumindo, as pessoas vão ficando mais sedentárias, abusam no prato e, ainda, dormem mal ou sofrem com problemas psicológicos.
Faça exercícios e siga uma dieta
O melhor a se fazer não é reclamar do metabolismo, mas sim contribuir com ele. Faça exercícios e tenha uma dieta individualizada para você. Além disso, a nutricionista recomenda a ingestão de macro nutrientes (proteínas, gordura e carboidratos) e de água adequadas. Por fim, pondera o sono é crucial para recuperação e restauração de todos os processos do corpo.
Resumindo, muitas das nossas reclamações relacionadas a nossa saúde e a nossa estética são, na verdade, consequência de nossas escolhas erradas.
A parte boa de tudo isso, é que está nas nossas mãos correr atrás dos nossos objetivos e chegar aonde almejamos.