Segundo uma matéria do The Guardian, a moda do lenhador (lumbersexual) já ficou no passado e a nova tendência masculina é se inspirar nos pescadores.
As peças que trazem essa essência são: peças com malha aran (cachecol, suéter, gorro, etc.), chapéu de pescador, calça com a barra dobrada e calçados do universo navy.
Editorial da Human Scales
O Aran, um tipo de malha que foi criado nas ilhas irlandesas, ‘Aran Islands’, é um dos itens que vai se destacar no inverno do “Fisherman Fashion”. O principal motivo é que é uma malha que retém pouca umidade e esquenta bastante o corpo, sendo muito utilizadas por pescadores.
A barba “por fazer”, ou um pouco mais comprida, continua sendo tendência para os adeptos desse novo estilo, porém agora sem a brigação de usá-la (como no caso dos lumbersexuais). O recomendado é manter o estilo de um clássico pescador, que vai para suas viagens e não sabe quando vai voltar para casa… não se preocupando tanto com o seu visual, mas sim com as peças que vão te ajudar a enfrentar as intempéries.
Segundo a historiadora de moda Amber Butchart, esse fenômeno de “reciclar os trajes da classe trabalhadora” vem da diminuição do número de pessoas que se dedicam ao trabalho manual e do campo. O que gera um romantismo no universo urbano em que vivemos, trazendo nessa essência um novo comportamento de moda.
É o mesmo fenômeno que fez com que objetos antigos voltassem à moda, conhecidos como “retrôs”. Como, por exemplo, as câmeras analógicas, discman, fones de ouvido grandes, etc.
No Brasil essa moda do pescador pode ser que vingue, porém mais inspirada no universo “navy”, que traz roupas mais frescas, leves e confortáveis, que combinam mais com o nosso clima mais quente.
E aí, o que acha dessa nova tendência?
O legal é ter um estilo que tem a ver com a sua personalidade e com o que você faz, fica mais natural e verdadeiro, e usar umas peças que são tendências, isto mostra que você é um cara antenado!
Concordo com você Alfredo!
Poderia mostrar looks pro nosso clima