Atire a primeira pedra aquele que não liga para a idade. Se você não liga para os fios de cabelo branco, bochecha caída e rugas pelo rosto, está de parabéns! Mas a maioria e, inclusive eu, ligamos e muito. Dá não para não se cuidar. Ficar todo enrugado.
No fundo queremos estar bem, vigorosos, bonitos e jovens. Isso para nós e também para impressionar outrem, sejam eles quaisquer pessoas (amigos, crushs, familiares etc.).
Flacidez e rugas são sinais de envelhecimento, causados pela perda de colágeno e elastina com o decorrer dos anos.
Embora o tempo seja o fato predominante, a falta de cuidado com a pele e com a saúde acaba acelerando esse processo.
Sedentarismo; alimentação inadequada; tabagismo; exposição solar excessiva sem uso de filtro solar; estresse; variações de peso; são alguns dos fatores que aceleram o envelhecimento.
Alguns dos principais hábitos que aceleram a flacidez e dão rugas serão listados a seguir:
Exercícios faciais? Será?
Os exercícios faciais são ótimos para combater a flacidez até certo ponto. Até certo ponto, por quê?
Eles trabalham os músculos da face. Porém, os ligamentos que sustentam nossa musculatura ficam frouxos com o tempo. Logo, os movimentos repetitivos acabam causando rugas.
Isso significa que um exercício para uma área pode causar ruga em outra. Sendo o botox a melhor solução.
Smartphone na face.
Não desgrudar do celular pode não ser uma boa ideia. E hoje em dia todo mundo fica grudado na telinha, tendendo a ficar com a cabeça para baixo. Isso resulta em rugas, queixo caído e rosto oval.
Alimentação inadequada.
Pessoas fitness totalmente ligadas ao corpo muitas vezes abrem mão de alimentos gordurosos e fritos. Porém, a renúncia completa de alimentos gordurosos afeta a pele. Alguns ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) mantêm a elasticidade da membrana celular, suportam a imunidade e ainda reduzem o risco de desenvolver câncer.
Já o consumo excessivo de açúcar envelhece, porque inibe a produção de colágeno e de elastina na pele. Quanto mais açúcar você consumir, mais flácida ficará sua pele.
Quem fuma está condenado.
Todo mundo sabe que o cigarro faz mal para tudo. Não é só para pele. Mas na pele, ele destrói o colágeno, além de gerar prejuízo na circulação, o que faz com que menos nutrientes e oxigênio cheguem à pele.
A contração do rosto ao fumar gera pequenas marcas próximas à boca.
Perda de peso muito rápida.
Ninguém aqui está estimulando a obesidade. Muito pelo contrário. Perder peso é essencial em certos casos. Mas fazer dietas malucas e perder muito peso em pouco tempo pode não ser nada saudável porque os quilos se vão, mas a pele fica nas regiões onde houve quando perda de gordura.
O emagrecimento sempre deve ser gradual e acompanhado por especialistas
A depilação no rosto deve ser realizada de maneira adequada.
Depilar o rosto é um ato ok, pois a cera não penetra na pele, já que é aplicada na primeira camada da derme.
Mas cuidado com excessos. Depilar o rosto toda semana pode sim causar flacidez. Sendo recomendado o uso de cera quente (pois abre os poros e é menos agressiva que a cera fria) e repetir o processo a cada 20 dias ou uma vez ao mês.
Rugas do sono.
Dormir de barriga para baixo ou de lado pode ocasionar o surgimento de marcas do travesseiro no rosto, o chamado sleep lines ou sleep wrinkles, ou seja, rugas do sono. Quando se é jovem, não é um problema, já que a pele é elástica e volta ao normal rapidamente. No entanto, quando mais velhos, a pele se torna menos resistente ao atrito com o travesseiro, fazendo com que as marcas se tornem fixas no rosto.
Deixar de dormir ou dormi mal.
Não dormir ou dormir pouco pode levar ao afrouxamento do oval facial e ao aprofundamento das rugas. Além disso, a regeneração da pele ocorre à noite. Daí a importância de fazer a limpeza e aplicação do hidratante neste horário, pois é durante o sono que a circulação sanguínea atua melhor.
Sol faz mal, temos que ter essa noção.
Tomar sol ou expor-se ao sol é o mínimo necessário. Sol faz mal à pele. A exposição excessiva à radiação, especialmente a chamada UVA, é capaz de penetrar na camada mais profunda da pele, que é composta por 70% de colágeno e a UVA a destrói.
Estamos todos aqui para aprender juntos e nunca é tarde demais para evitar maus hábitos ou fazerem eles cessarem. A partir do momento que se conhece o que faz mal é bem bacana cortar. Por isso, esperamos que consigam seguir o número máximo de dicas que puderem.