Um fio, dois fios… Muitos fios. Uma entrada. Uma careca. Caiu aqui, lá e cá. A calvície é um dos fatores que mais assombram os homens. Há muitos métodos de trata-la (com Minoxidil, tratamentos estéticos, vitaminas e xampus) e até de repor os fios perdidos (com implantes), Mas se você notou que está perdendo cabelos, bota a cabeça para funcionar antes de optar por quaisquer métodos tente descobrir causas e os possíveis tratamentos para a queda capilar.
Cabeça fria por aí, vamos entender que há fatores internos e externos que podem te deixar de cabelo em pé, ou melhor, sem nenhum fio de cabelo.
Exagerado consumo de bebida alcóolica.
Os cachaceiros que se cuidem, pois o consumo de álcool em excesso, reduz a hidratação do corpo todo e consequentemente do cabelo, levando à queda capilar. Então, além de diminuir o consumo de bebida alcoólica, deve-se ingerir muito água com o intuito de manter o corpo hidratado.
Tabagismo
Cigarro faz mal para tudo. Não seria diferente para o cabelo. O cigarro causa danos ao folículo capilar.
Consumo excessivo de cafeína
Tomar café demais também faz mal para o cabelo, pois a cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse, liberando cortisol e aumentando queda dos fios.
Lavar o cabelo com água quente
No frio, a gente acaba exagerando na temperatura no banho quente. Todavia, para lavar o cabelo o ideal é usar água morna ou fria, pois a água quente aumenta a oleosidade dos fios, fazendo com que eles fiquem secos e quebradiços.
Dormir com o cabelo molhado
O cabelo molhado pode causar fungos e bactérias que levam à doenças e consequentemente à queda capilar.
Abusar do uso de secador
O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, senão equilibrar com o uso do secador. Use a temperatura morna e mantenha 30 centímetros de distância do couro cabeludo.
Lembre-se de usar protetor térmico
Estresse
A saúde mental influencia todo o nosso corpo. Preocupações demais levam ao aumento de cortisol, prejudicando os fios e os levando à queda.
Problemas endocrinológicos
Problemas nos testículos podem levar à queda de cabelo.
Problemas intestinais
Problemas intestinais podem levar à má absorção de nutrientes e a consequente queda capilar.
Sequelas pós-Covid
A Covid-19 é uma doença relativamente nova. Sabe-se pouco sobre ela, porém é sabido que em algumas pessoas ela levou à queda de cabelo.
Lembremos que é sempre importante buscar o apoio de um dermatologista e/ou tricologista para identificar as causas da queda capilar.