calvice

Ao montar essa matéria e fazer muita pesquisa eu descobri algo abismável. Em média caem da nossa cabeça 50 a 100 fios de cabelo por dia e isso é considerado normal pelos dermatologistas. Imagina o que é o anormal né?

O anormal é quando o ralo do banheiro se enche de cabelo, quando o tapete da sala idem e quando botamos a cara no espelho nos damos conta de que tem menos fios de cabelo ali do que deveria (são as famosas falhas).

A calvície pode ser genética e dai não tem muito o que fazer, o mais indicado é o implante.
Mas ela também pode estar sendo causada por fatores externos. É aquela coisa, o cabelo tem um ciclo de crescimento e queda, que é modificado por esses fatores que estão agindo nele. A haste do fio fica frágil e o cabelo não completa o ciclo.

Isso pode ser causado por diversos fatores:

Algumas doenças

Há efeitos colaterais à anestesia de cirurgias, infecções, medicamentos fortes, dermatite seborreica, entre outros que podem causar queda dos fios. Isso é caso para dermatologista assim como a primeira parte e não podemos te ajudar muito aqui, mas vamos agora a parte que com nossa pouca experiência podemos dar um pitaquinho e te ajudar a controlar a queda dos fios de cabelo.

tratamento-calvicie-masculina

Má-alimentação

prato saudávelPor incrível que pareça má-alimentação pode contribuir e muito para a queda de cabelo. A pergunta que não quer calar: você tem uma boa alimentação? Saudável? Come de tudo? Seu prato é colorido?

Para manter o cabelo forte, saudável, macio, com brilho e com um bom crescimento são necessárias algumas vitaminas, minerais e também a ingestão de água.

Listamos a seguir as vitaminas, os minerais e onde são encontrados bem como a quantidade de água necessária para manter fios de cabelo fortes:

Vitaminas do complexo B: fígado, peixe, nozes, gema de ovo e soja;

Vitamina A: cenoura, beterraba e própolis;

Vitamina C: laranja, morango, limão, brócolis e suco de tomate;

Vitamina E: cereais integrais, óleos vegetais e sementes;

Proteína: carne vermelha, frango, leite e ovos;

Ferro: feijão, cereais, vegetais verdes e frutas secas;

A ingestão de água: dois litros por dia são ideais para manter o cabelo hidratado.

Estresse

O estresse também é outro fator que influencia a queda de cabelo. O emocional influencia o folículo piloso, acelerando e antecipando a queda do fios. Nesse caso, busque a ajuda de um psicólogo, terapias alternativas, tente relaxar. Mas muitas vezes só isso não será suficiente.

Daí a necessidade de ingressar com o uso de polivitamínicos ou outros medicamentos que auxiliam no fortalecimento dos fios. Outro recurso é o uso de xampus e condicionadores que ajudam no fortalecimento dos fios.

tomando-banho

Procedimentos químicos

Há muitos procedimentos que causam queda de cabelo em virtude do contato do produto com o couro cabeludo, entre eles relaxamentos, alisamentos e tinturas. Isso só um especialista para te dizer. Um cabeleireiro bem capacitado ou um dermatologista. Nesse caso, você deverá optar por procedimentos menos pesados ou até dar um tempo nos procedimentos químicos.

Para fios fortes, mais bonitos e saudáveis siga nossa dicas. Mas se a queda persistir procure um dermatologista.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.