Dicas para lavar roupa e não as estragar

lavando-a-roupa

Recentemente me mudei para morar sozinho e percebi o quão importante são essas tarefas domésticas e o quanto mínimos detalhes fazem a diferença. Não tem mamãe ou papai mais para fazer, muito menos secretária do lar.

A louça não lava sozinha, a cama não se arruma e a roupa não aparece lavada e passada no guarda-roupa.

Sinceramente eu nunca lavei minhas roupas e agora sim acredito que se dará meu amadurecimento por completo. Um homem se torna realmente adulto não quando tira carta ou fuma o primeiro cigarro (coisas da maioridade), mas sim quando consegue cuidar da sua casa sozinho.

E como já disse não sou nenhum especialista em lavar roupa, mas a gente recorre aos universitários, no caso a melhor lavadora de roupas do Mundo, minha mãe e o Gui né, que já mora sozinho há tanto tempo e manja dos paranauê. E eles me contaram como é lavar roupas.

Vamos falar aqui de uma lavagem simples tá, na máquina mesmo (nada à mão) e com água (nada a seco). Aquela lavagem de roupa que a gente deveria aprender na escola ao invés de aprender a fórmula de Baskhara.

Bom é isso né. A gente usa roupa todo dia. Para trabalhar, para ir à academia, para dormir, para eventos especiais… ou seja, tem bastante coisa para lavar. Nem toda peça é lavada após o uso, mas a maioria sim. Nem toda vez que tiramos as roupas lavamos, pois temos que deixar acumular e juntar uma máquina de roupas, pelo menos.

Bom, suponhamos que você esteja com um cesto cheio de roupas sujas.

É hora de botar a mão na massa e lavá-las. O que fazer agora?

Primeiro passo: Separar as peças.

Lavando a Roupa Suja

Para bom entendedor meia palavra basta. Separar as roupas literalmente dividi-las. Mas existe uma forma certa de dividi-las. Primeiro, a classificação por cor. Roupas escuras devem lavadas juntas (preto, azul-marinho e cinza). O mesmo vale para brancas e beges. Já as coloridas formam um terceiro bloco. A primeira divisão por cores é para que uma peça não manche outra (formem-se tye dies) ou mesmo que as peças escuras fiquem cheias de fios e bolinhas.

Costumo ainda dividir roupa de cama, toalhas e guardanapos de cozinha. Essa divisão é por razões óbvias de higiene né e porque o processo de lavagem para as peças é diferente.
Você pode separar por tipos de tecido: jeans, algodão e sintético. Principalmente jeans porque requer uma lavagem mais pesada.

Não fique preocupado, você não precisará de vários cestos de roupa suja como se fosse fazer a reciclagem de diferentes tipos de lixo. Um único cesto é o suficiente, basta fazer a separação na hora de botar na máquina. Para quem é bem organizado dá até para definir os dias de lavagem de determinados grupos de peças.

Putzzz, botei tudo dentro da máquina e agora?

Lavando a roupa

Opsss, calma aí. Não é assim coloquei a roupa lá dentro. Você tem que desvirar todas as peças (deixando no lado que seria usado), verificar bolsos e colocar peça por peça, não formando um bolo só e empaçocado de roupas.

Após delimitadas as peças a serem lavadas bem como já dentro da máquina, eu devo escolher o programa ideal para aquele tipo de roupa, considerando cor, tecido e o grau de manchas e sujeiras que ela tem. E qual seria o tipo de lavagem ideal?

Provavelmente sua máquina já terá o programa ideal para cada tipo de tecido. Cada programa já possui a quantidade específica de água, tempo, molho e centrifugação. Mas mais ou menos há uma base, que funciona assim:

Programa delicado ou suave

O programa delicado ou suave serve para peças sintéticas (roupas de academia, camisetas de futebol e camisas), cuecas e meias. São peças mais delicadas, por isso sacos de lavar podem reforçar o cuidado.

Programa rápido

Como o próprio nome diz é rápido, logo serve para peças do dia a dia, que não estejam tão sujas.

Programa normal ou roupas brancas/coloridas

Ideal para lavar o grosso que você possui. Aquela pilha inteira de roupas coloridas ou pretas e brancas. Esse programa faz essencial, nada de molhos curtos ou longos demais. Não usa água quente também.

Programa lavagem pesada ou tira manchas

São aqueles cujo molhos possuem maior tempo de duração, centrifugação extra, mais de uma lavagem, lavagem com água quente etc. Esse tipo de programa é ideal para jeans, roupa suja, toalhas e roupas de cama.

Cuidados durante a lavagem

Algumas máquinas de lavar possuem a função água quente, porém essa função só deve ser usada para tirar manchas, porém água quente pode descorar roupas, principalmente roupas escuras.

O sabão em pó é ótimo para tirar manchas de roupas brancas, mas para roupas escuras é indicado o líquido, já que o em pé pode descorar as peças. Se as peças estiverem ficando muito duras ao término da lavagem é um sinal que você está usando muito sabão.

Amaciante também pode desbotar roupas escuras. E também não deve ser usado em peças com a técnologia Dry-Fit, pois pode interferir na tecnologia da peça.

lavando-roupa-preta

Secagem.

O processo de lavagem é tão importante quanto de lavagem. Secar em varal e na sombra é o ideal. Se a secagem for no sol ou por meio de secadora, a roupa pode encolher. Mesmo fazendo a secagem no varal e na sombra, tecidos como o algodão após a primeira lavagem podem encolher.

O processo de secagem é tão importante quanto à lavagem, pois roupas cuja secagem se faz de forma ideal ficam com cheiro melhor e são meio caminho andado para se evitar o ferro de passar roupa.

Camisetas e camisas podem ser colocadas em cabides para secar, isso evita muitas vezes que elas precisem de ferro de passar roupa e que após secagem estejam prontas para usar.

E aí, prontos para pegar a pilha de roupas sujas do cesto e dar aquele banho completo?

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 498

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
Coisas “Femininas” Que Os Homens Estão Usando 5 Dicas Para Parecer Mais Velho Gel, Cera, Pomada, Spray: Qual usar? As tribos e estilos do TikTok A importância de ter um ícone de inspiração!