Hoje tem relógio em tudo quanto é lado. Micro-ondas, celular, computador… Mas o celular não deu conta do recado. E os relógios continuam dando o tic tac por aí. De bolso ou de pulso, quem dita a hora certa por aqui são eles e não se fala mais nisso. Ponto final.
Pois é. Por costume ou por sinônimo de poder, os relógios resistiram ao tempo (no caso a modernidade) e seguem fieis junto com os homens em seus outfits.
Mas e se o assunto for comprar um relógio novo ou até o primeiro relógio? Isso pode ser um problema para uma pá de homens.
Para quem já tem, vale lembrar que o ideal é ter mais de uma peça.
Um relógio esportivo para treinar. Um social para ocasiões mais formais. E aquele para impressionar.
Mas nem tudo são flores e, às vezes, dá para ter um só. O relógio é considerado “a joia masculina” e só por isso já temos uma noção de que a peça pode não custar tão barato.
O que você tem que botar na sua cabeça então, ou melhor, no seu pulso e bolso é: Preciso de uma peça que bata com meu estilo na maioria do tempo, que não seja um absurdo (pois mesmo um relógio caro não será usado o tempo todo) e que tenha as funções que eu considero necessárias (bússola, cronômetro etc.). Afinal, relógio é uma máquina que vai muito além da sua função original de nos fornecer as horas.
Vamos entender então, quais são os tipos de materiais e qual combina melhor com a sua personalidade, estilo e o ambiente no qual você se insere mais. Afinal, o relógio é tipo como casual ou formal única e exclusivamente em virtude do material.
Falando da caixa, temos relógios de quartzo e relógios mecânicos, sendo os relógios de quartzo mais comuns.
No relógio de quartzo a bateria vibra o cristal de quartzo fazendo oscilar e dar a precisão de tempo. Os relógios de quartzo subdividem-se em analógicos, digitais e analógicos-digitais e suas baterias duram 1 a 2 anos.
Os relógios mecânicos são mais raros e caros devido à complexidade que é criar uma peça como essa.
Os tipos e opções de relógios de pulso
Com metais preciosos
Os relógios de ouro, prata e platina, que ainda podem vir adornados de diamante são as verdadeiras joias, símbolos de luxo, ostentação e poder. Ideais para ocasiões especiais e para serem objetos de investimento e coleção.
De alumínio
Resistente a manchas, ferrugem e corrosão, é ideal para ocasiões formais. Não tão caros quanto os relógios de metais preciosos, mas ainda sim caros em relação em relação a outros modelos. Ideal para advogados, bancários e empresários.
De aço inoxidável
Similares aos relógios de alumínio são também resistentes a manchas e corrosão pela liga forte. E por serem de metal também combinam com ocasiões mais formais.
De fibra de carbono
São sempre escuros e opacos. Possuem como maior vantagem serem leves e resistentes a arranhões.
De titânio
Ideais para quem realiza atividades esportivas e que precisam de peças leves e mais resistentes.
De borracha e poliuretano
São as peças mais informais e são ideais para quem pratica atividades esportivas. O material é mais maleável e pode ser levado na praia e na piscina.
De madeira
Existem versões de relógios feitos de madeira. Trazem um aspecto mais sustentável e são mais casuais.
Funções dos relógios:
Calendário
Além das horas, informam dia, mês e ano.
Cronômetro
Medem o tempo passado. Podem medir mais de um tempo (isoladamente ou consecutivamente) ou apenas os segundos.
Taquímetro
Responsável por medir relação entre velocidade e distância.
Fases da Lua
Indicam as fases da lua em um giro rotativo.
Medidas internacionais
Indicam as horas em diferentes fusos horários.
À prova d’água
Traz informações sobre a capacidade de contato da peça com água, sendo que alguns modelos são resistentes à água.
Há inúmeros modelos, com N funções, diversos materiais e você tem que enxergar além das horas. Tem que enxergar o material que casa com seu estilo. O modelo que satisfaz suas necessidades. E o relógio que cabe no seu bolso.