cabelo-afro-masculino

Black is Power. Black Lives Matter. Mostrar suas origens africanas é se empoderar!

Não é de hoje que vemos os negros lutando por seus direitos e tentando buscar um real espaço na sociedade. Desde a década de 50 eles fazem isso nos EUA e essas lutas têm percorrido o mundo todo, inclusive chegando o Brasil. porém a luta continua. Há muito que se fazer, há muito que se mudar e a se reestruturar na sociedade.

No Brasil, essa luta diária acentua cada vez mais em virtude da discrepância social. O jovem, negro e pobre é o que mais sofre com a violência policial e é estatística por mortes violentas. Por isso, a maior resistência dos negros têm sido reafirmar suas origens e características pessoais, como forma de se orgulhar.

Além da melanina na pele, sem dúvidas o cabelo é uma das características mais marcantes dos negros. Por muito tempo eles repudiaram e não valorizaram essa característica tão marcante que possuem. Os fios crespos e encaracolados eram raspados, alisados e marginalizados, até se tornarem resistência, poder e motivo de orgulho. SIM, AS TEXTURAS CRESPAS ESTÃO EM ALTA.

Mas como tudo se exige cuidado, os fios de cabelo crespo também. E para isso criamos um guia simples para você fazê-lo da melhor maneira possível.

Conheça a textura dos fios

corte-cabelo-afro-menino

Nem todos os fios de cabelo crespo possuem a mesma textura. Cada fio possui uma curvatura. E quanto maior a curvatura mais o fio necessita de cuidados extras porque quanto mais curvado, mais ressecado fica o fio, já que a curvatura impede a oleosidade natural percorra o comprimento dos fios e chegue até a ponta.

Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Cabelo Afro

O ideal é consultar um bom cabeleireiro/barbeiro que irá auxiliá-lo a escolher o xampu ideal para o seu tipo de cabelo. Xampus que fazem muita espuma, de limpeza profunda ou antirresíduos não são indicados porque ressecam ainda mais os fios. Aliás, dependendo da textura do fio nem se recomenda usar xampu todo dia. Há outros produtos que limpam os fios sem ressecar (técnica do co-wash, por exemplo).

A lavagem é igual de qualquer outro cabelo, com água morna ou fria para evitar o ressecamento e a perda de brilho.

Cabelo afro obrigatoriamente terá de passar por outros cuidados

Bleached-hair-afro

O cabelo afro precisa sempre de condicionador, não tem o que fazer. Hidratação duas vezes por semana com máscaras de nutrição e/ou óleo de coco. Ai está o x da questão e o diferencial dos cuidados. Cabelo crespo ou ondulado precisa de muita hidratação.

Para finalizar você pode optar por produtos mais oleosos

suavecito

O mercado dispõe de muitos produtos e todos eles cada um com suas características. O cabelo negro já para arrumado com facilidade, logo você não precisa de produtos com alta fixação. Em contrapartida há ceras ou pomadas que hidratam os fios e essas devem fazer parte da sua preferência.

Estilo é tudo

lateral-raspada-cabelo-afro

O corte do cabelo fará o diferencial. Desenhos, riscas, degradês, colorações, cabelos coloridos, tie dyes, animal prints, estilo black power, flap top etc. Valorize os fios como são e os deixe terem vida.

Esses são os cuidados básicos que devemos ter com cabelos crespos. Óbvio que cada cabelo necessita de um cuidado específico e um tratamento único. Por isso, a consulta de um profissional é o mais indicado antes de escolher um produto a ser usado. Empodere-se, valorize suas raízes e cuide do que é seu, mostrando suas raízes africanas.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.