Já dissemos que o bigode é a bola da vez quando se trata de estilo entre homens. Porém, ele exige certos cuidados que são parecidos e até mesmo iguais aos utilizados por quem deixa a barba.
Porém, como é apenas um pedaço da barba no rosto, os homens tendem a cuidar menos dele ou dar menos atenção que ele merece. Afinal, é uma tira “apenas”.
Só que não podemos nos esquecer que são pelos assim como os da barba que ficam sujos, oleosos, acumulam fungos e bactérias, ressecam e estão perto da boca, ou seja, mais propícios a serem impregnados por alimentos. Sério, não dá para fugir, tem que cuidar. Ponto!
Antes de adotar o modelito, vá a um bom profissional.
Antes de mais nada é necessário ir a um bom profissional que vai te indicar o melhor tipo de bigode para o seu estilo ou tipo de rosto. Ou adote o estilo que te deixa bem e que você curte no seu rosto.
Tudo começa com uma boa limpeza
Assim como o cabelo ou a barba, o bigode também precisa ser lavado e não pode ser com sabonete, já que, se trata de pelo e não de pele.
Xampu e condicionador de cabelo já são suficientes para a limpeza e hidratação dos fios, porém opte por produtos específicos para a barba. Xampus e condicionadores específicos (para a barba) possuem ingredientes naturais antibactericidas, antifúngicos e de limpeza/hidratação profunda.
O xampu deixará seu bigode limpo, ao passo que o condicionador o hidratará e o deixará mais macio.
Esfoliação periódica
Esfoliar o bigode. Como assim? Esfoliação não seria só para a pele? Not. Aqui está um diferencial do bigode para a barba. Você não esfolia a barba toda, mas o bigode dá para esfoliar. Isso auxilia a remover células mortas que causam pelos encravados e espinhas nessa região.
A esfoliação é responsável por uma limpeza mais profunda da pele, que fica abaixo dos fios.
Hidratação para bigodes perfeitos
Nós queremos dizer com a expressão “bigodes perfeitos” que esses bigodes são aqueles cujos fios são maleáveis e que são modelados facilmente.
A hidratação pode ser feita com óleo ou balm para barba.
Pente para barba sempre em mãos.
Assim como você penteia o cabelo e a barba, deve pentear o bigode à medida que ele fica grande.
Porém, para evitar a eletrostática (lembra das aulas de física?), ou seja, que os fios fiquem ouriçados, dê preferência aos pentes de madeira.
Bigode modelado, cera nele.
A cera será sua melhor amiga caso você opte por um bigode modelado e certinho do tipo handlebar.
Aparar com frequência é necessário.
Os fios dessa região crescem mais rapidamente e precisam de manutenção periódica. Ninguém merece aquele fio pentelho na boca ou aquele fio rebele entrando no nariz ou fios se destacando entre os demais.
Por isso, é necessário aparar os fios com frequência. Faça isso com os fios a seco, pois os fios molhados ficam mais pesados e alongados, logo você pode pesar a mão na hora de passar a tesoura e cortar além do necessário.
Sabemos que bigodes estilosos exigem que a tesoura entre constantemente em ação.
DIY
Diferentemente da barba, aparar o bigode não é tão difícil assim. Você precisa uma tesoura pequena, com pontas finas e afiadas e um pente. Comece cortando os pelos que estão próximos ao nariz e que entram nas narinas ou os fios rebeldes que crescem para cima.
Depois faça o contorno dos lábios cortando os fios que crescem sobre eles. Penteie os fios para o lado e nunca para baixo, a fim de identificar os fios maiores e que precisam ser realmente cortados.
Não dá conta, vá ao barbeiro, pois ele fará isso com precisão e, ainda, identificará qual o bigode que combina melhor com seu estilo.
E ai já adotou o seu? Bigodinho, el bigodon, handlebar. Qual você curte mais?