Como cuidar da cutícula da sua unha

Cuidando da Cutícula Masculina

Cutícula embora pareça um assunto feminino, não é. É questão de higiene e limpeza e cada vez mais os homens (em geral tá, não precisa ser metrossexual) estão procurando manicures e podólogos para cuidar de pés e mãos. Eu confesso que não fico sem mais.

Enfim… a cutícula, que é aquela pequena faixa de pele que fica sobre a unha. Ela isola a unha de ameaças externas como bactérias e vírus. Podemos compará-las à cera do ouvido ou aos pelos do nariz, que também protegem essas áreas de agentes externos. Devido a isso, muitos médicos são contra a retirada dessa pele.

Vai de cada um. Uns como tem pouca cutícula e só empurram para dentro a pele. Outros (assim como eu) preferem retirá-las. O importante é mantê-las saudáveis, hidratadas e sem sangramento. E nós temos um guia para te ajudar.

Limpeza.

Se você quiser optar por uma manicure ou uma podóloga saiba que, provavelmente será como virar sócio de um clube. Semanalmente ou quinzenalmente você terá de encontra-la e, em muitos casos, nunca mais vai conseguir abandona-la. FATO… você vira dependente dos serviços dela. E estou me referindo a ela sempre porque nunca vi um homem que exercesse tal ofício, mas vai quê né.

Mas supondo que é você vá cuidar da sua cutícula sozinho. Eu não conto com a opção de não cuidar delas, pois as cutículas podem crescer muito sobre as unhas, ficarem ressecadas, feias ou sangrarem.
Então, espero, pelo de amor, que todos cuidem delas. É questão de higiene e boa aparência.
Não é nada impossível empurrar e cortar as cutículas (quando ela está enorme), mas você precisa de um palito e uma tesoura (específica para o corte de cutícula). Mas por que tesoura específica para cutícula? Porque elas possuem o ângulo correto para isso.

Antes de fazê-lo, você deve colocar as mãos em água quente a morna para amolecer as cutículas antes de cortá-las. Elas ficam menos resistentes e cortam mais facilmente.

Cuidado para não aparar demais e arrancar os famosos bifes. O correto é aparar de forma que você não se chegue à base e sim deixe um pouquinho de pele, evitando a exposição do leito ungueal.
Após retirá-las, passe um creme reparador. Há diversos bálsamos existentes no mercado que fazem isso.

Até não retirar (ou empurrar) as cutículas sozinho, tudo bem. Mas a saúde dela depende do seu dia a dia. Queremos sempre ter cutículas bonitas, no tom da pele, longe de cortes e sangramentos.

O corte impróprio ou excessivo, álcool em gel em excesso, tempo seco, lavagem excessiva, higienização frequente, trabalho físico pesado, exposição a produtos de limpeza ou produtos químicos, água quente e banhos longos… Tudo isso atrapalha a saúde da sua cutícula que resseca junto com a mão. Mas geralmente suas mãos não doem, já sua cutícula sim.

A lavagem é cinquenta por cento da saúde dela.

Os sabonetes em barra possuem soda caustica e, por isso, ressecam mais a pele. Se você optar por um deles, opte por um que seja hidratante. Com isso, sua pele estará bem nutrida. Procure sempre não utilizar água muito quente, para que a pele não perca a umidade.

Hidratação sempre.

Nossa, tem um monte de produtos hidratantes no mercado. É o que mais tem. Mas bom mesmo são poucos. Um balsamo nutritivo irá te auxiliar a ter cutículas saudáveis e bonitas, preservando os níveis de hidratação. Segundo os dermatologistas o ISDIN Hydration Ureadin 10 – Loção Hidratante Corporal é uma ótima opção de hidratação da pele.

Em caso de corte, use uma pomada antibacteriana.

A melhor pomada será indicada por um dermatologista, preferimos passar a bola para ele ao invés de indicarmos algo aqui. E conselho: evite novos cortes até que a cutícula cresça mais.

E aí preparados para deixar sua mão limpinha, livre de peles e cutículas.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 519

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos