A importância da higienização bucal durante a pandemia

Tem sido cada vez mais pautado, principalmente depois do começo da pandemia, a importância da higienização bucal avançada. Cada vez mais as pessoas tem consciência de que, escovar os dentes é um habito que vai muito além da estética.

Para elucidar as nossas dúvidas, consultamos a Drª. Júlia Losano, cirurgiã dentista, que nos apontou como é importante manter a saúde bucal em dia, no cotidiano através da escovação e periodicamente nas consultas profissionais.

Tendo em vista que a boca é a “porta de entrada” do organismo, uma boa saúde bucal, cada vez mais, é sinônimo de saúde sistêmica! Nota-se ainda, que pacientes que apresentam complicações orais, como cáries e doença periodontal (inflamação nas gengivas), tendem a ter maior agravamento no quadro de Covid, uma vez que a boca também é a principal via de contaminação.

Mesmo com algumas pessoas já vacinadas, o número de mortos não para de aumentar, bem como o surgimento de novas cepas do vírus. Por isso, além de lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel, escovar os dentes corretamente é essencial.

Após o início do isolamento, e distanciamento social, as rotinas se alteraram, com a modalidade de expediente home office, surgiram refeições extras e fora do horário, as pessoas relaxaram nos cuidados e, além do mais, apresentam maior tensão e aumento nos casos, e intensidade, de bruxismo, relata a Drª. Júlia.

E não é porque estamos saindo menos, beijando menos e interagindo menos com outras pessoas que nossos dentes não precisam estar com a limpeza em dia. Afinal a escovação garante mais do que apenas o cheirinho de hortelã e hálito refrescante. Tosse, dor de garganta e falta de ar são sintomas da COVID, ligados diretamente a boca.

“Escovar os dentes, é um hábito cotidiano, realizado (teoricamente) pelo menos três vezes ao dia. Por esse motivo é muito fácil que se torne uma ação corriqueira. Sempre peço aos meus pacientes que cultivem a presença durante o ato de escovar os dentes, que estejam conscientes dos movimentos, dos dentes que estão limpando, além de manter uma ordem na forma de realizar a limpeza.”, cita a Drª. Júlia

A higienização se inicia com o fio, ou fita dental, que realiza a limpeza das faces proximais (entre os dentes), onde a escova não alcança, devemos lembrar de passar o fio também atrás dos últimos dentes. Em seguida deve ser feita a escovação, que é a ação mecânica de limpeza propriamente dita, a escova deve abranger dois dentes por vez, com movimentos circulares, iniciando sempre pelos dentes do fundo, inferiores, pela face lingual, devendo passar por TODAS as faces de todos os dentes. E para finalizar, a limpeza da língua, com higienizador próprio, uma vez que a língua é tão responsável por acúmulo de bactérias e de doenças quanto os dentes.

Algumas bactérias presentes na boca, podem se deslocar e atingir órgãos vitais como coração, pulmões, aponta a Drª. Júlia, podendo agravar quadros de COVID-19. Pacientes internados e entubados podem desenvolver complicações pulmonares e cardiovasculares devido a essas bactérias. Logo, a escovação é primordial, bem como a presença de dentistas no ambiente hospitalar, principalmente nas UTI’s , na linha de frente no combate ao vírus.

A troca de escovas também se faz necessária a cada 3 meses, pois esse é o período de validade de uma escova dental, porém, ressalta a cirurgiã dentista que, se você contrair COVID, gripe ou outras doenças contagiosas, a escova deve ser trocada antes desse período, após a recuperação do paciente. Sarou de alguma doença, lembre-se, escova nova.

E não se esqueça, por mais íntimo que você seja, NUNCA compartilhe sua escova com ninguém.
Para fazer a desinfecção da escova você pode utilizar um enxaguante bucal e após retirar a umidade com papel higiênico.

Pondera a especialista que já existem artigos científicos informando que há problemas bucais que podem agravar a COVID-19. Logo, tenha em mente que dentista não é só estética, mas sim saúde.

Vocês podem até estar pensando que fugimos um pouco dos nossos assuntos. Mas não. Grooming, estética, saúde e beleza fazem parte do nosso repertório aqui. Por favor, nada de relaxar com os cuidados da boca sempre e não apenas em tempos de pandemia.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 497

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
5 Dicas Para Parecer Mais Velho Gel, Cera, Pomada, Spray: Qual usar? As tribos e estilos do TikTok A importância de ter um ícone de inspiração! Como controlar a caspa