Atendendo a pedidos, falaremos sobre óleo vegetal, seus benefícios e onde podem ser encontrados, quais alimentos nos proporcionam esses óleos.
Os óleos vegetais são mais importantes para a nossa saúde do que pensamos, e devem ser usados de maneira adequada, como foi citado na matéria anterior sobre prevenção de acne. Afinal tudo em exagero já aprendemos que pode trazer malefícios. Foi descoberto que muitos dos componentes encontrados naturalmente nos óleos vegetais têm propriedades benéficas para a saúde. As gorduras insaturadas também conhecidas como monoinsaturadas ou polinsaturadas são líquidas em temperatura ambiente, estando envolvidas com a diminuição dos níveis de colesterol total do sangue, atuando principalmente na redução do colesterol ruim, o LDL.
Ouvimos falar sobre gordura saturada e insaturadas. A insaturada é a que estamos tratando no texto, porém vale lembrar que as gorduras saturadas são normalmente sólidas em temperatura ambiente, típicas de produtos de origem animal, são mais estáveis o que torna sua ligação com o oxigênio difícil. Estão relacionadas com o aumento do nível de colesterol sanguíneo.
Substituir a ingestão de gorduras saturadas, que estão presentes em maior quantidades em alimentos de origem animal, pelas gorduras insaturadas está também relacionada ao efeito protetor contra o surgimento de doenças coronarianas. As gorduras insaturadas possuem os ácidos graxos linoleico e alfalinolênicos, indispensáveis, são os dois únicos que nosso organismo não consegue produzir. Esses ácidos, são essenciais para a renovação das membranas celulares, especialmente as do sistema nervoso e tem um papel preservativo nas doenças cardiovaculares e um efeito redutor no colesterol em certos indivíduos.
Aonde podemos encontrar esses óleos?! No girassol, algodão, linhaça, no milho, na canola, na soja, no dendê, no côco e o delicioso azeite de oliva. Essas são as excelentes fontes dos denominados ácidos graxos mono e poliinsaturados. Em alguns alimentos como salmão, arenque, sardinha, atum, semente de abóbora, castanhas, amendoim, o abacate e as nozes entre outros também encontramos esses óleos, mas daí vem o cuidado com os excessos pois por exemplo para quem tem o objetivo de perder peso, mesmo esses óleos sendo benéficos a saúde tornam o alimento calórico, por isso precisa ser na medida certa. Da mesma forma que em excesso pode aumentar a oleosidade da pele favorecendo o aparecimento de acnes e espinhas. Portanto todo alimento que possui nos ingredientes essas fontes citadas acima, devem ser consumidas sim, mas com moderação principalmente quando temos objetivos para alcançar como os citados acima, tratamento de acnes, espinhas e perda de peso. Então a atenção são aos chocolates, doces, cacau, abacate e o uso em excesso de óleos nos alimentos.
Por isso o ideal é se informar e procurar um especialista para ajudá-lo no plano alimentar e indicar segundo suas necessidades quantas vezes na semana se deve ingerir esses alimentos e as quantidades especificas das gorduras insaturadas nos alimentos.
Em meu cardápio diário não deixo faltar o azeite de oliva e hoje comecei a tomar capsulas de óleo de semente de linha. A gente precisa se atentar àquilo que nos faz bem.
Beijin
http://sedaemar.blogspot.com
Muito bom mesmo Sedamar….até pq a linhaça é excelente para quem tem prisão de ventre….
E fazendo um adendo ao q o Ricardo colocou…uma outra função bacana q alguns desses óleos possui é a função hidratante, como no caso do Óleo de Girassol que é ico em Vitamina E, sendo muito utilizado em tratamento de Úlceras de Pressão (SCARAS).
Abraços!!,
Cleber Barreto.
Então galerinha quero agradecer os comentários, pelo visto esse assunto foi muito bem aceito, agradeço os elogios e claro a complementação do amigo Cleber Barreto, muito bem colocado.
É isso pessoal, vamos sempre dar valor a nossa saúde.
Visitem o blog NP http://www.nutricionistadeplantao.com.br e seguirem o blog no twitter pelo @blognp_ e o meu pessoal no @ricardonutri.
Agradecido,
Ricardo Freire – Nutricionista
CRN 09100424
Thanks for the info