Trajes para casamento

Depois do noivo (e da noiva, lógico), o look dos padrinhos é um dos mais importantes de uma cerimônia.

Você foi convidado para ser padrinho ou é noivo e está pensando nos looks dos seus padrinhos? Confira esse post com as principais dicas para não errar na escolha.

Noivo: Que roupas os padrinhos devem usar?

noivo-seus-padrinhos

Escolher o traje certo dos padrinhos para o seu casamento é muito mais fácil depois de considerar alguns detalhes, principalmente a estação e a hora do dia, o local e o tema/estilo do seu casamento. Esses detalhes poderão ajudá-lo a decidir o traje ideal.

QUANDO É O SEU CASAMENTO?

Alguns ternos e smoking são mais sazonais do que outros. Você pode optar por aquele clássico terno preto, mas provavelmente não é a escolha certa para seus padrinhos em uma tarde quente de verão. A estação e a hora do dia influenciam bastante. No entanto, se você está planejando um casamento à noite, smoking ou ternos mais escuros podem ser uma boa opção.

casamento-praia

ONDE SERÁ O CASAMENTO?

A localização é importante. Por exemplo, casamento na praia é um local casual e (espero) que em um clima quente, portanto, um terno de cor clara faria sentido para o tom e a temperatura. Se você está planejando uma cerimônia tradicional, um visual mais formal dos padrinhos – um terno mais escuro ou até um smoking – combinaria bem com a vibe.

padrinhos-casamento-praia

O QUE VOCÊ ESTARÁ VESTINDO?

Faz sentido definir os trajes dos padrinhos de casamento de acordo com a formalidade de o seu traje para o casamento. Ficaria muito estranho o noivo e os padrinhos usando o mesmo look, visando que seria difícil para os convidados distinguir quem é o grande celebrado da ocasião.

Uma boa dica é pensar no que você vai usar (traje final, cores principais, peças diferenciadas, etc.) e definir o traje dos padrinhos tendo alguma sincronia com o que você optar. Pode ser por cores iguais ou até contrastantes.

Uma vez vi na internet um casamento onde os padrinhos receberam, junto com os convites, meias estampadas (cada um com uma versão) para usar no seu traje de casamento. O resultado ficou divertido:

padrinhos-meias-diferentes-divertidas

QUAL SERÁ O ESTILO DO CASAMENTO?

Nem todo mundo escolhe um tema para o casamento (por exemplo, rústico, extravagante, vintage etc.), mas isso não significa que seu casamento não terá um estilo. Quanto mais você definir qual será a vibe do seu casamento, mais fácil será escolher os trajes dos padrinhos. Isso nem sempre é fácil quando você está no início do processo de planejamento, mas pelo menos tente decidir se o seu casamento será mais formal ou mais casual.

Padrinho de casamento: O que usar?

Se o noivo leu esse post, certamente ele vai ter definido um traje para você usar (rs). E o ideal é seguir à risca o que eles pensaram para esse momento.

Muitos noivos acabam fazendo um esquema com uma loja de aluguel de trajes, para criar uma formalidade nas peças (que podem ser alugadas apenas para a ocasião). Outros optam apenas pela cor (cinza, chumbo, preto, azul, etc.).

Converse com outros padrinhos ou mesmo com o noivo, para ver se sua escolha está em ordem com o que os noivos esperam e com o que o grupo irá usar.

Mas se não veio nenhuma recomendação de traje, vale a pena levar em consideração os mesmos pontos acima. Onde será realizado o casamento (praia, lugar fechado, sítio, etc.)? Qual será o clima na ocasião (quente ou frio)? Como será o estilo do casamento (o noivo pretende fazer um casamento mais sério ou descolado)?

Uma boa dica é conversar com o noivo e pedir algumas dicas. Seguir o padrão e evitar um traje parecido com o de noivo (normalmente smoking ou terno completo).

Se for um casamento descolado, vale a pena ler nosso post sobre o tema.

E aí, conseguiu definir seu traje? Qualquer dúvida pode deixar nos comentários!






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.