argila-rosto-masculino

Desde março, fomos obrigados a permanecer muito mais dentro de casa que antes. O isolamento forçado fez com que buscássemos alternativas para fazer o tempo passar. De repente, tivemos alguns serviços externos interrompidos. E, com isso, buscamos solução de autocuidado dentro de casa. Passamos a cortar nosso cabelo, fazer nossas unhas e cuidar da nossa pele.

A internet dispõe de muitas dicas e formas diferentes para fazer quaisquer coisas, mas quando se trata de pele, o assunto é bem profundo e não podemos confiar em tudo que vemos. Por isso, tivemos a ajuda de uma profissional altamente qualificada no assunto, a minha esteticista que é também fisioterapeuta dermatofuncional, a Tamara.

Já vou deixar o insta dela aqui @tamaradermatofuncional, quem quiser segue porque ela dá altas dicas bacanas para pele. Ela me passou 8 tipos de máscaras para fazer em casa e com ingredientes caseiros, cada uma específica para um tipo de pele.

Antes de passar a vocês as receitinhas, que fiquem claras algumas coisas:

• Não deveria nem falar, mas não custa né. Pele limpa para aplicar a máscara, lavada com sabonete próprio para o rosto ou específico para o seu tipo de pele. Remova protetor solar, maquiagem ou qualquer outro produto antes de aplica-la.

• Se puder use um tônico para limpar profundamente e equilibrar o PH.
O se puder aí significa “use para ter uma pele diferenciada”.

• Os ingredientes não podem estar vencidos (você come coisas vencidas?) porque o resultado não será o mesmo.

• O que sobrar de máscara não deve ser guardado porque perde a eficácia. Sobrou? Passa na mãe, no tio, na sobrinha, até no cachorro… ou joga fora.

• Durante a aplicação relaxe, tome um vinho ou chá, vista um roupão confortável e ligue sua música preferida.

Máscara de cúrcuma para peles com tendências a acne

Pele com tendência à acne é aquela pele que tem acúmulo de óleo, células mortas da pele e bactérias que obstruem os poros, causando as famosas espinhas. Nesse caso, precisamos de uma máscara antibacteriana.
Açafrão é um anti-inflamatório natural, enquanto o mel é antibacteriano, antimicrobiano e pode ajudar a curar a pele.

Dica extra: Mantenha o açafrão longe de roupas e cabelos, para evitar manchas.

Ingredientes:

Meia colher de chá de açafrão (em pó ou pasta)
Uma colher de sopa de mel

Instruções:

Misture o açafrão e o mel e forme uma pasta.
Aplique no rosto com os dedos ou com um pincel e deixe agir por 10 a 15 minutos.
Enxágue com água morna.

Máscara de mel para peles sensíveis

A pele sensível, assim como a pele com acne, precisa de cuidados extras. Esta máscara contém mel por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes. O chá verde contém antioxidantes para combater os radicais livres. No entanto, verifique se o pó que você está usando é puro chá verde e não contêm adoçantes ou aditivos. Caso você consiga, você pode optar por usar as folhas de chá verde como alternativa. Finalmente, o óleo garante que a pele não seque.

Ingredientes:

Uma colher de chá de pó de chá verde
Uma colher de sopa de mel
Uma colher de chá de amêndoa doce ou óleo de jojoba

Instruções:

Misture o chá verde, o mel e o óleo em forme uma pasta.
Aplique no rosto com os dedos ou com um pincel e deixe agir por 15 minutos.
Enxágue com água morna.

Máscara de abacate para pele seca

Uma máscara de pele seca precisa incluir o máximo de umidade nutritiva possível. Abacates estão cheios de boas gorduras. Combinar isso com os antioxidantes do mel, bem como os óleos naturais das amêndoas, dará à sua pele a hidratação necessária. As amêndoas moídas também têm o bônus de agir como um esfoliante suave, limpando qualquer pele morta e sujeira.

Ingredientes:

Um quarto de abacate, amassado.
Duas colheres de sopa de mel
Duas colheres de sopa de amêndoas finamente moídas
Opcional: Troque uma colher de sopa de mel por uma colher de óleo de amêndoa doce ou jojoba

Instruções:

Misture o abacate, o mel e as amêndoas moídas formando uma pasta.
Quanto mais suave você puder esmagar o abacate, mais fácil será espalhar sua pele.
Aplique no rosto com os dedos e deixe por 15 a 20 minutos.
Enxágue com água morna.

Máscara de banana para pele oleosa

As bananas são mais do que fontes de energia. Elas estão cheios de potássio, fibra, antioxidantes e sílica. Combinados com vitamina B6 e vitamina C, elas são ótimas para a pele. A banana nesta máscara facial DIY ajudará a absorver o excesso de óleo, enquanto o pó de café limpa. Pode parecer contra intuitivo usar um óleo em uma máscara para a pele oleosa. No entanto, o azeite extra virgem adicionará umidade. A pele propensa ao excesso de produção de óleo criará ainda mais óleo se o rosto secar demais, exacerbando o problema. E, por isso, que ainda é importante hidratar a pele oleosa.

Ingredientes:

Uma banana amassada.
Uma colher de pó de café
Uma colher de chá de azeite extra-virgem.

Instruções:

Misture a banana, pó de café e azeite, formando uma pasta.
Semelhante ao abacate na máscara acima, quanto mais suave você esmagar a banana, mais fácil será espalhar na pele. Aplique no rosto com os dedos e deixe agir por 15 minutos.
Enxágue com água morna.

Máscara de aloe e vera para pele escamosa

Aloe vera é ótima para tratar doenças da pele. Cheio de vitaminas A e C, antioxidantes e enzimas. Ele é fantástico para a pele seca e escamosa. As enzimas ajudam a esfoliar a pele de maneira muito suave, e a natureza anti-inflamatória acalma a irritação. Combinado com bananas e óleo de amêndoa, você tem uma máscara que vai esfriar, suavizar e suavizar.

Ingredientes:

Uma banana amassada.
Duas colheres de sopa de gel de aloe vera.
Três colheres de chá de óleo de amêndoa.

Instruções:

Misture a banana e o aloe vera em uma pasta lisa e adicione o óleo de amêndoa. Mais uma vez, quanto mais a banana é esmagada, mais fácil é trabalhar.
Aplique no rosto com os dedos e deixe agir por 15 minutos.
Enxágue com água morna.

Máscara facial para cravos

O carvão ativado possui muitos benefícios, incluindo atuar como um agente para extrair sujeira e impurezas dos poros. Como tal, é excelente para usar em uma máscara de cravo. Cravos pretos são poros entupidos com sujeira, células mortas da pele ou bactérias. Eles são pretos porque o poro fica aberto e todo aquele lixo começa a oxidar. Essa máscara secará e, quando você a retirar, o carvão terá retirado todos os cravos e eles sairão presos à máscara.

Ingredientes:

Duas colheres de chá de gelatina sem sabor.
Duas colheres de sopa de água.
Seis cápsulas de carvão ativado.

Instruções:

Abra e esvazie as cápsulas de carvão em uma tigela pequena.
Misture a gelatina, a água e o pó de carvão vegetal em uma pasta lisa.
Aplique a mistura somente na zona t e aguarde até que ela seque. Tenha cuidado para não colocar nas sobrancelhas; caso contrário, você poderá obter uma cera inesperada.
Depois que a máscara estiver seca, retire-a com cuidado e descarte-a no lixo.
Você pode remover pequenos pedaços de máscara residual com um pano macio e úmido.

Máscara facial hidratante

Esta máscara facial é outra que usa a combinação de poder de abacate e mel, mas também apresenta aveia. Novamente, o abacate está cheio de gorduras boas, enquanto o mel é antibacteriano e também é umectante, permitindo que a pele retenha a umidade. Os benefícios adicionais da aveia são triplos. Em primeiro lugar, eles são incrivelmente hidratantes, com amidos, açúcares e óleos no grão atuando como umectante. Em segundo lugar, são excepcionalmente absorventes, o que lhes permite extrair o excesso de óleo.

Ingredientes:

Metade de um abacate, amassado
Uma colher de sopa de mel
Um punhado de aveia

Instruções:

Misture o abacate, o mel e a aveia em uma pasta.
Aplique no rosto com os dedos e deixe agir por 15 minutos.
Enxágüe com água morna e um pano.

Máscara facial iluminadora

Essa máscara é para aquela pele meio apagada. Uma combinação potente de pó de café, claras de ovos e mel fará com que sua pele pareça brilhante e firme. O pó de café atua como limpador, mas também pode clarear a pele. As claras apertam e esticam a pele, enquanto o mel permite que a pele retenha a umidade. As propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antimicrobianas do mel também aliviam e previnem a irritação.

Ingredientes:

Uma clara de ovo
Meia colher de sopa de mel
Uma colher de pó de café

Instruções:

Bata a clara de ovo, o mel e o pó de café até ficar espumoso.
Aplique no rosto e deixe agir por 30 minutos ou até secar. A máscara vai apertar enquanto seca.

Estão ai, máscaras para todos. Cada uma para um tipo de pele e para todas as idades. Quero ver todo mundo fazendo e marcando o @blogmodaparahomens no insta. Gratidão @tamaradermatofuncional pela ajuda e mão na massa, ou melhor, na pele!






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.