Tudo bem que tênis é pra lá de confortável e que hoje em dia virou uma peça aceita em muitos ambientes de trabalho – especialmente se você é da área da comunicação e afins – mas essa ideia de que sapato é sempre desconfortável, ultrapassado, monótono e coisa de gente careta também é a maior caretice.

Todas as revistas de moda masculina, grandes marcas e sites mais antenados (inclusive os de street style) apontam os sapatos como item obrigatório de estilo (para homens de qualquer idade o que certamente inclui você!).

Botas, docksides, mocassins, oxfords, brogues e loafers são os nomes da vez, e acredite, eles são seus amigos!

Dá para usar com jeans e camiseta descolada? Sim!
Dá para usar com calça de sarja e boca dobrada? Sim!
Dá para usar de bermuda? Sim!
Dá até para usar de saia e causar polêmica.

Confira alguns modelos e inspire-se você também a deixar o tênis de lado e experimentar a sensação de poder e elegância que só um bom sapato masculino pode te dar.

Os Brogues nada mais são do que Oxfords com furinhos. Quando você se deparar com um Oxford todo furado e esses furos normalmente formam desenhos, saiba que está diante de um Brogue.

Da mesma família são os mocassins, car shoes e dockshoes.

O mocassim de camurça nunca sai de moda então pode investir sempre neles. Os slippers são parentes bem próximos e estão no auge.

Os car shoes (ou driver) são parentes dos mocassins e para se situar é só lembrar: sabe aquele sapato todo mole e com bolinhas no lugar do solado? Eles são os car shoes.

Outro ótimo modelo para investir e que já passou da hora de ter o seu são os dockshoes, ou deckshoes, que estão por todos os cantos em milhares de cores, estampas e tons neutros para ninguém colocar defeito.

Os Loafers são a pedida da vez e estão retornando (se não me falha a memória) lá da década de 90 (confesso que usei). Para diferenciá-losé só se ligar na faixa de couro no peito do pé. Eles são a cara do estilo college (colegial) que está tanto em alta na moda masculina.

As botas vão acompanhar as tendências dos sapatos e também têm seus modelos específicos como os coturnos e as cowboy boots.

No fim das contas o importante nessa história não é decorar os nomes dos modelos – afinal ninguém tem muita paciência pra isso, nem eu que sou mulher – mas se ligar na carinha deles e saber que existem bem mais do que duas opções de sapatos pra você.

Diante desse mar de oportunidades que se abre, se você quer ser fashionista a pedida da vez são os solados coloridos. Uma invasão deles está acontecendo pelo mundo e para os mais discretos que tal um solado azul marinho?

E por favor vamos esquecer os sapatênis no fundo do armário e deixar os tênis de corrida para a academia?






Escrito por Luiza Rocha